EVENTO INSTITUCIONAL

18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021

Atualizado em
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

20/10/2021 07:00 a 22/10/2021 22:30

Endereço(s)

Evento transmitido através de plataformas digitais.

Carga Horária

36 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

O mês de outubro será o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, e por esse motivo acontecerá a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos. O tema em 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A SNCT é realizada pelo MCTI em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.

Cronograma

Data Descrição
20/10/2021 07:00 - 22/10/2021 22:30 SNCT 2021 - Atividades descritas abaixo:

Programação

Conheça as atividades programadas
APRESENTAÇÃO CULTURAL
Apresentação Cultural

Apresentação Cultural de Abertura da SNCT 2021

20/10/2021

10:00

Canal Oficial do IFTM no YouTube

PALESTRA DE ABERTURA
O fomento para a Ciência, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação

Palestra de abertura sobre o tema: O fomento para a Ciência, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação

20/10/2021

10:30

Canal Oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Odir Dellagostin

Odir Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente no desenvolvimento de vacinas recombinantes. Já publicou mais de 230 artigos científicos e realizou o depósito de 28 patentes. Orientou mais de 60 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do MCTI, e membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq. Foi Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES de 2014 a 2018. Atualmente é Diretor Presidente da FAPERGS e Presidente do CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

OFICINA
La Fisica Che Ci Piace

Experimentos ao vivo. Apresentação do CERN - the European Organization for Nuclear Research (https://home.cern/).

20/10/2021

13:30

https://youtu.be/OW1aGymadGQ

Convidados

Ministrante: Alex Dias

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFTM

Ministrante: Vincenzo Schettini

I'm a physicist, I'm a creative, I'm Vincenzo! I started my career as a physics teacher over ten years ago and it wasn't until four years ago that I decided to open a YouTube channel to teach physics and maths online: that was a turning point! I got more than 100.000 followers by sharing my passion for science! Meanwhile I also opened a Podcast in which I host scientists and researchers around the world that are willing to talk about modern physics and also a TikTok account in which I challenge students with questions about several school’s subjects. Anyway, I guess the best is yet to come.

MINICURSO
A Engenharia na Segunda Guerra Mundial

Neste minicurso é contextualizada a engenharia diante dos fatos históricos da segunda guerra mundial.

20/10/2021

14:00

Canal da Coordenação de Extensão - IFTM Campus Paracatu no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZdGHUFAL3i-VUF83xaMOwg

Convidados

Ministrante: Carlos Renato Borges dos Santos

Carlos Renato Borges dos Santos, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestre em engenharia elétrica e de computação pela mesma instituição (2005) e doutor em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2017). Foi bolsista da CAPES no doutorado-sanduíche pela Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), de 2015 a 2016. Atua na área de microcontroladores há 20 anos, desenvolvendo projetos didáticos com microcontroladores da família 8051 e PIC. Trabalha com Arduino desde 2012. Foi professor das Faculdades Objetivo de 2006 a 2009, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 2007 e instrutor do SENAI-GO de 2008 a 2009. De 2009 a 2020 foi professor do Instituto Federal Minas Gerais (Campus Formiga). Atualmente é professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Paracatu), atuando nas áreas: Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência e Microcontroladores. É autor do livro "Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o Arduino - Teoria Digital".

MINICURSO
Altas Habilidades/Superdotação: para além do mito de uma superpotência

Minicurso que abordará as altas habilidades/superdotação (ahsd) no plano conceitual, elucidando visões inadequadas, como o mito de que todo superdotado sempre se destaca em tudo. Abordará sua relação com as dimensões emocional, das sobre-excitabilidades, múltiplas condições; seu processo de identificação; a possibilidade de baixa performance do superdotado (condição underachievement); o atendimento de alunos ahsd pela escola, ressaltando-se o Plano Educacional Individualizado (PEI) como instrumento de muita importância.

20/10/2021

14:00

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Antonio Áthyllas Lopes de Oliveira

Psicopedagogo, com foco de atuação em altas habilidades.

MINICURSO
As Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido

Neste minicurso, o professor Wilton de Paula Filho irá compartilhar com os participantes uma lista contendo as principais ferramentas digitais utilizadas por ele durante o período de ensino remoto. Além disso, será socializado como cada uma delas foram utilizadas nessa modalidade de ensino e como elas poderão continuar sendo usadas tanto no modelo semipresencial quanto no presencial.

20/10/2021

14:00

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Wilton de Paula Filho

Wilton de Paula Filho possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente, é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, campus Uberlândia Centro. Suas principais áreas de interesse são: Programação Web, Interação Humano-Computador e Tecnologias Educacionais.

MINICURSO
Biologia e química - interações práticas

Realização de um minicurso contendo atividades práticas relacionadas às disciplinas de biologia e química. Espaço requisitado: laboratório de ciências da natureza.

20/10/2021

14:00

Iftm Campus Patrocínio - Laboratório de ciências da natureza.

Convidados

Ministrante: Ana Luiza Borges de Paula Nunes

Ana Luiza - professora EBBT de biologia no IFTM-campus Patrocínio. Formada em Ciências biológicas.

Ministrante: Leandro Batista Machado

Leandro - professor EBBT de química no IFTM-campus Patrocínio. Formado em Química.

Ministrante: Maria de Fátima Pereira

Maria de Fátima - técnica em laboratório no IFTM-campus Patrocínio. Formada em Ciências biológicas.

MINICURSO
CANCELADO - Psicologia Ambiental - reflexões sobre as interações homem-meio

O minicurso objetiva apresentar uma introdução à área da Psicologia Ambiental, discorrendo sobre seu surgimento e evolução, objeto e intersecções com outras áreas das ciências físicas e humanas. Sendo um campo relativamente pouco conhecido enquanto lócus de atuação, a Psicologia Ambiental se mostra uma ciência eminentemente interdisciplinar e tem como um de seus fins uma dos mais importantes preocupações da história recente: a relação do humano com os ambientes naturais ou construidos no qual se insere, e os impactos destas interações, tanto para o meio quanto para seu psiquismo e subjetividade.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: CARLOS EDUARDO MARQUES DA SILVA

Graduado em Psicologia pela Faculdade Estácio do Recife, com especialização em Psicologia do Trabalho, Educação e Psicologia e Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco. Atua nas áreas de Psicologia, Docência na Educação Básica, Organização Social e Políticas Públicas.

MINICURSO
Ciência, tecnologia e inovações nas séries estrangeiras: uma perspectiva linguística

O minicurso visa enfocar como a Ciência, tecnologia e inovações são exploradas em séries estrangeiras atuais, além disso, serão destacadas as contribuições que as séries trazem para o ensino-aprendizagem de inglês e espanhol, no que diz respeito à multimodalidade, interdisciplinaridade, diversidade cultural e variedades linguísticas das línguas estrangeiras modernas.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Isabel Vitória Rodrigues Félix

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Julia Braga Inácio

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Juliana de Fátima Batista

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU 2016), Juliana de Fátima Batista possui especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Católica de Uberlândia (UCU 2010), graduação em Espanhol pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC 2006) e graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Goiás (UFG 2005). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola vinculada ao Centro de Idiomas e Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Patrocínio.

Ministrante: Káizela Silva Gomes

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Kamilla Gonçalves Afonso

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Silvia Helena Casagrande

É mestre em Linguística pela UNIFRAN- São Paulo, área de pesquisa em Análise do Discurso.Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio, atual Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP. É pós-graduada em Língua Portuguesa e Metodologia do Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa. Atualmente é professora de língua inglesa e portuguesa do IFTM- Campus Patrocínio e Responsável pelo CENID, Centro de Idiomas do campus e Pólo Ibiá.

OFICINA
Cine Debate NEABI - Documentário "Quando te Avisto"

Por meio das reflexões propostas no vídeo surge a pergunta: O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas? Entre colonizações e apagamentos históricos, disputas de territórios, presença e invisibilidade, o legado das comunidades indígenas é o da existência através da resistência ancorada na sua espiritualidade, no respeito às diferenças e no vínculo com a natureza.

20/10/2021

14:00

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Prof. Alexandre Jesus de Oliveira

Professor do IFTM Campus Uberlândia Centro

Ministrante: Prof. Dickson Duarte Pires

Professor e presidente do NEABI - Campus Uberlândia Centro

Ministrante: Prof. Fabrício Gomes Peixoto

Professor do IFTM Campus Uberlândia Centro

Ministrante: Prof. Gyzely Suely Lima

Professora do IFTM Campus Uberlândia Centro

Ministrante: Prof. Sirley Cristina Oliveira

Professora do IFTM Campus Uberlândia Centro

MINICURSO
Cinema contra homofobia: a utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia

O presente minicurso tem como objetivo central propor a utilização do cinema como recurso pedagógico para discussões e combate de questões relativas à homofobia dentro do ambiente escolar. O intuito é auxiliar e na compreensão acerca da necessidade do aprimoramento das discussões sobre homofobia na sociedade e mais especificamente nas escolas. Partiremos do entendimento de que a escola completa a formação do indivíduo, sendo função social do educador conscientizar os alunos e alunas sobre direitos e deveres, necessários à convivência social harmônica, principalmente diante dos índices alarmantes de violência e discriminação praticadas contra o grupo Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais (LGBTQIAP+) na atualidade. Logo, não há como deixar essas discussões à margem do processo educativo, especialmente considerando que a escola é um dos ambientes mais favoráveis à proliferação do preconceito, como o bullying homofóbico. Neste sentido, busca-se nesse minicurso demonstrar que é possível inserir essas discussões nas escolas como parte da relação ensino-aprendizagem através da utilização de recursos fílmicos e práticas pedagógicas de combate aos preconceitos e discriminações Desta forma, neste minicurso trabalharemos na primeira parte a teoria e na segunda parte a construção de uma proposta de intervenção pedagógica que foi será nomeada de “Cinema contra a Homofobia”, utilizando para tal o filme Hoje eu quero voltar sozinho Pré requisito: Assistir o filme Hoje eu quero voltar sozinho. Baixar o livro pelo link:https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/623/o/Cinena_Contra_Homofobia_-_A_utiliza%C3%A7%C3%A3o_do_cinema_como_recurso_pedag%C3%B3gico_contra_a_homofobia_-_Marcos_Tadeu.pdf

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Marcos Tadeu Pereira de Queiroz

Marcos Tadeu Pereira de Queiroz, natural de Montes Claros (MG), fez seu curso de graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especializou-se em Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 2017 pela FAVENI. É mestre em História pela Universidade Federal de Catalão UFCAT onde defendeu sua dissertação, em 2019, que agora dá origem a este livro. Em Cinema contra homofobia: a utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia o autor parte das suas experiências pessoais de preconceito vivenciadas e se debruça sobre um assunto tão necessário e delicado de ser discutido, no país que mais mata LGBTQIA : a homofobia. O autor busca, mediante a construção de um projeto de intervenção, que usa o cinema como recurso pedagógico, demonstrar que é possível e necessário inserir à discussão do preconceito contra LGBTQIA como pauta do processo de ensino aprendizagem. Acreditamos que no andamento da leitura desta obra o leitor refletirá sobre a construção social dos preconceitos e poderá chegar à conclusão almejada pelo autor, que foi sentida em sua existência, de que através da educação as amarras do preconceito serão superadas e por resultado teremos uma convivência pacífica e respeitosa da diversidade sexual

OFICINA
Compartilhamento de Responsabilidades Sobre Fenômenos de Qualidade da Energia: Harmônicos e Desequilíbrios

A apresentação possui o objetivo de expor de maneira didática a temática do compartilhamento de responsabilidades sobre os fenômenos de qualidade da energia elétrica, mais especificamente em se tratando das distorções harmônicas e desequilíbrios.

20/10/2021

14:00

Canal do IFTM Campus Patrocínio' no YouTube: youtube.com/iftmcampuspatrocinio

Convidados

Ministrante: Bárbara Morais Gianesini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é aluna de Doutorado em Engenharia Elétrica, no Núcleo de Qualidade da Energia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Facilitador: Camilla Sousa Chaves

Professora do curso superior em Engenharia Elétrica e técnico em Eletrônica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Patrocínio. Doutora na Área de Qualidade e Racionalização da Energia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Ministrante: Vinícius Henrique Farias Brito

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é aluno de Doutorado em Engenharia Elétrica, no Núcleo de Qualidade da Energia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia.

MINICURSO
Criatividade e inovação: desenvolvendo o potencial criador!

Minicurso contendo conhecimentos teóricos e vivências práticas com o objetivo de facilitar o conhecimento e desenvolvimento do potencial criador da mente nos participantes. A criatividade é a habilidade mais importante a ser desenvolvida para se compreender a complexidade do mundo atual, gerando soluções práticas e resultados de inovação. Envolve ainda diversos modelos como parcerias criativas para inovação, técnicas práticas para resolução criativa de desafios, modelos mentais adequados ao processo de criar e inovar, as organizações criativas, os ambientes estimuladores da criatividade e diversos outros necessários ao bom desenvolvimento do programa.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Márcia Rodrigues Brogio

Pedagoga (UDF) e Artista Visual (UFU); Pós-graduada em Psicologia Educacional (PUC MG), Psicologia Transpessoal (UNIPAZ DF) e Biodanza (ALAB); Mestre em Educação de Ensino Superior (UNITRI); Doutoranda em Educação (UFU), turma 2019-1. Consultora em Desenvolvimento Humano; Processo Criativo nas Organizações desde 1990. Foi professora da PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi professora no MBA Franklin Covey do Brasil - Desenvolvimento Humano nas Organizações e Criatividade e Inovação Empresarial. É coach em processos desenvolvimento pessoais e profissionais: inteligência emocional, criatividade existencial e outros. Professora no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patrocínio em Artes e áreas de gestão organizacional. Professora MBA Desenvolvimento Humano de Gestores na Fundação Getúlio Vargas - cadeira “Criatividade e Inovação”, desde 2014. Lattes: 8326565457761742

MINICURSO
Desenvolvimento sustentável: conceitos, metáforas e críticas

Este minicurso tem por objetivo discutir com os participantes o que é o desenvolvimento sustentável e como ele está sendo utilizado no sistema capitalista, especialmente por grandes empresas, respondendo às seguintes perguntas: 1) O que é desenvolvimento? Qual é a diferença entre crescimento e desenvolvimento? 2) O que é sustentabilidade? É possível um indivíduo ou uma empresa ser sustentável? 3) O desenvolvimento sustentável é um conceito ou uma metáfora? 4) O discurso do desenvolvimento sustentável está a serviço de quem? Como ele está sendo apropriado pelas empresas na atualidade? Ao final do minicurso, espera-se que os participantes possam entender o desenvolvimento sustentável sob diferentes perspectivas, contribuindo para uma leitura crítica da realidade e para a percepção da importância da preservação dos recursos naturais do planeta.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Teófilo Teles Pereira de Arvelos

Teófilo Arvelos é egresso do curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio do IFTM, campus Patos de Minas. Atualmente, cursa geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

MINICURSO
Energia Solar

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica. O conceito de energia solar é comumente associado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Portanto, pode-se dizer que energia solar e energia fotovoltaica são a mesma coisa. Na energia solar fotovoltaica, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Wellington Guimarães de Assis

Tenho 27 anos; Sou Engenheiro Eletricista e Técnico em Eletrotécnica; Responsável pela empresa Minas Ecolight Energia Solar; Tenho Experiência em Construção de Usinas de Minigeração e Microgeração Obs: (Gerente de Obra e Analista de Processo); Já fui Coordenador Técnico em Projeto Desenvolvidos em BIM; e Projetista de Projetos Elétricos.

