Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo democratizar o acesso às instituições públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. Por meio dele, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – pode se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.
Caso o(a) candidato(a) tenha realizado mais de uma entre as três últimas edições do Enem, será considerada, para cada curso, aquela edição que mais favorece o(a) candidato(a), com base na média ponderada das notas do Enem de cada edição. Os(as) candidatos(as) com os melhores desempenhos são classificados de acordo com as opções de curso escolhidas, o número de vagas disponíveis, as modalidades de concorrência selecionadas e os pesos definidos para cada curso pela instituição.
O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos(as) candidatos(as), de acordo com a Lei de Cotas e suas atualizações, e também de acordo com as ações afirmativas definidas por cada instituição. Cada candidato(a) pode se inscrever em todas as modalidades que correspondam ao seu perfil, devendo ficar atento à comprovação, junto à instituição, das informações da modalidade em que for selecionado, no momento da matrícula.
Maiores informações sobre o SISU poderão ser obtidas em acessounico.mec.gov.br/sisu
Atualmente, o IFTM oferece 30% das vagas dos seus cursos de graduação para ingresso por meio do SISU. Essas informações podem ser acessadas em iftm.edu.br/editais/ingresso/cursos-graduacao
