Sisu
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, disponibilizará 100% de suas vagas dos cursos superiores para o ingresso por meio do SiSU – Sistema Unificado de Seleção.
O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. No início de cada edição do SiSU a Secretaria de Educação Superior (SESU) publica edital contendo os procedimentos que irão nortear o processo seletivo para ingresso nos cursos superiores.
Podem se inscrever no SiSU os candidatos que fizeram o Enem e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. O Enem a ser considerado é o estabelecido no edital publicado pela SESU/MEC.
A inscrição no SiSU deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem no ano a ser considerado no edital SESU/MEC. Caso o candidato não se lembre de seu número de inscrição ou de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisu, e sem a cobrança de taxas.
O candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano a ser considerado no edital SESU/MEC publicado em cada edição do SISU.
É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.
É permitido ao candidato, durante o período de inscrição modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Uma vez por dia, o SiSU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido.
Dentro do número de vagas serão respeitadas as reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). O IFTM disponibilizará 50% de suas vagas para a modalidade de reserva de vaga.
Modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 e vagas para pessoas com deficiência. O candidato faz a opção por uma destas modalidades no momento da inscrição, de acordo com seu perfil.
O candidato poderá ainda, optar por participar do Programa de Inclusão Social e ter acrescido à sua nota obtida no Enem, um bônus de até 40%. Podem participar do programa de inclusão social: candidato residente na abrangência do IFTM (20%) e candidato professor da educação básica em exercício (20%).
Atenção:é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisu, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.
O estudante deve comprovar que atende aos requisitos para preenchimento das vagas reservadas na instituição para a qual foi selecionado. A análise e decisão quanto ao atendimento dos requisitos compete à instituição de ensino.
O resultado do SiSU é consultado no boletim do candidato obtido na página do Sisu
O SiSU realiza uma chamada para matrícula e depois disponibiliza a uma lista de espera para as instituições realizarem convocações conforme número de vagas disponíveis.
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios :
- Maior nota obtida na redação;
- Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo para a realização da matrícula é definido em cronograma e disponibilizado na página do Sisu e pelas instituições participantes
Os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
O candidato deverá acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim do candidato, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do Sisu.
Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.
O IFTM publicará um edital contendo a forma de utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, que poderá ser: Convocação para matrícula na sequência da classificação dos candidatos, desconsiderando as ações afirmativas de bônus, conforme vagas ainda disponíveis/modalidade, ou, convocar os candidatos para manifestação de interesse na vaga por meio do envio de requerimento de manifestação de interesse à Comissão de Processo Seletivo – Copese/IFTM, para futura classificação e convocação para matrícula.
O candidato precisa ficar atento a este edital e acompanhar no site www.iftm.edu.br/ingresso a forma de utilização da lista de espera SiSU e as convocações.