MINICURSO
Introdução à linguagem Java

Minicurso prático que abordará os fundamentos da linguagem Java sem a orientação a objetos. Serão implementados vários exemplos com efetiva discussão da lógica empregada. O ambiente usado será o netbeans.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Clarimundo Machado Moraes Júnior.

Doutor em Ciência da Computação na área de inteligência artificial. Ministra atualmente disciplinas de programação e de inteligência artificial no IFTM Campus Uberlândia Centro.

MINICURSO
MANUSEIO DE CALCULADORAS CIENTÍFICAS

Atualmente, não existe um cidadão que não conhece e nunca usou uma calculadora. No comércio, em casa, nas escolas, hospitais, rede bancária ou em qualquer botequim existe, nem que seja, aquela famosa “maquininha de 1,99”. Mas o uso desta máquina é, atualmente, muito criticado pela maioria dos professores julgando não auxiliar o aluno nos cálculos, e sim, criando um vício em usar simplesmente a calculadora sem o custo do raciocínio. Por outro lado sabemos que graças às calculadoras foi possível o avanço nas pesquisas em várias áreas do conhecimento, principalmente com o surgimento dos modernos computadores e as planilhas eletrônicas. Nossa opinião é que não se deve deixar de usar a calculadora durante a execução de cálculos exaustivos, portanto cabe ao usuário a responsabilidade de entender o que realmente está sendo calculado no momento para que sua aprendizagem seja realmente coroada de êxito. O objetivo deste minicurso é o de orientar alunos e/ou professores na utilização da calculadora em seu dia a dia, mostrando como realizar desde os cálculos mais simples até cálculos mais complicados e da forma como é atualmente utilizado em várias áreas do conhecimento, como nas engenharias, estatística, física, e principalmente na matemática, cujo foco, neste curso, será dado aos cálculos necessários ao curso de engenharia elétrica. Como são vários modelos de calculadoras existentes e cada modelo possui suas várias funções de cálculos, neste curso iremos trabalhar com as calculadoras a fx-82MS e fx-82ES plus da CASIO.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Luis Ricardo de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/9509177745924515

Ministrante: Neilon José de Oliveira

lattes.cnpq.br/9936354357022932

Ministrante: Wendell Hosed Saran

Estudante do Curso de Engenharia Elétrica do IFTM - Campus Patrocínio.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Mostra de Trabalhos Tecnológicos do Projeto de Ensino Líder.

Durante o ano de 2021 foi desenvolvido pelo terceiro ano do curso médio integrado ao técnico de MSI um projeto de ensino composto de 5 grupos de alunos que desenvolveram diversos produtos/serviços. Essa mostra tem como objetivo socializar o resultado do projeto

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Apresentador de Trabalho: ALLAN CARLOS PERES

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: ÁLVARO GUIMARÃES CARDOSO

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: CAMILA SILVA CHAGAS

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: CAROLINA MITTESTAINER NUNES

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Cíntia Carvalho Oliveira

Doutoranda em Ciências de Computação pelo ICMC da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente é docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio. Já atuou como Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Coordenadora de Extensão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. Já foi docente na Universidade Federal de Uberlândia e na Universidade de Uberaba. Foi coordenadora e Docente do curso de Especialização em Desenvolvimento Web na Universidade de Uberaba. Dedica-se ao estudo das áreas IoT, Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões, Processamento de Imagens, Informática na Educação, Técnicas Formais de Modelagem de Software e Desenvolvimento Web.

Apresentador de Trabalho: DAYANE SANTIAGO BORGES

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Érica Pereira Silva Souza

Professora IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Flamarion Assis Jerônimo Inácio

Professor IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: GABRIELA SILVA REIS

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: GABRIEL MARIANI PETRACHI

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: GEOVANNA GABRIELY SOUZA RODRIGUES

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Gilberto Viana de Oliveira

Professor IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Halyne Silva Borges

Professora IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: HILARY SOUZA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: ISADORA TREVISANUTO DE FARIA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: KAUAN CUNHA SILVA

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: LAÍS SANTOS MARTINS

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: LAVÍNIA ARAUJO SOUZA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Leandro Batista Machado

Professor IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: LUDMILA OLIVEIRA DA SILVA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: LUÍZA SANTOS DA SILVA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: LUIZA VIEIRA PAVARINA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MARCELA GEREMIAS ROCHA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA FILHO

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MARCUS VINÍCIUS DE SOUZA

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MARIA CLARA RORIZ DOS REIS

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MARIA EDUARDA DE FREITAS NUNES SILVEIRA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MARIA LUIZA QUEIROZ SILVA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MATEUS HENRIQUE PORTO PESSOA

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Matheus Araújo Aguiar

Professor IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: MURYLO HENRIQUE PEREIRA GUEDES

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: PEDRO AUGUSTO BRITTO DE OLIVEIRA

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: RAFAELA SANTIAGO OLIVEIRA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Regina Staropoli de Azevedo

Professora IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: SABRINA DABADIA DE SOUZA

Aluna do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: THIMÓTEO AUGUSTO PRATES

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Apresentador de Trabalho: TIAGO DORNELAS SILVA

Aluno do IFTM - Campus Patrocínio

Mediador(a): Ulysses Vitorino

Professor IFTM - Campus Patrocínio

MINICURSO
Não Caia em Fake News: o que é o greenwashing

Nesse minicurso será abordada a explicação sobre greenwashing e exemplos do que é, tendo como atividade um quiz sobre as propagandas de determinadas empresas. O objetivo é tornar clara a diferenciação entre empresas que são realmente sustentáveis e as que apenas fingem ser, desse modo contribuir com o fim da desinformação e circulação das fake news, além da adoção do consumo consciente e práticas sustentáveis.

20/10/2021

14:00

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Anna Paula Franklin Soares Costa

Estudante do Curso Técnico em Comércio, integrado ao Ensino Médio, no IFTM campus Uberlândia Centro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Ministrante: Brenda Luiza Batista Martins

Estudante do Curso Técnico em Comércio, integrado ao Ensino Médio, no IFTM campus Uberlândia Centro. Tem experiência na área de Computação e Administração, com ênfase em Administração.

Ministrante: Cauê Luciano Arantes Dornelos de Souza

Ministrante: Rute Noemi da Silva Souto

MINICURSO
Novo relatório do IPCC: qual as implicações para o Brasil?

Neste minicurso serão apresentados os principais resultados no sexto relatório do IPCC sobre o clima e como o controle de queimadas e desmatamento na Amazônia e no cerrado pode contribuir para reduzir as emissões do Brasil.

20/10/2021

14:00

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://www.youtube.com/watch?v=FBt3qd_-wi0

Convidados

Ministrante: Ana Paula de Oliveira

Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Centro Integrado de Pesquisa em Planejamento Geográfico (IESA/UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV/UFU). Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (UFU). Experiência nas áreas de Ecologia Vegetal e Planejamento Ambiental.

MINICURSO
O "ó" tem som de "u"?

A atividade proposta consiste em dicas teóricas e práticas sobre a pronúncia da Língua Inglesa. Os tópicos abordados serão: 1) O inglês geral (Conhecido como "General English"); 2) A linguística dos sotaques; 3) Um panorama sobre o Alfabeto Fonético Internacional; 4) Sugestões para aperfeiçoar a pronúncia da Língua Inglesa

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Aline De Gregorio Alves Borges

A professora Me. Aline De Gregorio Alves Borges é mestre em Letras pela UNIR ­ Universidade Federal de Rondônia Examinadora Oficial de Testes Orais da Universidade de Cambridge (University of Cambridge ‐ ESOL Examinations) com habilitação para avaliar os seguintes exames orais: FCE, PET, KET, YLE Starters e YLE Movers. Atualmente é professora de Língua Inglesa do campus Uberaba.

Ministrante: Thayanne Raísa Silva e Lima

A professora Dra. Thayanne Raísa Silva e Lima é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Tradução Inglês/Português e professora das Línguas Inglesa e Portuguesa do campus Uberaba.

MESA REDONDA
Para além da sala de aula: projetos de ensino, de pesquisa e de extensão

A mesa redonda, composta por alunos de diferentes cursos do campus,objetiva debater sobre a importância em se participar dos eixos ensino, pesquisa e extensão como essenciais ao percurso de aprendizagem e ampliação de visão acadêmica e de mundo no aluno. Assim, busca trazer relatos de alunos que possuem experiência nos três eixos e busca engajar outros alunos e professores para maior ação na tríade ensino-pesquisa-extensão.

20/10/2021

14:00

Canal Oficial do IFTM CAUPT no YouTube: https://www.youtube.com/c/iftmcaupt

Convidados

Debatedor: Alexandre Oliveira Souza

Alexandre Oliveira Souza é aluno do terceiro ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio do IFTM-CAUPT. Desenvolve o Projeto de pesquisa “A relevância da Língua Portuguesa em diferentes campos de atuação social: um estudo sobre o consenso da população brasileira” na coordenação do professor Henrique Moreira na área de Linguística, Letras e Artes. Participou também do projeto de Iniciação Científica “Características Genéticas Mendelianas: redescobrindo os trabalhos de Mendel”, sob orientação da professora Anelise Mendonça na área de Ciências Biológicas. Além disso, participa dos projetos de extensão “Desenvolvimento de Tecnologia por imagem no monitoramento de fósforo foliar no cultivo de batata”, “Cronicamente Falando”, “IFTM Comics - CAUPT”, “Ciência nossa de cada dia” e “Desmistificando a redação do ENEM: a criação de um livro digital como apoio de ensino do texto dissertativo-argumentativo".

Debatedora: Ana Letícia Januário

Ana Letícia Januário é aluna do primeiro ano do curso Técnico em Computação Gráfica integrado ao Ensino Médio do IFTM-CAUPT. Desenvolve voluntariamente o projeto Tutorias no Campus (coordenação do professor Dirceu Fernando Ferreira), projeto registrado junto ao Ensino, em parceria com diversos alunos (bolsistas e voluntários) e professores (no papel de tutores). O projeto possui temáticas de estudo diversas por partirem dos desejos de aprendizagem subjetivas de cada aprendiz (desenvolvimento do currículo subjetivo). Ana Letícia participa, também, do projeto de extensão Escrita Livre, do mesmo campus.

Mediador(a): Lívia Letícia Zanier Gomes

Lívia Letícia Zanier Gomes coordena esta mesa-redonda e é professora de Língua Portuguesa , tem doutorado em estudos linguísticos, é educadora em transição para o Paradigma da Aprendizagem e coordena projetos no campus avançado UPT."

Debatedor: Pedro Henrique Sobral Moreira

Pedro Henrique Sobral Moreira é aluno do terceiro ano do curso técnico em Computação Gráfica integrado ao Ensino Médio no IFTM-CAUPT. É bolsista do projeto de extensão Escrita Livre há dois anos, no qual começou como voluntário, sendo responsável por organizar os encontros do grupo e eventos em que este participa. Tem experiência como poeta de slan's e rodas culturais, participando de eventos como: competições de poesias na hora ('freestyle'), slam interescolar, slam MG, dentre outros. Também esteve em mesa-redonda na ""I semana de arte cultura"", evento intercampi do IFTM.

Mediador(a): Wesciley Junio Paes Silva

Wesciley Junio Paes Silva é aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação, egresso do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio no IFTM-CAUPT. Atualmente, atua como Analista de Sistemas Jr. na empresa Raízen, onde também é embaixador hub Étnico-Racial. Já realizou diversas ações de extensão (como o Podcast Horário Vago), de ensino e de pesquisa no campus. Atualmente desenvolve, como voluntário, pesquisa em inovação educacional com a professora Lívia Zanier. Também participou da empresa júnior de Engenharia da Computação do IFTM, a bugWare, atuando como Diretor de Comunicação.

MINICURSO
Precificação de commodities agrícolas e barter (trocas)

O palestrante apresentará bases e fundamentos da formação de preços agrícolas das commodities milho e soja e como as empresas comercializadoras (traders) e os produtores tem usado trocas (barter) de insumos agrícolas (defensivos e fertilizantes) com grãos, suas vantagens e desvantagens.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Rafael de Lima Rodrigues

Gerente comercial de originação e insumos do Grupo Tomazini (8/2019-atual) Coordenador de negócios II da Cargill Agrícola (11/2017 a 8/2019) Coordenador de negócios I da Cargill Agrícola (12/2016 a 11/2017) Estagiário da Cargill Agrícola (8 a 11/2016) Engenheiro Agrônomo IFTM campus Uberaba (2016)

MINICURSO
Programação e Sistematização do Módulo Arduino

O minicurso busca compreender os conceitos de lógica e programação de forma aplicada na prática pelo simulador TinkerCAD, desta forma, os participantes deverão se registrar no mesmo e seguir os exemplos ministrados, desde a explanação do controlador à mostra de comandos e montagem de circuitos. Será ensinada suscintamente e objetivamente a programação básica do módulo lógico conhecido como Arduino Uno e suas utilidades, tanto como suas possibilidades diversas de aplicação, desde residencial aos mais diversos campos. Serão disponibilizadas listas em planilhas dos comandos para que desta forma o público possa se fixar no assunto, juntamente também do circuito montado, para que não haja "pontas soltas" no aprendizado ou qualquer um que se deixe atrasar na explanação. Dentre as atividades a serem realizadas: 1. Explicação do módulo dando ênfase aos pinos digitais e analógicos. 2. Explicação e exemplificação de comandos básicos. 3. Criação prática passo a passo de um circuito simples. 4. Mostra e explanação do comando condicional (IF). 5. Exemplificação do uso de botão e função (INPUT_PULLUP), juntamente do uso do comando condicional. 6. Demonstração prática dos conceitos informados no software de envio de programação para o módulo (Arduino). 7. Demonstração seguida de explanação do sensor de distância.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Ruan Marra de Barros

Cursando Ensino Médio no Instituto Federal Triangulo Mineiro Técnico em Eletrotécnica - Campus Patos de Minas Medalhista na 1ª feira de Ciências na E.E Paulina de Melo Porto Medalhista 24ª edição OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) Vencedor 1ª lugar do concurso de Redações Olivet (Projeto Transformando Vidas) Curso Manutenção de Computadores INICIANTE - Patos de Minas Curso Marketing Digital Olivet - Patos de Minas Ministrando Monitoria Algoritmo e Lógica e Programação - Instituto Federal Triangulo Mineiro - Campus Patos de Minas Desenvolvendo Projeto de Pesquisa "GENIUS ARDUINO" - IFTM - Campus Patos de Minas

MINICURSO
Saúde do adolescente: Uma perspectiva do futuro

Entender sobre o equilíbrio bio-psico-sócio-espiritual Aprender sobre os desenvolvimentos anatômicos e fisiológicos durante a adolescência Conceituar saúde na atualidade e realidade da pandemia Entender sobre saúde sexual Entender sobre nutrição Entender sobre saúde mental Entender sobre saúde física

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Gustavo Henrique Bispo Borges

Gustavo Henrique Bispo Borges 19 anos Graduando do 4° período de Enfermagem na Universidade Atenas; Formado em Técnico de Administração no IFTM Campus Paracatu; Desenvolveu o projeto de extensão de Saúde Corporal em 2019; Pesquisador de Saúde da criança e do adolescente.

PALESTRA
Saúde intestinal e sua importância para a produção animal tecnificada

Palestra sobre a importância da saúde intestinal dos animais na produção tecnificada.

20/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Paulo Fernando Alves de Freitas

Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como Gerente técnico-comercial América do Sul na área de nutrição animal na empresa Yes Sinergy.

MINICURSO
A Engenharia na Segunda Guerra Mundial

Neste minicurso é contextualizada a engenharia diante dos fatos históricos da segunda guerra mundial.

20/10/2021

15:50

Canal da Coordenação de Extensão - IFTM Campus Paracatu no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZdGHUFAL3i-VUF83xaMOwg

Convidados

Ministrante: Carlos Renato Borges dos Santos

Carlos Renato Borges dos Santos, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestre em engenharia elétrica e de computação pela mesma instituição (2005) e doutor em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2017). Foi bolsista da CAPES no doutorado-sanduíche pela Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), de 2015 a 2016. Atua na área de microcontroladores há 20 anos, desenvolvendo projetos didáticos com microcontroladores da família 8051 e PIC. Trabalha com Arduino desde 2012. Foi professor das Faculdades Objetivo de 2006 a 2009, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 2007 e instrutor do SENAI-GO de 2008 a 2009. De 2009 a 2020 foi professor do Instituto Federal Minas Gerais (Campus Formiga). Atualmente é professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Paracatu), atuando nas áreas: Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência e Microcontroladores. É autor do livro "Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o Arduino - Teoria Digital".

MINICURSO
A (in) existência de mulheres na História do Brasil: uma crítica ao apagamento de personalidades femininas na historiografia

Frente ao apagamento e desvalorização da imagem da mulher na historiografia, é possível afirmar que a história das civilizações, da cultura, da sociedade, das religiões, contém uma visão essencialmente masculina. Com isso, há uma injusta narrativa em relação a mulheres que, mesmo sendo importantes agentes históricos, tiveram seus feitos desvalorizados, roubados ou limitados a imagem de um homem. Nesse sentido, o minicurso tem como objetivo principal trazer uma crítica acerca desse apagamento histórico das mulheres, além de discutir questões associadas às estruturas patriarcais e misóginas que ainda comandam os meios políticos e sociais. A fins de sintetizar a exposição teórica, será feito um recorte da História, dando uma maior ênfase no Brasil e nas mulheres que ajudaram a construir e lapidar a história nacional. Assim, mulheres como Maria Quitéria de Jesus, Luísa Mahin, Dandara dos Palmares, Olga Benário e até mesmo D. Maria Leopoldina e Domitila de Castro, poderão ter seus nomes ressignificados e legitimamente associados à construção plena da História do Brasil.

20/10/2021

15:50

Transmissão via Youtube pelo canal do IFTM - Campus Patos de Minas. Link: https://www.youtube.com/channel/UCBR3bZqax3wjpWQGPSUHMCg

Convidados

Ministrante: Júlia Camargos Magalhães

Júlia Camargos é estudante do terceiro ano do curso Técnico em Mineração integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patos de Minas e é autora de duas iniciações científicas na área de Ciências Humanas: “A mineração por seus mineradores: uma história social da mineração” e “Black Mirror e suas representações de nossos tempos: tecnologia e distopias cotidianas”, sendo esta última financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambas sob orientação do Prof. Dr. Luis Fernando Tosta Barbato. Durante a produção de ambas as pesquisas, participou de diversos congressos e eventos científicos de abrangência regional e nacional, tanto na modalidade pôster quanto apresentação oral, em especial na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) em 2021, evento no qual foi finalista e premiada nas seguintes categorias: 3º Lugar em Ciências Humanas, Prêmio Estreantes Destaque, Prêmio de Honra em Educação e Ciências concedido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Foi palestrante convidada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Multicampi IFTM 2020, na qual realizou palestra sobre o tema “A internet e as nossas distopias cotidianas: uma crítica à era digital” e também no evento “O lugar da mulher na ciência: a pesquisa a partir do olhar de pesquisadoras do IFTM/Patos de Minas", com o tema “As influências da maior participação feminina na pesquisa científica”, palestra esta mencionada e discutida no Seminário de Educação Inclusiva do IFTM em 2020. Ademais, é válido mencionar sua participação no projeto de extensão "Operação Julho/2019 do Programa IFTM Itinerante: Da ancestralidade do quilombo à energia da modernidade," o qual fez trabalho voluntário em educação e de levantamento histórico oral dos habitantes do Quilombo do Ambrósio, no município de Ibiá, além de integrar a equipe da oficina intitulada "Mulheres Extraordinárias" que tinha como objetivo fazer uma exposição teórica de identidades femininas de grande importância na história e sociedade do Brasil. Atualmente é monitoria voluntária da unidade curricular História, também sob orientação do Prof. Dr. Luis Fernando Tosta Barbato.

MINICURSO
Aprendizado de Máquina na prática com a linguagem R

Aprendizado de Máquina é um tema muito estudado na área da Inteligência Artificial e tem recebido muita atenção nos últimos anos, inclusive pelo mercado de trabalho, com alta demanda e ótimos salários para os cientistas de dados, que é como são chamados os programadores da área de ciência de dados/aprendizado de máquina. Neste minicurso iremos apresentar conceitos introdutórios da área de aprendizado de máquinas e a prática na linguagem de programação R

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Cíntia Carvalho Oliveira

Doutoranda em Ciências de Computação pelo ICMC da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente é docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio. Já atuou como Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Coordenadora de Extensão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. Já foi docente na Universidade Federal de Uberlândia e na Universidade de Uberaba. Foi coordenadora e Docente do curso de Especialização em Desenvolvimento Web na Universidade de Uberaba. Dedica-se ao estudo das áreas IoT, Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões, Processamento de Imagens, Informática na Educação, Técnicas Formais de Modelagem de Software e Desenvolvimento Web.

MINICURSO
Biologia e química - interações práticas

Realização de um minicurso contendo atividades práticas relacionadas às disciplinas de biologia e química. Espaço requisitado: laboratório de ciências da natureza.

20/10/2021

15:50

Iftm Campus Patrocínio - Laboratório de ciências da natureza.

Convidados

Ministrante: Ana Luiza Borges de Paula Nunes

Ana Luiza - professora EBBT de biologia no IFTM-campus Patrocínio. Formada em Ciências biológicas.

Ministrante: Leandro Batista Machado

Leandro - professor EBBT de química no IFTM-campus Patrocínio. Formado em Química.

Ministrante: Maria de Fátima Pereira

Maria de Fátima - técnica em laboratório no IFTM-campus Patrocínio. Formada em Ciências biológicas.

MINICURSO
Ciência, tecnologia e inovações nas séries estrangeiras: uma perspectiva linguística

O minicurso visa enfocar como a Ciência, tecnologia e inovações são exploradas em séries estrangeiras atuais, além disso, serão destacadas as contribuições que as séries trazem para o ensino-aprendizagem de inglês e espanhol, no que diz respeito à multimodalidade, interdisciplinaridade, diversidade cultural e variedades linguísticas das línguas estrangeiras modernas.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Isabel Vitória Rodrigues Félix

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Julia Braga Inácio

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Juliana de Fátima Batista

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU 2016), Juliana de Fátima Batista possui especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Católica de Uberlândia (UCU 2010), graduação em Espanhol pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC 2006) e graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Goiás (UFG 2005). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola vinculada ao Centro de Idiomas e Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Patrocínio.

Ministrante: Káizela Silva Gomes

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Kamilla Gonçalves Afonso

Aluna do Iftm - Campus Patrocínio

Ministrante: Silvia Helena Casagrande

É mestre em Linguística pela UNIFRAN- São Paulo, área de pesquisa em Análise do Discurso.Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio, atual Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP. É pós-graduada em Língua Portuguesa e Metodologia do Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa. Atualmente é professora de língua inglesa e portuguesa do IFTM- Campus Patrocínio e Responsável pelo CENID, Centro de Idiomas do campus e Pólo Ibiá.

MINICURSO
Construção de Web APIs

Construção de Web APIs. Implementação de código JQuery para acessar às Web APIs utilizando Ajax e construir dinamicamente tabelas em HTML. Adição de controles de interação avançados (Datatables) nas tabelas HTML construídas.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: César Francisco de Moura Couto

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor e coordenador de pesquisa e inovação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Paracatu.

MINICURSO
Criatividade e inovação: desenvolvendo o potencial criador!

Minicurso contendo conhecimentos teóricos e vivências práticas com o objetivo de facilitar o conhecimento e desenvolvimento do potencial criador da mente nos participantes. A criatividade é a habilidade mais importante a ser desenvolvida para se compreender a complexidade do mundo atual, gerando soluções práticas e resultados de inovação. Envolve ainda diversos modelos como parcerias criativas para inovação, técnicas práticas para resolução criativa de desafios, modelos mentais adequados ao processo de criar e inovar, as organizações criativas, os ambientes estimuladores da criatividade e diversos outros necessários ao bom desenvolvimento do programa.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Márcia Rodrigues Brogio

Pedagoga (UDF) e Artista Visual (UFU); Pós-graduada em Psicologia Educacional (PUC MG), Psicologia Transpessoal (UNIPAZ DF) e Biodanza (ALAB); Mestre em Educação de Ensino Superior (UNITRI); Doutoranda em Educação (UFU), turma 2019-1. Consultora em Desenvolvimento Humano; Processo Criativo nas Organizações desde 1990. Foi professora da PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi professora no MBA Franklin Covey do Brasil - Desenvolvimento Humano nas Organizações e Criatividade e Inovação Empresarial. É coach em processos desenvolvimento pessoais e profissionais: inteligência emocional, criatividade existencial e outros. Professora no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patrocínio em Artes e áreas de gestão organizacional. Professora MBA Desenvolvimento Humano de Gestores na Fundação Getúlio Vargas - cadeira “Criatividade e Inovação”, desde 2014. Lattes: 8326565457761742

MINICURSO
Desmistificando a meditação

O que é meditação, benefícios, mitos e dúvidas. Condução de uma meditação guiada com foco na respiração.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Joyce Silvestre de Sousa

Possui graduação em Gestão Ambiental, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, mestrado em Engenharia Civil e doutorado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2017). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Possui formação como instrutora de Hatha Integral Yoga, Meditação e Pranayama; certificada por Escolas Registradas na Yoga Alliance, além de certificação por escola representante do Recherche sur le Yoga dans l\'Education em cursos de Mandalas e Neuropedagogia e Yoga na Educação (RYE); coordenando os projetos de extensão Yoga no Campus e Yoga para aprender melhor.

MINICURSO
MANUSEIO DE CALCULADORAS CIENTÍFICAS

Atualmente, não existe um cidadão que não conhece e nunca usou uma calculadora. No comércio, em casa, nas escolas, hospitais, rede bancária ou em qualquer botequim existe, nem que seja, aquela famosa “maquininha de 1,99”. Mas o uso desta máquina é, atualmente, muito criticado pela maioria dos professores julgando não auxiliar o aluno nos cálculos, e sim, criando um vício em usar simplesmente a calculadora sem o custo do raciocínio. Por outro lado sabemos que graças às calculadoras foi possível o avanço nas pesquisas em várias áreas do conhecimento, principalmente com o surgimento dos modernos computadores e as planilhas eletrônicas. Nossa opinião é que não se deve deixar de usar a calculadora durante a execução de cálculos exaustivos, portanto cabe ao usuário a responsabilidade de entender o que realmente está sendo calculado no momento para que sua aprendizagem seja realmente coroada de êxito. O objetivo deste minicurso é o de orientar alunos e/ou professores na utilização da calculadora em seu dia a dia, mostrando como realizar desde os cálculos mais simples até cálculos mais complicados e da forma como é atualmente utilizado em várias áreas do conhecimento, como nas engenharias, estatística, física, e principalmente na matemática, cujo foco, neste curso, será dado aos cálculos necessários ao curso de engenharia elétrica. Como são vários modelos de calculadoras existentes e cada modelo possui suas várias funções de cálculos, neste curso iremos trabalhar com as calculadoras a fx-82MS e fx-82ES plus da CASIO.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Luis Ricardo de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/9509177745924515

Ministrante: Neilon José de Oliveira

lattes.cnpq.br/9936354357022932

Ministrante: Wendell Hosed Saran

Estudante do Curso de Engenharia Elétrica do IFTM - Campus Patrocínio.

OFICINA
Nós e os outros

A proposta da oficina é provocar reflexões sobre nossas relações com as outras pessoas, o planeta, a natureza, a partir da oposição Nós-Outros: quem e o quê nós incluímos ou excluímos do nosso círculo de cuidado, quais são as fronteiras que nos dividem e os traços comuns que nos unem. Por meio de atividades que irão desafiar nossa noção de Humanidade e de Natureza, a oficina pretende criar um espaço para o diálogo, a troca de ideias, a sensibilização e, quem sabe, alguma mudança.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Isadora Nascimento Lemos

Estudante de Letras na UFRJ, formada no curso técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio pelo IFTM.

Ministrante: Luís Gustavo Guadalupe Silveira

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFTM-Uberlândia/MG, Doutor em Filosofia pela USP/SP.

Ministrante: Maria Cecília Ribeiro

Estudante do IFTM Campus Uberlândia do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.

MINICURSO
O meio ambiente pensado a partir da ficção científica: qual natureza para nosso futuro?

O presente minicurso visa trazer algumas reflexões filosóficas sobre nossa relação com a natureza a partir de cenários propostos por obras de ficção científica, tais como os filmes “Avatar” (2009), de James Cameron, e “Interstellar” (2014), de Christopher Nolan, e dos livros “Duna” (1965), de Frank Herbert, e “Floresta é o nome do mundo” (1972), de Ursula Le Guin. Ao entender que este gênero literário explora justamente nossas relações humanas em mundos - possíveis ou impossíveis - marcados pela tecnologia, veremos como algumas filósofas, tais como a americana Donna Haraway, encaram o problema do uso da tecnologia para a subjugação da natureza. A partir da análise de algumas obras de sci-fi, iremos refletir sobre as possibilidades de se estar no mundo de maneira não individualista, mas conscientes de que a aproximação com a natureza de maneira não-destrutiva e não-exploratória é o que pode, justamente, tornar-nos mais humanos.

20/10/2021

15:50

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://www.youtube.com/watch?v=qZDA4hrV-v4

Convidados

Ministrante: Juliele Maria Sievers

Possui graduação e mestrado em Filosofia pela UFSM. Seu mestrado e doutorado foram sobre a filosofia do direito de Hans Kelsen através de uma perspectiva da filosofia analítica, principalmente acerca da relação entre a lógica e as normas. Durante seu Doutorado pleno na Université Charles de Gaulle - Lille 3, trabalhou como "Ingénieur d'Études" junto ao "Centre National de Recherche Scientifique", na França. Em seguida, trabalhou na Universität Konstanz da Alemanha como "Wissenschaftlicher Mitarbeiterin". Foi também pesquisadora de Pós-Doutorado pelo programa PNPD-CAPES na UFSM. Desde 2017, é professora adjunta do curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de seu Programa de Mestrado, além de ser Professora Colaboradora do Programa de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É também membro da atual Diretoria da ANPOF.

PALESTRA
Perspectivas e tendências globais de bem estar animal

O bem estar animal tem sido cada vez mais exigido pelos consumidores e, consequentemente, pelo mercado. Com isso, é fundamental conhecer quais são as perspectivas e tendências globais dessa área, que influenciam diretamente o mercado de produção de alimentos de origem animal.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: José Rodolfo Panim Ciocca

Zootecnista pela UNESP, José Rodolfo Ciocca atua há mais de 13 anos como Gerente de Agropecuária Sustentável na World Animal Protection, organização não-governamental inglesa que atua em todo o mundo na defesa de qualquer tipo de animal, de cães até elefantes.

MINICURSO
Precificação de commodities agrícolas e barter (trocas)

O palestrante apresentará bases e fundamentos da formação de preços agrícolas das commodities milho e soja e como as empresas comercializadoras (traders) e os produtores tem usado trocas (barter) de insumos agrícolas (defensivos e fertilizantes) com grãos, suas vantagens e desvantagens.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Rafael de Lima Rodrigues

Gerente comercial de originação e insumos do Grupo Tomazini (8/2019-atual) Coordenador de negócios II da Cargill Agrícola (11/2017 a 8/2019) Coordenador de negócios I da Cargill Agrícola (12/2016 a 11/2017) Estagiário da Cargill Agrícola (8 a 11/2016) Engenheiro Agrônomo IFTM campus Uberaba (2016)

MINICURSO
Programação e Sistematização do Módulo Arduino

O minicurso busca compreender os conceitos de lógica e programação de forma aplicada na prática pelo simulador TinkerCAD, desta forma, os participantes deverão se registrar no mesmo e seguir os exemplos ministrados, desde a explanação do controlador à mostra de comandos e montagem de circuitos. Será ensinada suscintamente e objetivamente a programação básica do módulo lógico conhecido como Arduino Uno e suas utilidades, tanto como suas possibilidades diversas de aplicação, desde residencial aos mais diversos campos. Serão disponibilizadas listas em planilhas dos comandos para que desta forma o público possa se fixar no assunto, juntamente também do circuito montado, para que não haja "pontas soltas" no aprendizado ou qualquer um que se deixe atrasar na explanação. Dentre as atividades a serem realizadas: 1. Explicação do módulo dando ênfase aos pinos digitais e analógicos. 2. Explicação e exemplificação de comandos básicos. 3. Criação prática passo a passo de um circuito simples. 4. Mostra e explanação do comando condicional (IF). 5. Exemplificação do uso de botão e função (INPUT_PULLUP), juntamente do uso do comando condicional. 6. Demonstração prática dos conceitos informados no software de envio de programação para o módulo (Arduino). 7. Demonstração seguida de explanação do sensor de distância.

20/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Ruan Marra de Barros

Cursando Ensino Médio no Instituto Federal Triangulo Mineiro Técnico em Eletrotécnica - Campus Patos de Minas Medalhista na 1ª feira de Ciências na E.E Paulina de Melo Porto Medalhista 24ª edição OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) Vencedor 1ª lugar do concurso de Redações Olivet (Projeto Transformando Vidas) Curso Manutenção de Computadores INICIANTE - Patos de Minas Curso Marketing Digital Olivet - Patos de Minas Ministrando Monitoria Algoritmo e Lógica e Programação - Instituto Federal Triangulo Mineiro - Campus Patos de Minas Desenvolvendo Projeto de Pesquisa "GENIUS ARDUINO" - IFTM - Campus Patos de Minas

PALESTRA
Os impactos ambientais provocados pelas queimadas.

A palestra tem como finalidade mostrar os desafios que a área de logística e transporte tem junto ao agronegócio Brasileiro, ma medida que o país expande sua produção agrícola, se faz necessário ter ferramentas diversas de escoamento dessa produção.

20/10/2021

19:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

PALESTRA
Automação de Testes de Softwares

Como funciona a carreira de automação de testes de um software e o desenvolvimento na prática.

20/10/2021

19:30

Canal Oficial do IFTM Campus Ituiutaba no YouTube - https://youtu.be/jwXST4Y4rgk

Convidados

Palestrante: Jonnathan Alves da Silva Teixeira

MINICURSO
Introdução ao Bootstrap

Neste minicurso, o participante terá a oportunidade de aprender os conceitos básicos do Bootstrap, um framework web com código-fonte aberto para desenvolvimento de componentes de interface e front-end para sites e aplicações web usando HTML, CSS e JavaScript. Além disso, terá a oportunidade de utilizar esse framework para criação de um exemplo real.

20/10/2021

19:30

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Murillo Isidoro de Medeiros

Possui formação técnica em Redes de Computadores e é graduando no curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet do IFTM Campus Uberlândia Centro. Atualmente, é desenvolvedor Web na eNe Soluções, além de possuir experiência na oferta de minicursos na área de TIC.

PALESTRA
O Agronegócio e a Preservação Ambiental no Brasil

Palestra a respeito dos desafios, conflitos e conciliações entre os interesses do agronegócio e a preservação ambiental.

20/10/2021

19:30

Canal do 'IFTM Campus Uberaba' no YouTube: https://youtu.be/b9hxJpc5eKk

Convidados

Palestrante: Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro é bacharel em ciências dos alimentos pela Esalq/USP e pós-graduando em Comportamento e ciências do consumo pela ESPM. Atualmente é Gerente de sustentabilidade na Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Na graduação, participou de diferentes grupos de pesquisa e extensão da Universidade, como a realização de iniciação científica com a produção de biocombustível a partir de óleo de cozinha usado e pesquisa do mercado logístico de grãos na região Centro-oeste do Brasil. Ainda durante a graduação, realizou duas experiências internacionais: um estágio no Centro de segurança alimentar da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos e a realização de um semestre do curso de mestrado em Ciência e tecnologia de alimentos da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. No mercado de trabalho, já atuou como analista de mercado do setor lácteo e como gerente de produto da categoria de frutas e vegetais de uma multinacional de alimentos.

PALESTRA
Perícia criminal: O exame do corpo de delito e a produção de provas materiais.

A palestra abordará os principais conceitos da criminalística e sua importâcia na produção de provas, destacando a Perícia Criminal como tema transversal das diferentes áreas das ciências

20/10/2021

19:30

Canal da 'Coordenação de Extensão - IFTM Campus Ituiutaba' no YouTube - https://youtu.be/5ZOoUrrCqzA

PALESTRA
Principais ferramentas na Gestão da Qualidade

A palestra abordará as normas aplicadas ao sistema de gestão de qualidade em indústria de produtos de origem animal

20/10/2021

19:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

MINICURSO
Algoritmos Genéticos: teoria e implementação

O minicurso visa apresentar uma técnica de inteligência computacional denominada algoritmos genéticos. Esta técnica é altamente indicada para problemas de busca global e de otimização. Na atividade será mostrada a inspiração biológica, a estrutura e a implementação da técnica aplicando-a em um problema específico. Ao final o participante poderá ter uma noção da aplicabilidade da técnica em problemas diversos do mundo real.

20/10/2021

21:00

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Clarimundo Machado Moraes Júnior

Possui graduação e mestrado na engenharia elétrica (ênfase em computação) e doutorado em Inteligência Artificial pelo curso de Ciência da Computação da UFU. Atuou como docente em diversos cursos de graduação desde 1999. Desde dezembro de 2021 a atual, atua como docente nos cursos de Licenciatura em computação e Tecnologia em Sistemas para Internet no campus Uberlândia Centro do IFTM.

MINICURSO
Como as emoções impactam a sua vida financeira

O palestrante apresentara a importância da educação financeira para jovens.

20/10/2021

21:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Thiago Godoy (Papaifinanceiro)

Head de educação financeira da XP Inc.; Colunista da Infomoney; TEDx Speaker; Mestre em educação financeira (FGV); Especialista em sustentabilidade (University of British Columbia).

PALESTRA
Homeopatia na Produção Animal

Palestra sobre os princípios básicos da homepatia veterinária e sua aplicação na produção animal.

20/10/2021

21:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Priscila Oliveira Marra

Médica Veterinária e Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora na Faculdade de Medicina Veterinária da UNIPAC e como clínica geral, homeopata e aromaterapeuta na clínica de pequenos animais Centro Veterinário Sirlei Manzan.

OFICINA
Ações para inovar

Mostrar três ferramentas para iniciar projetos de inovação.

20/10/2021

21:10

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

MINICURSO
Conhecendo a Calculadora Financeira HP12C

O minicurso "Conhecendo a Calculadora Financeira HP12C" pretende auxiliar o participante a entender o funcionamento da HP 12C, abordando os seguintes temas: operações algébricas simples; função calendário; juros simples; juros compostos e montante. O participante receberá uma apostila contendo, além dos tópicos que serão abordados durante o minicurso, cálculo de taxas de juros compostas; operações com desconto; séries de pagamentos - anuidades; sistemas de amortização.

20/10/2021

21:10

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Léia Torres de Brito

Mestre em Assessoria de Administração pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal, Léia Torres de Brito possui pós-graduação em Administração Financeira no Unipam e atua como professora no curso de graduação em Administração e no técnico em Logística do IFTM - Campus Patos de Minas, ministrando disciplinas como: Gestão de Pessoas, Economia, Tópicos Especiais em Logística (Logística Internacional e Comércio Exterior), Contabilidade Básica, Matemática Financeira I e Administração Pública.

MINICURSO
Motivação x desmotivação em tempos de pandemia - 1ª edição

Uma conversa com os alunos buscando, a partir de palavras e frases emitidas por eles, expor diversos motivos para melhorar a motivação em tempos de pandemia.

20/10/2021

21:10

Canal do 'IFTM Campus Uberaba' no Youtube.

Convidados

Ministrante: Antônia Terezinha

Doutora em Psicologia - PUC/SP; Mestre em Psicologia da Educação - PUC/SP; Especialista em Psicologia Social - Barão de Mauá / RP-SP; Especialista em Administração Universitária - UFSC; Especialista em Teologia - Colégio Marcelino Champagnant, URA; Especialista em Psicologia da Personalidade e Desenvolvimento Humano - PUC/MG; Psicóloga Clínica (UNIUBE) e Pedagoga (FISTA, Uberaba-MG); Docente na UNIUBE nas áreas de Educação e Saúde - por mais de 20 anos; Docente no IFTM nas áreas de Psicologia, Ética e Orientação Profissional.

MINICURSO
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e seus benefícios na alimentação.

As PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) foram muito utilizadas no passado como forma de alimento e medicamento, porém com o passar das décadas esse conhecimento foi se perdendo para dar lugar as grandes monoculturas. No entanto, a busca contínua por alternativas de incremento nutricional na alimentação fez com que as PANC voltassem a ganhar importância. Neste sentido, o objetivo deste minicurso é oportunizar, por meio da educação, o conhecimento sobre as principais Plantas Alimentícias Não Convencionais dos diversos biomas brasileiros, seus benefícios nutricionais e como consumí-las, com enfoque na alimentação saudável.

20/10/2021

21:10

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://www.youtube.com/watch?v=OUnwzDZzt9o

Convidados

Ministrante: Elaine Alves dos Santos

Tecnóloga em Alimentos, Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ministrante: Fernanda Raghiante

Médica Veterinária, doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal

Ministrante: Jhenyfer Lannie de Menezes Ribeiro

Tecnóloga em Alimentos, pós-graduanda lato sensu em Controle de Qualidade em Processos Alimentícios - IFTM - Campus Uberlândia.

Ministrante: Larissa Aparecida Agostinho dos Santos Alves

Tecnóloga em Alimentos, Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ministrante: Leonardo de Jesus Siqueira

Discente do Curso Técnico em Alimentos - IFTM Campus Uberlândia.

Ministrante: Marielen Lopes Campos Mota

Engenheira de Alimentos, pós-graduanda Lato sensu em Controle de Qualidade em Processos Alimentícios - IFTM - Campus Uberlândia.

Ministrante: Marisa Wansovski

Discente do Curso Técnico em Alimentos - IFTM Campus Uberlândia

MINICURSO
A elaboração de um currículo de pesquisador: diretrizes e formulação da versão Lattes

Este minicurso se propõe a auxiliar pesquisadores em vista do trabalho de elaboração de um Currículo Lattes. Serão oferecidos para tanto meios de alcance comum ao desenvolvimento provável desse fazer, a propósito: a leitura e a compreensão atenta das diretrizes e normas pré-estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

21/10/2021

08:30

Canal da Coordenação de Extensão - IFTM Campus Paracatu no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZdGHUFAL3i-VUF83xaMOwg

Convidados

Ministrante: Hélder Sousa Santos

licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (2002). Possui mestrado em Linguística (2010) e doutorado em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi docente no ensino fundamental e médio da rede privada de ensino por dez anos. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), onde atua em ensino, pesquisa e extensão na área de Língua Portuguesa. Tem experiência em Linguística, particularmente em Enunciação e Semântica.

PALESTRA
Biotecnologias reprodutivas e suas aplicações na produção animal

Palestra sobre as biotecnologias reprodutivas mais modernas e suas aplicações na produção animal.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Thiago Felipe Braga

Docente no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) e nas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Animais da Universidade de Brasília e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Cenargen. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia e graduado em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia.

PALESTRA
Desafios e perspectivas do gerenciamento de uma rede elétrica de distribuição

O sistema elétrico de potência tem transformado de um modelo de geração centralizado para uma infraestrutura complexa distribuída. Essa transformação é mais acentuada nos sistemas de distribuição, com a integração de diferentes tecnologias, como fontes de energia renováveis, dispositivos armazenadores e veículos elétricos. Como resultado dessas mudanças, as concessionárias de energia têm investido na implementação de uma infraestrutura avançada de medição e controle, tornando as redes elétricas inteligentes (do inglês, smart grids). Esta apresentação abordará os principais desafios para o gerenciamento de uma rede inteligente e apontará possíveis perspectivas para a evolução dessas redes.

21/10/2021

08:30

Canal do IFTM Campus Patrocínio' no YouTube:youtube.com/iftmcampuspatrocinio

Convidados

Facilitador: Camilla Sousa Chaves

Professora do curso superior em Engenharia Elétrica e técnico em Eletrônica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Patrocínio. Doutora na Área de Qualidade e Racionalização da Energia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, área de Eletricidade Rural e Fontes Alternativas de Energia. Atuou como pesquisadora para desenvolvimento de motores elétricos junto à empresa Tecumseh do Brasil, sua formação é principalmente na área de Sistemas de Energia Elétrica. Atualmente exerce a função de coordenação do curso de Engenharia Elétrica do IFTM Campus Patrocínio (de setembro de 2020 a setembro de 2022).

Mediador(a): Flamarion Assis Jerônimo Inácio

Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), especialização em Gestão de Telecomunicação pela ESAB (2010) e mestrado profissional em Educação Tecnológica pelo IFTM (2016). Trabalhou no SENAI como Instrutor de Formação Profissional nas áreas de Informática, Eletrônica e Eletroeletrônica. Foi coordenador dos cursos de informática (Superior em Análise e Desenvolvimento de sistemas e Técnico em Informática) e diretor-geral do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. Atualmente é professor de Ensino básico, técnico e tecnológico e Coordenação do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática/Técnico em Informática do quadro permanente desta instituição.

Palestrante: Gustavo Gonçalves dos Santos

Gustavo Gonçalves dos Santos é bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é doutorando na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Entre as suas habilidades técnicas, destacam-se a modelagem e simulações de aplicações em engenharia elétrica nos softwares: ATP, MATLAB/Simulink, ANAFAS, ANAREDE, HarmZs, PSCAD e RTDS. Suas principais áreas de interesse incluem: proteção de sistemas, localização de faltas, estimação de estado, qualidade da energia elétrica e geração distribuída.

MINICURSO
Fragmentos de revolta: a arte e a literatura como perspectiva

Esse minicurso pretende promover um diálogo entre produções artísticas das diferentes materialidades – literatura, pintura, música, moda –, para observar como ocorrem as construções relacionadas a temática revolta. Partiremos de uma articulação teórica em torno do conceito camuseano de revolta e de homem revoltado para pensar como essas manifestações se consolidam nas pluralidades culturais existentes do clássico ao contemporâneo. Com isso, abordaremos de forma analítica a revolta e atrelada a ela a melancolia presente nas produções de Rimbaud, Albert Camus, Toni Morrison, Jose Saramago, Conceição Evaristo, Artemisia Gentileschi, Frida Kahlo, Caravaggio, Francisco Goya e Pablo Picasso. O curso se justifica por ser praticamente inexistente, em nosso país, reflexões sobre o objeto proposto, embora o mesmo apareça com constância em diversas obras. Ademais, adotaremos como metodologia a aula expositiva, possuindo como material para análises pinturas e fragmentos de textos, que proporcionarão aos participantes um mergulho nas perspectivas adotadas para o estudo. Esse minicurso está sendo desenvolvido no projeto intitulado VI Café Literário, no qual a professora Dra. Gyzely Suely Lima é coordenadora.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Ana Júlia Azevedo Santos

Estudante do 1° ano de tecnico em comercio (2021). Membro do "Grupo de pesquisa no projeto Café Literário 2021". Atualmente dirige uma pesquisa de bolsa CNPQ sobre o tema de como a revolta vem sido retratada em textos literários.

Ministrante: Gyzely Suely Lima

Doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui o título de Mestre em Letras na área de Teoria Literária (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente atua como professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM- campus Uberlândia Centro. Os seguintes temas são estudados e objetos de pesquisa: colaboração, pesquisa narrativa, formação profissional, ensino de língua inglesa, tecnologias digitais, literatura comparada, literatura e cinema, linguística aplicada ao ensino de língua inglesa e língua portuguesa, língua inglesa, letramentos, papel do professor, educação antirracista e teoria literária.

Ministrante: Tamira Fernandes Pimenta

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui graduação em Letras/Português e suas respectivas literaturas (2018) pela mesma universidade e mestrado. Graduanda no curso de Licenciatura em Computação (IFTM). Membro do "Grupo de Pesquisa em Espacialidades Artísticas" (UFU/CNPQ) e do "Grupo de leitura Lector in Fabula" (UFU). Atualmente desenvolve pesquisa com ênfase em Biografemas, Escrita de si, Moda e Corpo, com interesse especial pela obra escrita, fotográfica e pictórica da pintora mexicana Frida Kahlo.

MINICURSO
Fundamentos de aeronáutica: como voam os aviões

Neste minicurso, serão apresentados conceitos básicos da ciência e da engenharia por trás das aeronaves: quais são os componentes principais de um avião, quando eles são utilizados e, principalmente, como eles colaboram para que sejamos capazes de erguer e controlar, tão serenamente, centenas de toneladas pelos céus mundo afora.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Arthur Mota Gonçalves

Arthur é graduando em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos diretores da Semana de Engenharia Aeronáutica (SEA), já tendo participado, inclusive, de competições de aeromodelismo. Compatibilidade com o leitor de tela ativada.

MINICURSO
Fundamentos do Arduino usando TinkerCAD

Curso básico sobre Arduino, mostrando seus princípios e fundamentos.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Carlos Renato Borges dos Santos

Carlos Renato Borges dos Santos, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestre em engenharia elétrica e de Computação pela mesma instituição (2005) e doutor em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2017). Foi bolsista da CAPES no doutorado-sanduíche pela Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), de 2015 a 2016. Atua na área de microcontroladores há 20 anos, desenvolvendo projetos didáticos com microcontroladores da família 8051 e PIC. Trabalha com Arduino desde 2012. Foi professor das Faculdades Objetivo de 2006 a 2009, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 2007, e instrutor do SENAI-GO de 2008 a 2009. De 2009 a 2020 foi professor do Instituto Federal Minas Gerais (Campus Formiga). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Paracatu), atuando nas áreas de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência e Microcontroladores. Autor do livro: Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o Arduino - Teoria digital.

MINICURSO
GRÁFICOS ESTATÍSTICO NO EXCEL

Você já viu que o recurso gráfico é utilizado para representar relações entre grandezas. Basta olhar os livros, jornais e revistas para verificar a quantidade de informações e relações que são expressas por gráficos. Muitos desses gráficos merecem um tratamento estatístico. O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries. O recurso gráfico é utilizado para representar relações entre grandezas. Faça uma pesquisa em livros, jornais e revistas para verificar a quantidade de informações e relações que são expressas por gráficos. Neste curso iremos apresentar várias formas de representação gráfica e como plotar estes gráficos numa planilha.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: NEILON JOSÉ DE OLIVEIRA

lattes.cnpq.br/9936354357022932

Ministrante: RAFAELA CARDOSO ALVES PORTILHO

http://lattes.cnpq.br/2319995083889576

MESA REDONDA
Intercâmbio na agronomia: uma experiência na Itália e Luxemburgo!

Palestra, seguida de mesa redonda contando da experiência da pesquisadora, engenheira agrônoma formada no IFTM campus Uberaba, num projeto desenvolvido junto a empresa Ferrero nos países da Itália e Luxemburgo. Ferrero Rocher é conhecida por produzir bombons Ferrero Rocher e o creme de avelãs Nutella.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Taynara Tuany Borges Valeriano

Doutora em Produção Vegetal pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, no Campus de Jaboticabal, SP, UNESP Jaboticabal, na área de Modelagem Agrometeorológica; com período de doutorado sanduíche no Consiglio per la ricercata in agricultura e lanaliso Dell economia agrada /CREA- Bologna (Italia). Mestrado na mesma área, pelo programa de Produção Vegetal da FCAV/Unesp. Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberaba, MG. Tem experiência na área de Agronomia e Modelagem, com ênfase em Agrometeorologia e Climatologia, atuando nos seguintes temas: Modelagem Agrometeorológica, Micrometeorologia, Balanço Hídrico, Evapotranspiração, Risco Climático, Zoneamento Climático e Agrícola, Classificação Climática, Modelos de Circulação Global como ECMWF e NASA e Cafeicultura. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) no período de 2011 a 2014.

MINICURSO
O que há de comum entre Filosofia da Mente, Arte e Inteligência Artificial?!

Neste minicurso serão apresentados os principais conceitos sobre Filosofia da Mente, Arte e Inteligência Artificial, bem como a relação entre essas áreas de conhecimento, de forma interativa e lúdica.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Paulo Irineu Barreto Fernandes e integrantes do Grupo de Estudos Filosofia da Mente, Arte e I.A.

Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Possui Doutorado em Geografia Humana e Cultural no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlãndia, Mestrado em Filosofia Política e Social pela Universidade Federal de Uberlândia, instituição na qual se graduou em Filosofia e cursou Especialização em História da Filosofia. Realiza pesquisa nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Teoria Crítica, Geofilosofia, Geografia Humana e Cultural, Filosofia da Mente, Política e Arte. Em 2019, iniciou um novo doutorado, em andamento, no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Linha de Pesquisa: História, Sociedade e Cultura.

MINICURSO
Práticas em Ciências da Natureza

Realização de um minicurso contendo atividades práticas relacionadas a área de Ciências da Natureza, especialmente às disciplinas de biologia e química. Espaço requisitado: laboratório de ciências da natureza. Exclusivo aos alunos dos 3º anos do ensino médio.

21/10/2021

08:30

Iftm Campus Patrocínio - Laboratório de ciências da natureza.

Convidados

Ministrante: Ana Luiza Borges de Paula Nunes

Ana Luiza - professora EBBT de biologia no IFTM-campus Patrocínio. Formada em Ciências biológicas.

Ministrante: Leandro Batista Machado

Leandro - professor EBBT de química no IFTM-campus Patrocínio. Formado em Química.

Ministrante: Maria de Fátima Pereira

Maria de Fátima - técnica em laboratório no IFTM-campus Patrocínio. Formada em Ciências biológicas.

MINICURSO
Química medicinal: desenvolvimento e aplicação dos fármacos

A química medicinal é uma área de fronteira, dividindo assim seus limites entre química orgânica, físico-química, bioquímica, medicina e farmácia, assim a construção deste conceito é transversal contando com conhecimentos diversos e gerando resultados pontuais no enfrentamento de patologias como a Covid-19. O conhecimento de química medicinal, ou mesmo seu vislumbre permite a descoberta de um mundo totalmente novo em que a química não é mais apenas uma disciplina, mas uma ferramenta fundamental na manutenção da vida.

21/10/2021

08:30

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link do canal: https://www.youtube.com/watch?v=9EV2faSWzSs

Convidados

Ministrante: Raul Marques Novais

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é mestrando da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, nas subáreas química de produtos naturais e química medicinal.

MESA REDONDA
Relacionamento abusivo: conhecendo e rompendo o ciclo

Roda de conversa sobre as características de um relacionamento abusivo

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: BIANCA SOARES DE OLIVEIRA GONÇALVES

Professora do Campus Patrocínio e membro do Núcleo de Estudo de Diversidade, Sexualidade e Gênero do IFTM.

MINICURSO
Restauração de Florestas e Cerrados por Semeadura Direta

A semeadura direta tem se expandido como método de recomposição da vegetação nativa. Seus primeiros resultados demonstram sucesso ecológico e custos reduzidos para áreas que demandam recuperação em área total. Além disso, por ser um método baseado em grandes quantidades de sementes, tem possibilidade de gerar trabalho e renda para comunidades locais, com atividades de produção de sementes. Este minicurso apresentará as etapas necessárias para a restauração por semeadura direta , três modelos de semeadura para restauração de florestas (fisionomias florestais nos biomas brasileiros) e um modelo para restauração de cerrado (cerrado com letra minúscula, para abranger formações savânicas e campestres do Cerrado, desde o campo sujo ao cerrado denso). Espera-se que os inscritos tenham contato com o método e possam verificar seu potencial para restaurar áreas de APP, RL e outras em suas regiões. Serão disponibilizados materiais técnicos para complementar a aprendizagem.

21/10/2021

08:30

Google Meet - O link será enviado por e-mail 30 minutos antes do evento.

Convidados

Ministrante: Daniel Vieira

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Ministrante: Maxmiller Ferreira

Técnico da Iniciativa Caminhos da Semente e doutorando da UnB.

Ministrante: Natanna Hortsmann

Eng. Florestal da Rede de Sementes do Cerrado.

MINICURSO
Troca de saberes no campo das relações internacionais: o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão levados à educação básica.

O minicurso tem como objetivo introduzir alguns conceitos e compartilhar conhecimentos e informações que permitirão a vocês conhecerem o papel que as Organizações Internacionais desempenham nas Relações Internacionais. Objetivamos, com isso, democratizar o conhecimento sobre temas de cooperação internacional, ou seja, permitir à sociedade, em geral, conhecer as dinâmicas das negociações realizadas pelos Estados no estabelecimento de normativas, diretrizes e processos decisórios para o alcance de soluções de problemas globais. Este projeto, em razão de promover também o conhecimento sobre temas de direitos humanos, desenvolvimento sustentável e proteção dos refugiados, possui apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Realização CSOA/UFU (@csoaufu).

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Caroline Silva Camargos de Souza Dutra

Graduanda do 7° período de Relações Internacionais pela UFU, membro da Diretoria Acadêmica do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA);

Ministrante: Dyovana Alexsandra Fadel

Graduanda do 5º período de Administração pela UFU, membro da Diretoria Financeira do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) e extensionista CIEPS/UFU.

Ministrante: Jordana Strano Espada

Graduanda do 1° período de Relações Internacionais pela UFU, membro da Diretoria Acadêmica do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) e da organização da sociedade civil Politize;

Ministrante: Marcella Basílio de Souza

Graduanda do 1º período de Relações Internacionais pela UFU, egresso do IFTM Campus Uberlândia Centro e membro da Diretoria de Relações Públicas do Clube de Simulação Osvaldo Aranha.

Ministrante: Vitória de Paulo

Graduanda do 5° período de Administração na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), membro do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) e do Programa de Educação Tutorial de Administração (PETADM).

MINICURSO
Yoga como uma prática de bem estar

Yoga e seus benefícios. Prática de Hatha Integral Yoga.

21/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Joyce Silvestre de Sousa

Possui graduação em Gestão Ambiental, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, mestrado em Engenharia Civil e doutorado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2017). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Possui formação como instrutora de Hatha Integral Yoga, Meditação e Pranayama; certificada por Escolas Registradas na Yoga Alliance, além de certificação por escola representante do Recherche sur le Yoga dans l\'Education em cursos de Mandalas e Neuropedagogia e Yoga na Educação (RYE); coordenando os projetos de extensão Yoga no Campus e Yoga para aprender melhor. Para realizar esta oficina: - Vista uma roupa leve e que permita que você possa se alongar sem dificuldades - Providencie um tapetinho de Yoga para fazer sua prática. Se não tiver, forre o chão com um tapete emborrachado (tipo aqueles que usamos como passarela em casa) ou uma toalha.

PALESTRA
As quatro escalas temporais e os desafios científico, tecnológico e de inovação na abordagem entre Sociedade e Natureza

Esta apresentação tem por objetivo refletir sobre os diferentes tempos (Natural, do Homem, Presente e Futuro) que se desenrolam no planeta e a urgência que recai sobre a sociedade em entender a complexidade das relações que são desenvolvidas com a natureza. A ideia é reafirmar o papel de Instituições moldadas no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão como polos promotores do diálogo intersetorial na busca por soluções socioambientalmente responsáveis. A fala buscará simplificar conceitos, pensando no público base do Ensino Médio Integrado e exemplificar ações de inovação com perspectivas futuras otimistas.

21/10/2021

10:30

Canal da 'Coordenação de Extensão - IFTM Campus Patrocínio' no YouTube: youtube.com/iftmcampuspatrocinio

Convidados

Palestrante: Renato Emanuel Silva

Licenciado em Geografia. Pós-graduado em Inspeção Orientação e Supervisão Escolar (Lato-Sensu). Doutor em Análise, Planejamento e Gestão Ambiental. Pesquisas com foco em geomorfologia, hidrogeomorfologia, gestão de bacias hidrográficas, canais abertos naturais e artificiais. É Professor EBTT do Instituto Federal do Mato Grosso. Faz parte do Grupo de Pesquisas "Estudos Integrados em Geociências e Geopatrimônio" – GPAT e do Grupo de Pesquisas Tecnologia para AgroEcossistemas Sustentáveis – TechAgroS.

Facilitador: Thayse Machado Guimarães

Doutora em Contabilidade Financeira pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2014) . Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professora de Gestão no IFTM Campus Patrocínio e atua, especialmente, no curso de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios, no curso Tecnólogo de Gestão Comercial e no curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio.

PALESTRA
Crise da democracia no Brasil: cinco anos de um golpe parlamentar

A palestra em forma de mesa redonda reúne professores e pesquisadores de diferentes áreas - Ciência Política, Antropologia e História - para lançar luz sobre o esforço de compreender a situação política brasileira e a crise da democracia no país.

21/10/2021

10:30

Canal do IFTM Campus Patrocínio' no YouTube: youtube.com/iftmcampuspatrocinio

Convidados

Palestrante: Felipe Mendonça

Professor da Universidade Federal de Uberlândia

Palestrante: Fernanda Cássia

Professora da Universidade Federal de Uberlândia

Palestrante: Jorge Chaloub

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

PALESTRA
Gambitech: uma proposta de EducAÇÃO

O brasileiro é muito criativo. Isso, a gente sabe desde sempre. E as gambiarras estão no nosso cotidiano, em muito do que fazemos e em todo lugar. O jeitinho brasileiro está impregnado na nossa cultura. Infelizmente, quase sempre num contexto pejorativo, de coisa malfeita. Que tal transformarmos esta incrível genialidade e criatividade brasileira em um diferencial educacional competitivo, um jeito de fazer realmente especial e único? Venha conhecer algumas propostas e ideias que caminham neste sentido, ajudando a construir o conceito Gambitech!

21/10/2021

10:30

Canal do \'IFTM Campus Uberaba\' no YouTube: https://youtu.be/l_2ZJezNQP4

Convidados

Palestrante: Francisco Fechine Borges

Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) desde 1991. Doutor em Engenharia de Processos pela UFCG (Campina Grande - PB, 2011). Participante dos programas Professores para o Futuro - VET e FiTT - Finish Training the Trainers, na Finlândia, nas Universidades de Ciências Aplicadas de TAMK (2015) e HAMK e TAMK (2017), para formação de multiplicadores para a educação profissional. Pesquisador e extensionista em tecnologias sociais desde 2013. Facilitador em oficinas de desenvolvimento de tecnologias sociais, especialmente as voltadas para o semiárido. Experiência nas áreas de tecnologias sociais, sensores e atuadores de baixo custo, automação industrial, robótica educacional, tecnologias assistivas e manutenção eletrônica em geral.

PALESTRA
Pense rápido e diferente: habilidades e competências para o profissional

Quais as habilidades e competências para o profissional?

21/10/2021

10:30

Canal do IFTM - Campus Patos de Minas no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBR3bZqax3wjpWQGPSUHMCg

Convidados

Palestrante: Fábio de Brito Gontijo

PALESTRA
Práticas de internacionalização: valorizando a ciência, a tecnologia e a inovação

Palestra sobre práticas de internacionalização

21/10/2021

10:30

Canal do IFTM Campus Patrocínio' no YouTube: youtube.com/iftmcampuspatrocinio

Convidados

Mediador(a): Sílvia Helena Casagrande

Professora EBTT - IFTM - Campus Patrocínio

Palestrante: Valeska Virginia Soares Souza

Valeska Soares Souza é professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutora em pesquisa narrativa e jogos no processo de ensino e aprendizagem. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

SEMINÁRIO
8º Encontro de Pesquisa e Extensão - EnPE

O Encontro de Pesquisa & Extensão (EnPE), em sua 8ª edição, é um evento científico organizado por uma equipe multicampi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Este evento tem como principal objetivo a divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência.

21/10/2021

13:00

Internet

Convidados

Facilitador: Gustavo Cezar Ribeiro

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

Facilitador: Thayse Machado Guimarães

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

SEMINÁRIO
8º Encontro de Pesquisa e Extensão - EnPE

O Encontro de Pesquisa & Extensão (EnPE), em sua 8ª edição, é um evento científico organizado por uma equipe multicampi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Este evento tem como principal objetivo a divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência.

21/10/2021

16:20

Internet

Convidados

Facilitador: Gustavo Cezar Ribeiro

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

Facilitador: Thayse Machado Guimarães

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

SEMINÁRIO
8º Encontro de Pesquisa e Extensão - EnPE

O Encontro de Pesquisa & Extensão (EnPE), em sua 8ª edição, é um evento científico organizado por uma equipe multicampi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Este evento tem como principal objetivo a divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência.

21/10/2021

18:30

Internet

Convidados

Facilitador: Gustavo Cezar Ribeiro

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

Facilitador: Thayse Machado Guimarães

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

SEMINÁRIO
8º Encontro de Pesquisa e Extensão - EnPE

O Encontro de Pesquisa & Extensão (EnPE), em sua 8ª edição, é um evento científico organizado por uma equipe multicampi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Este evento tem como principal objetivo a divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência.

21/10/2021

20:10

Internet

Convidados

Facilitador: Gustavo Cezar Ribeiro

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

Facilitador: Thayse Machado Guimarães

Coordenação de Pesquisa IFTM - Campus Patrocínio

MINICURSO
Agricultura Regenerativa

Agricultura regenerativa é um método que propõe recuperar ecossistemas. O termo “agricultura regenerativa” foi cunhado pelo americano Robert Rodale, que utilizou teorias de hierarquia ecológica para estudar os processos de regeneração nos sistemas agrícolas ao longo do tempo. O minicurso vai abordar as técnicas, formas e realidade deste método.

22/10/2021

08:30

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://www.youtube.com/watch?v=yF7yzE-wchQ

Convidados

Ministrante: Aryanna Sangiovani Ferreira

Possui graduação em Zootecnia pelas Faculdades Associadas de Uberaba (1993). Mestra na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unicamp.Tem experiência na área de produção de gado de corte e leite, organização de eventos como feiras nacionais e internacionais e na área científica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade,educação desenvolvimento rural, agricultura familiar e segurança alimentar.

OFICINA
Aproveitamento Integral dos Alimentos: importância e desafios

Que a alimentação é de extrema importância para a vida todo mundo já sabe. Mas você sabia que há um grande desperdício tanto de alimentos quanto de nutrientes desde a colheita até o consumo dos mesmos? Por meio desta oficina buscar-se-á conscientizar os participantes acerca do aproveitamento Integral dos alimentos. Podemos otimizar a oferta dos nutrientes que os alimentos nos oferecem, diminuir a produção de lixo e a produção de gases poluentes, e ainda reduzir os gastos financeiros com alimentação.

22/10/2021

08:30

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Sumaya Ferreira Guedes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências e Tecnologia (2010) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade do Estado de Mato Grosso.

MINICURSO
Conscientização da Saúde Corporal

O minicurso é destinado, preferencialmente, aos alunos dos 1o anos dos cursos técnicos. No minicurso serão exemplificadas as principais doenças que acometem nossos órgãos, com enfoque no reconhecimento dos sintomas e prevenção. O conteúdo será abordado de forma lúdica e interativa, por meio de testes de ansiedade, miopia, batimentos cardíacos, quizzes sobre alimentação, vídeos sobre tumores, transtornos alimentares, verminoses, uso do preservativo etc.

22/10/2021

08:30

Canal da Coordenação de Extensão - IFTM Campus Paracatu no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZdGHUFAL3i-VUF83xaMOwg

Convidados

Ministrante: Heitor dos Santos Mendes Teixeira

Cursando Técnico em Informática

Ministrante: Maria Eduarda Bueno Galvão

Cursando Técnico em Administração

Ministrante: Maurício Papa de Arruda

Doutor em Genética

Ministrante: Natália Bianca Rosatti

Mestre em Ecologia e Recursos Naturais

OFICINA
Crítica Social da Rede Social

Análise crítica e reflexiva sobre as redes sociais, pensando-as através da construção das identidades, do consumo, da influência e do sofrimento psíquico.

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Apresentador de Trabalho: Ana Cecília Amorim Alves Pinheiro

Apresentador de Trabalho: Ana Luísa de Paula Menezes Costa

Mediador(a): Bruno Ricardo Vasconcelos

Apresentador de Trabalho: João Pedro Lopes Magalhães

Apresentador de Trabalho: Lívia Braga Fonseca

Apresentador de Trabalho: Luana Cecília Pereira de Matos

Apresentador de Trabalho: Mariles Oliveira Nascimento

Apresentador de Trabalho: Sávio Nascentes Caixeta

MINICURSO
Empreendedorismo no Setor de Alimentação Fora do Lar: desafios e perspectivas.

Minicurso voltado para alunos e demais interessados no tema, com objetivo de apresentar as diferentes tendências, desafios e perspectivas de se empreender no setor de Alimentação Fora do Lar.

22/10/2021

08:30

Google Meet - O link será enviado 30 minutos antes do início do minicurso.

Convidados

Ministrante: Fábio Luiz Bertolucci

Mestre em Geografia Humana, empresário do setor de restaurante e atual presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Triângulo Mineiro.

MINICURSO
Fundamentos do Arduino usando TinkerCAD

Curso básico sobre Arduino, mostrando seus princípios e fundamentos.

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Carlos Renato Borges dos Santos

Carlos Renato Borges dos Santos, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestre em engenharia elétrica e de Computação pela mesma instituição (2005) e doutor em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2017). Foi bolsista da CAPES no doutorado-sanduíche pela Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), de 2015 a 2016. Atua na área de microcontroladores há 20 anos, desenvolvendo projetos didáticos com microcontroladores da família 8051 e PIC. Trabalha com Arduino desde 2012. Foi professor das Faculdades Objetivo de 2006 a 2009, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 2007, e instrutor do SENAI-GO de 2008 a 2009. De 2009 a 2020 foi professor do Instituto Federal Minas Gerais (Campus Formiga). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Paracatu), atuando nas áreas de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência e Microcontroladores. Autor do livro: Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o Arduino - Teoria digital.

MINICURSO
Introdução à Língua Japonesa e à arte do Origami

Este minicurso objetiva levar conhecimentos introdutórios da língua japonesa àqueles que se interessam por ela, mesmo sem qualquer conhecimento a respeito. Além disso, une a língua à arte milenar dos origamis, destinando tempo também à realização conjunta de tais.

22/10/2021

08:30

Link do Google Meet enviado 30 minutos antes do início para os participantes

Convidados

Mediador(a): Lívia Letícia Zanier Gomes

Lívia Letícia Zanier Gomes coordena esta mesa-redonda e é professora de Língua Portuguesa , tem doutorado em estudos linguísticos, é educadora em transição para o Paradigma da Aprendizagem e coordena projetos no campus avançado UPT."

Ministrante: Theo Kenzo de Araújo

Theo Kenzo de Araújo é sansei, aluno do terceiro ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática no IFTM-CAUPT. Já ministrou oficinas no Projeto de Ensino "Oficinas no Campus" e tem domínio da língua japonesa devido à sua descendência oriental. Coordenando esta atividade, apoiando ao estudante, temos a professora Lívia Zanier, doutora em Estudos Linguísticos, professora efetiva do mesmo campus e coordenadora de diversas atividades e projetos no Caupt.

MINICURSO
MATEMÁTICA FINANCEIRA EM PLANILHAS

O primeiro pilar das finanças é o valor do dinheiro no tempo. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro. Eles devem, então, comparar os valores das somas de dinheiro em diferentes datas. O valor do dinheiro no tempo (VDT) se refere ao fato que dinheiro (um dólar, um euro, um yen, ou um real) na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do porquê isto é verdadeiro. Primeiro dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta. Neste curso, focalizaremos no cálculo dos juros simples e compostos, desconto composto e capitalização e amortização compostas feitos em planilhas.

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Neilon José de Oliveira

lattes.cnpq.br/9936354357022932

Ministrante: RAFAELA CARDOSO ALVES PORTILHO

http://lattes.cnpq.br/2319995083889576

RODA DE CONVERSA
O Polo Embrapii - IFTM: soluções inovadoras para o presente e o futuro do planeta

O propósito da roda de conversa é divulgar e esclarecer as atividades desenvolvidas pelo Polo Embrapii - IFTM: Soluções Agroalimentares. O público-alvo desta atividade serão os alunos do Campus, bem como comunidade externa (especialmente empresas) que tenham interesse em formar parcerias com o Polo para desenvolver produtos inovadores

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Eduardo Jardel Veiga Gonçalves

Bacharel em Administração (prêmio CRA/MG de mérito acadêmico) e mestre em Inovação, Estratégia e Marketing pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Foi sócio das empresas Mitah Technologies e Mobilizo Soluções Moveis, onde atuou como Diretor de Marketing. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Dedica-se ao estudo das seguintes temáticas: Empreendedorismo; Spin-offs Acadêmicos; Modelos de Negócio; Startups; e Inovação Tecnológica.

MINICURSO
Química medicinal: desenvolvimento e aplicação dos fármacos

A química medicinal é uma área de fronteira, dividindo assim seus limites entre química orgânica, físico-química, bioquímica, medicina e farmácia, assim a construção deste conceito é transversal contando com conhecimentos diversos e gerando resultados pontuais no enfrentamento de patologias como a Covid-19. O conhecimento de química medicinal, ou mesmo seu vislumbre permite a descoberta de um mundo totalmente novo em que a química não é mais apenas uma disciplina, mas uma ferramenta fundamental na manutenção da vida.

22/10/2021

08:30

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link do canal: https://www.youtube.com/watch?v=9EV2faSWzSs

Convidados

Ministrante: Raul Marques Novais

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é mestrando da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, nas subáreas química de produtos naturais e química medicinal.

OFICINA
Quintais polinizadores: como criar abelhas sem ferrão em ambientes urbanos

Esta oficina pretende oferecer os recursos mínimos para a criação racional de abelhas sem ferrão (exemplo: jataí, mandaçaia, mandaguari) em ambientes urbanos. Serão abordados os seguintes temas: diversidade de abelhas sem ferrão e como elas se diferenciam da "abelha europeia" (_Apis mellifera_), espécies indicadas para criação urbana e manejo racional das caixas de abelhas.

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Marianna Tojal Araújo

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP/RP. Tem experiência em identificação botânica, levantamento florístico e fitossociológico. Atualmente trabalha com a Heborá Ltda., oferecendo suporte científico e produzindo materiais didáticos com o tema manejo de abelhas nativas sem ferrão.

MINICURSO
Restauração de Florestas e Cerrados por Semeadura Direta

A semeadura direta tem se expandido como método de recomposição da vegetação nativa. Seus primeiros resultados demonstram sucesso ecológico e custos reduzidos para áreas que demandam recuperação em área total. Além disso, por ser um método baseado em grandes quantidades de sementes, tem possibilidade de gerar trabalho e renda para comunidades locais, com atividades de produção de sementes. Este minicurso apresentará as etapas necessárias para a restauração por semeadura direta , três modelos de semeadura para restauração de florestas (fisionomias florestais nos biomas brasileiros) e um modelo para restauração de cerrado (cerrado com letra minúscula, para abranger formações savânicas e campestres do Cerrado, desde o campo sujo ao cerrado denso). Espera-se que os inscritos tenham contato com o método e possam verificar seu potencial para restaurar áreas de APP, RL e outras em suas regiões. Serão disponibilizados materiais técnicos para complementar a aprendizagem.

22/10/2021

08:30

Google Meet - O link será enviado por e-mail 30 minutos antes do evento.

Convidados

Ministrante: Daniel Vieira

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Ministrante: Maxmiller Ferreira

Técnico da Iniciativa Caminhos da Semente e doutorando da UnB.

Ministrante: Natanna Hortsmann

Eng. Florestal da Rede de Sementes do Cerrado.

MINICURSO
Software EasyEDA - Montagem, Impressão e Simulação de Circuitos Elétricos

Este minicurso busca compreender as funções do software EasyEDA, poderosa ferramenta de simulação, montagem e esquema de circuitos elétricos e placas de circuitos impressos. Dentre as atividades a serem realizadas: 1. Explicação acerca das ferramentas básicas de desenho e montagem de circuitos no esquema de simulação e biblioteca de componentes do EasyEDA. 2. Montagem na prática de um circuito e medição de valores utilizando multímetros, sondas, osciloscópios e formas de onda; seguida de amostragem de outros circuitos feitos. 3. Análise de circuitos feita de forma automática através de scripts, funções e parâmetros. 4. Explanação acerca das partes LCSC e sua integração com o software EasyEDA. 5. Conversão do arquivo esquemático em PCB e introdução às ferramentas e layout PCB.

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Henrique Lima Betti

Cursando 2° ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro como Técnico em Eletrotécnica - Campus Patos de Minas. Medalhista de ouro das edições 23ª e 24ª na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Ministrando Monitoria Circuitos Elétricos e Física - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patos de Minas.

MINICURSO
Troca de saberes no campo das relações internacionais: o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão levados à educação básica.

O minicurso tem como objetivo introduzir alguns conceitos e compartilhar conhecimentos e informações que permitirão a vocês conhecerem o papel que as Organizações Internacionais desempenham nas Relações Internacionais. Objetivamos, com isso, democratizar o conhecimento sobre temas de cooperação internacional, ou seja, permitir à sociedade, em geral, conhecer as dinâmicas das negociações realizadas pelos Estados no estabelecimento de normativas, diretrizes e processos decisórios para o alcance de soluções de problemas globais. Este projeto, em razão de promover também o conhecimento sobre temas de direitos humanos, desenvolvimento sustentável e proteção dos refugiados, possui apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Realização CSOA/UFU (@csoaufu).

22/10/2021

08:30

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Caroline Silva Camargos de Souza Dutra

Graduanda do 7° período de Relações Internacionais pela UFU, membro da Diretoria Acadêmica do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA);

Ministrante: Dyovana Alexsandra Fadel

Graduanda do 5º período de Administração pela UFU, membro da Diretoria Financeira do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) e extensionista CIEPS/UFU.

Ministrante: Jordana Strano Espada

Graduanda do 1° período de Relações Internacionais pela UFU, membro da Diretoria Acadêmica do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) e da organização da sociedade civil Politize;

Ministrante: Marcella Basílio de Souza

Graduanda do 1º período de Relações Internacionais pela UFU, egresso do IFTM Campus Uberlândia Centro e membro da Diretoria de Relações Públicas do Clube de Simulação Osvaldo Aranha.

Ministrante: Vitória de Paulo

Graduanda do 5° período de Administração na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), membro do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) e do Programa de Educação Tutorial de Administração (PETADM).

PALESTRA
Conhecimento Ecológico Local e a relação com os estudos em ecologia

Esta palestra será sobre a Etnobiologia e os estudos em Ecologia: existe uma complementariedade metodológica? Iremos discutir um pouco sobre as importâncias dos estudos nessas duas áreas.

22/10/2021

10:30

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://www.youtube.com/watch?v=mpvrC3syOa4

Convidados

Palestrante: Sérgio de Faria Lopes

PALESTRA
Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de competências sócio emocionais na escola.

As habilidades socioemocionais são capacidades que ultrapassam a dimensão cognitiva e envolvem de forma muito mais profunda o lado emocional e psicológico do ser humano. Diante dos avanços tecnológicos rápidos e presentes em nosso cotidiano, essas competências mostram-se cada vez mais importantes na formação de um cidadão responsável e capaz de exercer um papel ativo na sociedade.

22/10/2021

10:30

Canal do IFTM Campus Patrocínio' no YouTube: youtube.com/iftmcampuspatrocinio

Convidados

Facilitador: Margarete Afonso Borges Coelho

Margarete Afonso Borges Coêlho é professora de Português/Inglês do IFTM – Campus Patrocínio, ex- coordenadora Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFTM Campus Patrocínio, possui especialização em Língua Portuguesa (1990) e especialização em Língua Inglesa (1999); mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia e formação de professores.

Palestrante: Rita de Cassia Costa Maia

Possui Licenciatura em Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - conclusão em 1991; Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) - Conclusão em 1997; Pós-Graduação Lato Senso: Metodologia do Ensino Superior - Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) - Conclusão em 1999; Especialização em Supervisão Escolar e Orientação Educacional - Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) - Conclusão em 2000; Mestrado: Gestão e Avaliação da Educação Pública – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Conclusão em 2013. É Analista Educacional em cargo efetivo desde 2002 na Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio.

PALESTRA
Perspectivas do mercado de trabalho do Técnico em Agropecuária frente a evolução do Zebu no Brasil e no mundo

Perspectivas do mercado de trabalho do Técnico em Agropecuária frente a evolução do Zebu no Brasil e no mundo.

22/10/2021

10:30

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://www.youtube.com/watch?v=UiaxR-IXkTU

Convidados

Palestrante: Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges

Presidente da ABCZ 2016/2019, Membro do colegiado de jurados da ABCZ

PALESTRA
A Importância da Tecnologia MPLE no Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: Atualidade e Perspectivas Futuras

A palestra abordará o estado atual da geração distríbuida no Brasil, destacando a importancia da tecnlogia MLPE (do inglês “Module-Level Power Electronics”) que significa eletrônica de potência em nível de módulo. Atualmente, os sistemas fotovoltaicos com tecnologia MLPE são representados principalmente pelos otimizadores de potência e microinversores e possuem caracteristicas e importantes de eficiência e segurança para as instalações residencias e comerciais.

22/10/2021

14:00

Canal da 'Coordenação de Extensão - IFTM Campus Ituiutaba' no YouTube - https://youtu.be/Hif_jCqxPls

PALESTRA
As perspectivas de desenvolvimento social e humano com os avanços tecnológicos do mundo de TIC

As perspectivas de desenvolvimento social e humano com os avanços tecnológicos do mundo de TIC.

22/10/2021

14:00

Canal do IFTM - Campus Patos de Minas no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBR3bZqax3wjpWQGPSUHMCg

Convidados

Palestrante: Carlos Nazareth Motta Marins

Diretor do Inatel. Doutor em Engenharia Elétrica pela FEEC-UNICAMP – Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica em 2010. Mestre em Telecomunicações, pelo INATEL em 2004, Graduado em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pelo INATEL, em 1994. Técnico em Eletrônica pela ETE-FMC de Santa Rita do Sapucaí – MG em 1989. Membro Titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT. Diretor da Divisão de Telecomunicações do Departamento de Infraestrutura da FIESP. Membro do Conselho Técnico e Científico do Brain – Algar Telecom. Professor dos cursos de Engenharia do INATEL. Foi professor da ETE-FMC, no Curso de Técnico de Eletrônica, de 1991 a 1999 e Engenheiro de desenvolvimento de produtos para empresa LINEAR Equipamentos Eletrônicos S.A. (Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos S.A.) de 1994 a 2004.

MINICURSO
A tarde dos Mortos-vivos: o gênero zumbi e a transmidialidade.

O gênero ficcional de terror que envolve zumbis é explorado amplamente em diversos meios de produção artísticos, no cinema, literatura, jogos eletrônicos e musical, porém, como esse fenômeno surgiu? Como se espalhou pelas diversas mídias? Dessa maneira, iremos explorar esse gênero desde suas raízes, passando por seu surgimento no cinema e a sua relação dialógica com temas como consumismo e racismo.

22/10/2021

14:00

Google Meet: o link será enviado ao e-mail dos inscritos, 30 minutos antes do início.

Convidados

Ministrante: Guilherme Lucas de Souza

Formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no curso de Licenciatura em Letras e Mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP.

PALESTRA
Do Brasil para o mundo: A atuação do adido agrícola e a expansão global do agronegócio brasileiro

O Brasil conta desde 2008, com a presença de adidos agrícolas em diversos países do mundo. Estes profissionais atuam como facilitadores para a inserção e expansão internacional do agronegócio brasileiro, estando lotados nas embaixadas dos principais blocos e países parceiros comerciais e estratégicos do Brasil. Desde a implementação do programa no Brasil o número de adidos e países contemplados mais que triplicou, com resultados muito positivos. A palestra terá como tema a atuação dos adi agrícolas, os resultados que têm obtido e as oportunidades para quem deseja perseguir uma carreira internacional no domínio da agropecuária.

22/10/2021

14:00

Canal do 'IFTM Campus Uberaba' no YouTube: https://youtu.be/IIlf1GbiUwY

Convidados

Palestrante: Nilson César Castanheira Guimarães

Engenheiro agrônomo pela UFLA, com mestrado em agroquímica e agrobioquímica pela UFLA (2005) e Expert em Inteligência Econômica e Gerenciamento Estratégico pela École de Guerre Économique – EGE (2021). É auditor Fiscal do MAPA desde 2007. Responsável pelo Laboratório de Diagnóstico Vegetal e OGM do LFDA-MG (2007 a 2012) e Coordenador de Desenvolvimento e Inovação Laboratorial da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários, em Brasília (2018).

MINICURSO
Mulheres do Agronegócio

Mini curso abordando a participação da mulher no agronegócio . Dando ênfase a sua atuação no desempenho de atividades envolvendo o sistema de produção da bovinocultura de corte em todos os seus ciclos.

22/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Ana Virgínia Leal

Zootecnista formada na Fazu . Possui curso de especialização em Nutrição e Alimentação de Ruminantes. Gerente da Fazenda Empresa Casa Nelore. Responsável pela condução de todas as atividades relacionadas com o manejo de cria, recria, reprodução e comercialização do rebanho

MINICURSO
O Cio do Som e o Sentido da Terra na Obra de Pena Branca & Xavantinho

Debater o legado musical da dupla caipira Pena Branca & Xavantinho. Moradores do município de Uberlândia, os irmãos se aventuraram na cena musical caipira e sertaneja, tornando-se destaques nacionais ao fazerem o caminho inverso da maioria dos artistas brasileiros urbanos que buscavam se alimentar dos elementos da natureza, ruralidade e religiosidade popular, transformando inúmeras canções da MPB, do tropicalismo, da bossa nova em arranjos caipiras. Com a gravação de Cio de Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque ganharam destaque internacional e até hoje é a dupla caipira-sertaneja com maior premiação nacional. A densidade de suas composições também se destaca na cena musical, foram inúmeras canções criadas por eles que retratam questões raciais, religiosas, as tensões entre o rural e o urbano, o desenvolvimento tecnológico do Brasil e as formas de amar o próximo e a natureza. Assim, a mesa redonda contará com trechos de canções musicados e que serão analisados por pesquisadores – professores e alunas – do IFTM campus Patos de Minas e Uberlândia-centro.

22/10/2021

14:00

https://youtu.be/ykpBEP_j0gg

Convidados

Ministrante: Eduarda Silvério Zuchetti

Aluna de iniciação científica do IFTM campus Uberlândia Centro.

Ministrante: Maria Clara Santos Oliveira

Aluna de iniciação científica do IFTM campus Uberlândia Centro.

Ministrante: Mariana Ribeiro Paiva

Aluna de iniciação científica do IFTM campus Uberlândia Centro.

Ministrante: Profª Mestre Andréa Cristina de Paula

Professora do IFTM campus Patos de Minas. Autora do livro: A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho.

Ministrante: Professor Dr. Márcio Bonesso

Professor do IFTM campus Uberlândia Centro. Autor do livro Encontro de bandeiras: as folias de reis em festa no Triângulo Mineiro.

Ministrante: Professor Mestre Fabrício Gomes Peixoto

Professor do IFTM campus Uberlândia Centro.

MESA REDONDA
Zootecnia 4.0

Serão apresentadas e discutidas aplicações de tecnologias na Zootecnia, de maneira direta e indireta, destacando a importância da Zootecnia 4.0/Zootecnia de Precisão para uma produção animal eficiente e integrada com o meio ambiente. Os quatro participantes demonstrarão tais aplicações mostrando a abrangência de atuação do (a) profissional zootecnista e a atuação interdisciplinar envolvendo outros (as) profissionais.

22/10/2021

14:00

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Debatedora: Adriele Giaretta Biase

Formada em Matemática (UFU). Atualmente pós-doutoranda em Ciência de Dados, com aprendizagem de máquina no ICMC/USP.

Debatedor: João Batista Gonçalves Costa Júnior

Graduado em Zootecnia pela UFRRJ. Atualmente Pesquisador científico da Intergado.

Debatedor: Ruan Douglas Rodrigues de Paula Souza

Zootecnista pela UFMT. Atualmente mestrando em Produção e Nutrição de Ruminantes pela UFR com linha de pesquisa em pecuária de precisão.

Debatedora: Taynara Tuany Borges Valeriano

Engenheira Agrônoma pelo IFTM Uberaba. Doutora em Produção Vegetal pela UNESP/Campus de Jaboticabal, na área de Modelagem Agrometeorológica.

MINICURSO
A gamificação como ferramenta para o ensino e aprendizagem

Será realizado um minicurso sobre a gamificação de conteúdos acadêmicos para alunos do ensino médio. Nesse minicurso será abordado inicialmente a os aspectos históricos e culturais da gamificação. Em um segundo momento será realizada uma abordagem contemporânea do tema, trazendo as dificuldades encontradas na aplicação em sala de aula. Em um terceiro momento será mostrado as perspectivas futuras de uso da abordagem gamificada no ensino da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Antônio Marcos da Silva

Ministrante: Cecílio Purcino da Silva Souza Neto

O minicurso será ministrado por 3 alunos do primeiro ano dos cursos integrado ao ensino médio do campus Patos de Minas, juntamente com o professor orientador do projeto de ensino Cecílio Purcino da Silva Souza Neto. Os alunos não possuem nenhum currículo construído. O professor é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia pela mesma Universidade, com ênfase no estudo das Doença de Chagas e Leishmaniose.

Ministrante: Fernanda Raquel Rodrigues Alves

Ministrante: Lucas Júnio de Oliveira Gonzaga

Ministrante: Luis Felipe Sousa de Carvalho

MINICURSO
Algoritmo por Evolução Diferencial (DE)

Neste evento será apresentado sucintamente o conceito e algumas aplicações dos Algoritmos por Evolução Diferencial nas áreas de logística, saúde e engenharia.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Carlos Paula Lemos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí (2001), Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí (2003), e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: comunicação sem fio, modelamento de canais, desvanecimento, distribuições de probabilidades e testes de melhor ajuste.

MINICURSO
A Língua Brasileira de Sinais e o Sujeito Surdo: conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais

De acordo com o IBGE, há cerca de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil, o que fez com que, a Comunidade Surda brasileira, lutasse pelo direito de utilizar uma língua visual - espacial, e ainda, pela implantação das escolas bilíngues. Nas décadas de 1980 e 1990, grupos em defesa da Comunidade Surda começaram a se organizar e a exigir do governo brasileiro uma proposta de inclusão maior e mais democrática para os surdos brasileiros. Atualmente, a Libras é uma das formas de comunicação presentes em nosso país, sendo reconhecida pela Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002. Portanto, faz se necessário uma ampla divulgação desta Língua, tendo em vista que, toda a população deve ter acesso a essa forma de comunicação. Por isso, os alunos do curso de Libras do Centro de Idiomas do IFTM, Campus - Patrocínio, elaboraram essa proposta de minicurso. Os mesmos apresentarão os aspectos históricos presentes na vida dos Surdos, a presença dessa cultura nas artes, nas escolas e a prática da Língua, através de uma abordagem interacional.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Douglas Rodrigues Fideles

Aluno do Cenid - Campus Patrocínio

Ministrante: Emerson Silva Freitas

Aluno do CENID - Campus Patrocínio

Ministrante: Jeanne Gonçalves Rocha

Pedagoga - Campus Patrocínio

Ministrante: Liliana Terrazas Balderrama

Aluna do Cenid - Campus Patrocínio

Ministrante: Marco Aurélio Santos Meireles

Aluno do Cenid - Campus Patrocínio

Ministrante: Maria da Graça Vieira Nunes

Aluna do Cenid - Campus Patrocínio

Ministrante: Maria Goretti Terezinha dos Anjos e Santos

Pedagoga - Campus Patrocínio

Ministrante: Millena de Castro Borges

Aluna do Cenid - Campus Patrocínio

Ministrante: Patrícia Soeiro de Alvarenga Almeida .

Aluna do Cenid - Campus Patrocínio

Ministrante: Vânia Abadia de Souza Ferreira

Intérprete de Libras do Campus Patrocínio

MINICURSO
Aprendizado de Máquina na prática com a linguagem R

Aprendizado de Máquina é um tema muito estudado na área da Inteligência Artificial e tem recebido muita atenção nos últimos anos, inclusive pelo mercado de trabalho, com alta demanda e ótimos salários para os cientistas de dados, que é como são chamados os programadores da área de ciência de dados/aprendizado de máquina. Neste minicurso iremos apresentar conceitos introdutórios da área de aprendizado de máquinas e a prática na linguagem de programação R

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Cíntia Carvalho Oliveira

Doutoranda em Ciências de Computação pelo ICMC da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente é docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio. Já atuou como Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Coordenadora de Extensão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. Já foi docente na Universidade Federal de Uberlândia e na Universidade de Uberaba. Foi coordenadora e Docente do curso de Especialização em Desenvolvimento Web na Universidade de Uberaba. Dedica-se ao estudo das áreas IoT, Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões, Processamento de Imagens, Informática na Educação, Técnicas Formais de Modelagem de Software e Desenvolvimento Web.

MINICURSO
Aprendizagem online em rede colaborativa

Na educação online, a aprendizagem significativa ocorre em rede de colaboração, aproximando a realidade virtual das atividades presenciais. O uso das tecnologias de informação e comunicação-TIC nas atividades pedagógicas não presenciais nas escolas brasileiras, contribuiu para o desenvolvimento de um novo paradigma educacional - o ensino remoto e/ou hibrido como modalidade de ensino. Nesse sentido, a educação online se apropria da cibercultura com objetivo de promover mecanismos de pensar a prática da aprendizagem em rede de colaboração.

22/10/2021

15:50

Link do google meet enviado ao e-mail dos inscrito 30 minutos antes do início

Convidados

Ministrante: Wéslley Mageski da Silva

Licenciando em Computação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM (cursando); Licenciando em Letras pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (concluinte); Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021); Filosofia pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (2009); Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia São Leopoldo - EST (2007). Pós-graduado (lato sensu) em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - IFES (2021); Pós-graduado (lato sensu) em Tecnologia Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFCE (2021); Pós-graduado (lato sensu) em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013); Pós-graduado em Gestão Educacional e Ensino Religioso pela Faculdade de Nova Venécia - UNIVEN (2009). Atualmente é professor contratado pela Prefeitura Municipal de Cariacica, atuando na modalidade de ensino híbrido na educação básica.

MINICURSO
Boas práticas Agrícolas e Certificação na Cafeicultura

As Boas Práticas Agrícolas podem ser consideradas como a adoção de procedimentos de produção que não agridem ao meio ambiente e promovem segurança para as pessoas envolvidas no campo, aliadas aos procedimentos de registros e de verificação.

22/10/2021

15:50

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia - Link: https://virtualif.iftm.edu.br/EVENTOS/presenca/?c=AG3R5J1Y7

Convidados

Ministrante: Carolina Lara Vasconcelos Ferreira

Engenheira Agrônoma/ Engenheira de Segurança do Trabalho.

Ministrante: Elisangela Pereira de Jesus

Engenheira Agrônoma

MINICURSO
Cancelado - Trânsito, Veículos e o Meio Ambiente

Por problemas de agenda do Ministrante, infelizmente a atividade será cancelada

22/10/2021

15:50

Por problemas de agenda do Ministrante, infelizmente a atividade será cancelada

OFICINA
Esporte de Orientação

A oficina “Esporte de Orientação” tem por objetivo compartilhar com os estudantes do Ensino Médio dos Institutos Federais os conhecimentos relacionados ao Esporte Orientação na perspectiva de aprimorar suas habilidades e técnicas relacionadas ao esporte capacitando-os para a prática da modalidade. A atividade também busca contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Educação Física, Geografia, dentre outras, cursadas ao longo do Ensino Médio, além de proporcionar alternativas para a prática de atividade física contribuindo para um estilo de vida saudável dos indivíduos. Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio dos Institutos Federais. Conteúdo: I. Conhecendo o Esporte Orientação. II. Leitura de Mapas de Orientação. III. Técnicas do Esporte Orientação.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos 30 minutos antes do início da atividade. Fique atento a caixa de entrada do seu e-mail.

Convidados

Ministrante: Débora Alvarenga Pereira Perugini

Débora Alvarenga Pereira Perugini é estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Atualmente, é bolsista no “Programa de Extensão Azimute Norte”. Em 2019, atuou como monitora na “Oficina de Orientação”, realizada durante o evento “III Orientação na Escola”, no CEFET-MG – Campus Contagem. Em 2020, participou da primeira corrida “Santander Virtual Trail-O”, da corrida “Virtual Trail-O COUFRJ'' e da corrida virtual “Trail-O Colômbia”. Participou do “Campeonato Brasileiro de Orientação Virtual (CamBOr Virtual)”, sendo medalhista de bronze na categoria “D-Iniciante”, e participou do “Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint Virtual (CamBOs Virtual PreO)”. Também participou do “Campeonato Sul-Americano de Orientação Virtual (SAOC Virtual)”, sendo medalhista de prata na categoria “Damas-Júnior” e quarta colocada no ranking geral. Além disso, ministrou online a palestra “Esporte de Orientação” realizado no evento virtual “IV Orientação na Escola” no campus Contagem do CEFET-MG e em 2021 ministrou online a aula de mapas e suas simbologias no “Mini Curso de Orientação Azimute Norte CEFET-MG”.

MESA REDONDA
Física Filosófica: Va()inas Quânticas - transversalidade de conhecimentos contra o negacionismo e a pós-verdade

O Física Filosófica é um projeto de extensão do IFTM que tem por objetivo a transdisciplinaridade. A partir de uma proposta temática, os membros do projeto promovem discussões de acordo com a área de conhecimento de cada um. Na presente oficina oferecida para a SNCT 2021, a proposta tem por intuito apresentar o problema da pós-verdade e as dinâmicas negacionistas que promovem falsas informações. Dessa forma, o grupo fará uma discussão crítica para explicar de que maneira a produção de conhecimento se faz na contemporaneidade e o que não pode ser aceito como conhecimento. Com isso, o projeto pretende contribuir com uma dos assuntos mais importantes do mundo hodierno.

22/10/2021

15:50

Canal do 'IFTM Campus Uberaba' no YouTube: https://youtu.be/C6LTCgIP4dM

Convidados

Ministrante: Adriana Nogueira Alves

Professora de Física do IFTM

Ministrante: Felipe Agostini Cerqueira

Professor de Sociologia do IFTM

Ministrante: Gabriela Costa Araujo

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com enfoque em antropologia, gênero e sexualidade. Autora do livro Bajubá: memórias e diálogos das travestis.

Ministrante: Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes

Professor de Filosofia do IFTM

Ministrante: Renato Soares Capellari

Professor de Biologia do IFTM

Ministrante: Ricardo Spagnuolo Martins

Professor de Física do IFSP

Ministrante: Thayanne Raísa Silva e Lima

Professora de Língua Portuguesa e Inglesa do IFTM

MINICURSO
Introdução à Língua Japonesa e à arte do Origami

Este minicurso objetiva levar conhecimentos introdutórios da língua japonesa àqueles que se interessam por ela, mesmo sem qualquer conhecimento a respeito. Além disso, une a língua à arte milenar dos origamis, destinando tempo também à realização conjunta de tais.

22/10/2021

15:50

Link do Google Meet enviado 30 minutos antes do início para os participantes

Convidados

Mediador(a): Lívia Letícia Zanier Gomes

Lívia Letícia Zanier Gomes coordena esta mesa-redonda e é professora de Língua Portuguesa , tem doutorado em estudos linguísticos, é educadora em transição para o Paradigma da Aprendizagem e coordena projetos no campus avançado UPT."

Ministrante: Theo Kenzo de Araújo

Theo Kenzo de Araújo é sansei, aluno do terceiro ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática no IFTM-CAUPT. Já ministrou oficinas no Projeto de Ensino "Oficinas no Campus" e tem domínio da língua japonesa devido à sua descendência oriental. Coordenando esta atividade, apoiando ao estudante, temos a professora Lívia Zanier, doutora em Estudos Linguísticos, professora efetiva do mesmo campus e coordenadora de diversas atividades e projetos no Caupt.

MINICURSO
MATEMÁTICA FINANCEIRA EM PLANILHAS

O primeiro pilar das finanças é o valor do dinheiro no tempo. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro. Eles devem, então, comparar os valores das somas de dinheiro em diferentes datas. O valor do dinheiro no tempo (VDT) se refere ao fato que dinheiro (um dólar, um euro, um yen, ou um real) na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do porquê isto é verdadeiro. Primeiro dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta. Neste curso, focalizaremos no cálculo dos juros simples e compostos, desconto composto e capitalização e amortização compostas feitos em planilhas.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Neilon José de Oliveira

lattes.cnpq.br/9936354357022932

Ministrante: RAFAELA CARDOSO ALVES PORTILHO

http://lattes.cnpq.br/2319995083889576

MINICURSO
Motivação x desmotivação em tempos de pandemia - 2ª edição

Uma conversa com os alunos buscando, a partir de palavras e frases emitidas por eles, expor diversos motivos para melhorar a motivação em tempos de pandemia.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Antônia Terezinha

Doutora em Psicologia - PUC/SP; Mestre em Psicologia da Educação - PUC/SP; Especialista em Psicologia Social - Barão de Mauá / RP-SP; Especialista em Administração Universitária - UFSC; Especialista em Teologia - Colégio Marcelino Champagnant, URA; Especialista em Psicologia da Personalidade e Desenvolvimento Humano - PUC/MG; Psicóloga Clínica (UNIUBE) e Pedagoga (FISTA, Uberaba-MG); Docente na UNIUBE nas áreas de Educação e Saúde - por mais de 20 anos; Docente no IFTM nas áreas de Psicologia, Ética e Orientação Profissional.

MINICURSO
Mulheres do Agronegócio

Mini curso abordando a participação da mulher no agronegócio . Dando ênfase a sua atuação no desempenho de atividades envolvendo o sistema de produção da bovinocultura de corte em todos os seus ciclos.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Ana Virgínia Leal

Zootecnista formada na Fazu . Possui curso de especialização em Nutrição e Alimentação de Ruminantes. Gerente da Fazenda Empresa Casa Nelore. Responsável pela condução de todas as atividades relacionadas com o manejo de cria, recria, reprodução e comercialização do rebanho

PALESTRA
Produção Alternativa e Mercado de Ovos

Palestra sobre a caracterização do ovo e avaliações de qualidade e cenário atual de exigências de consumidores, perspectivas de demandas e formas de atender.

22/10/2021

15:50

Google Meet. O link será enviado 30 minutos antes do evento para o e-mail cadastrado.

Convidados

Ministrante: Daniel Fernandes Mohallem

Médico Veterinária e Mestre em ciências veterinárias pela UFU. Experiência como oficial de bem-estar animal por mais de 10 anos. Atualmente é sócio da Planalto Ovos.

MINICURSO
Vamos conversar sobre Educação Financeira? Da prática ao consumo consciente

Diante da crescente necessidade de se pensar e colocar em prática a sustentabilidade, este minicurso apresenta Educação Financeira como meio para a formação de cidadãos conscientes de que sua relação individual com o consumo impacta o mundo coletivamente. O objetivo da atividade é abordar a Educação Financeira, o consumo consciente e a sustentabilidade através da interdisciplinaridade, com destaque para os seguintes conteúdos: - O que é Educação Financeira e quais são seus objetivos; - Orçamento: despesas fixas e variáveis; - Planejamento financeiro individual e familiar; - Conceitos envolvidos na Educação Financeira; - Histórico das relações de consumo; - Mapa da influência, gatilhos para o consumo; - Consumo, impactos ambientais e Pegada Ecológica - Dicas de documentários, filmes e leitura que trabalham a temática

22/10/2021

15:50

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia

Convidados

Ministrante: Evanice Urbano da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Atualmente, cursando Especialização no Ensino de Ciências e Matemática no IFTM. Atua como professora particular há mais de 16 anos, atendendo estudantes da rede pública e privada.

Ministrante: Janaina Nogueira da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Quirinópolis (2014). Atua como professora de Matemática na rede de ensino de Educação Básica do Estado de Minas Gerais na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra em Uberlândia- MG.

Ministrante: Jéssica de Oliveira Ferreira

Graduada em Tecnologia de Alimentos (2015) pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia e licenciada em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é pós-graduanda no curso de Especialização no Ensino de Ciências e Matemática pelo IFTM.

Ministrante: Solange Queiroz Souza

Graduada em Matemática, pela Universidade Federal de Lavras, possui experiência como professora de Matemática no ensino fundamental, ensino médio e técnico. Atualmente atua como professora de Matemática no Colégio Dom Eliseu e no colégio Império e Professora de Estatística na UNITEC - Paracatu-MG.

PALESTRA DE ENCERRAMENTO
A pandemia de Covid19 e o futuro da ciência brasileira

Palestra com o Professor DR. Pedro Curi Hallal com a temática "A pandemia de Covid19 e o futuro da ciência brasileira" Pedro é ex-Reitor da Universidade Federal de Pelotas e o epidemiologista responsável por uma das pesquisas mais relevantes sobre covid-19 no país, a Epicovid.

22/10/2021

19:00

Canal Oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Pedro Rodrigues Curi Hallal

Epidemiologista responsável por uma das pesquisas mais relevantes sobre covid-19 no país, a Epicovid. Ex-Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Educação Física, mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atua como docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da UFPel. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade do CNPq.

APRESENTAÇÃO CULTURAL
Apresentação Cultural

Apresentação Cultural de Fechamentos da SNCT 2021

22/10/2021

19:00

Canal Oficial do IFTM no YouTube

PALESTRA
Inclusão, e eu com isso?

Palestra sobre a importância da inclusão

22/10/2021

19:30

Youtube - Canal do IFTM - Campus Ituiutaba - https://youtu.be/Cd7zoWjQa64

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Comissão Central
ANA CLARA SANTOS COSTA
Comissão Central
BRUNO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Comissão Central
ISMAEL CARNEIRO GONÇALVES
Comissão Central
CÉSAR FRANCISCO DE MOURA COUTO
Comissão Central
DIVALDO SOARES DE OLIVEIRA
Comissão Central
ELDER DA SILVEIRA LATOSINSKI
Comissão Central
ERNANI VIRIATO DE MELO
Comissão Central
FERNANDA ROCHA DE FARIA
Comissão Central
JANE PAULA SILVEIRA SOARES DO NASCIMENTO
Comissão Central
JULIO CESAR NEVES DOS SANTOS
Comissão Central
JUNIA MAGALHAES ROCHA
Comissão Central
LEILA MARCIA COSTA DIAS
Comissão Central
MARIA DAS GRACAS ASSUNCAO DO CARMO
Comissão Central
MARINA ALVARENGA FRANCO
Comissão Central
RENATO SOARES CAPELLARI
Comissão Central
THAYSE MACHADO GUIMARAES
Comissão Central
TIAGO VIEIRA SOUSA
Comissão Central
WALTENO MARTINS PARREIRA JUNIOR
Comissão Central
MARIA DAS GRACAS ASSUNCAO DO CARMO
Comissão Central
ROMULO CESAR CLEMENTE TOLEDO
Responsável pelo ENPE
GUSTAVO CEZAR RIBEIRO
Comissão Central
HELVIO CARLOS VIEIRA JUNIOR
Coordenadora de Extensão
LUIZA HELENA ARAUJO DE OLIVEIRA

COMISSÃO ORGANIZADORA

Comissão Local CAUPT
DANILO BIZINOTTO BORGES

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
snct2021@iftm.edu.br
(34)3326-1404