Sobre as provas

O exame de proficiência consiste em uma prova que tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão e interpretação na leitura de diferentes tipos de textos científico-narrativos, dissertativos e descritivos, escritos em espanhol, francês, inglês ou português.

A prova será elaborada a partir de textos autênticos, extraídos de livros e periódicos disponíveis em bases eletrônicas ou em formato impresso disponível em bibliotecas, contendo 5 (cinco) questões discursivas de acordo com as 04 (quatro) áreas do conhecimento: Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas; e Letras e Linguística.

As respostas para as questões discursivas devem ser em língua portuguesa.

É permitido o uso de dicionário impresso para consulta durante a realização da prova. Não é permitido o empréstimo de dicionários ou o uso de dicionários ou tradutores eletrônicos ou de quaisquer outros equipamentos eletrônicos durante a realização dos exames.

A prova terá duração de até três horas. A aplicação e correção ficarão sob a responsabilidade dos professores selecionados pela Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM (CENID-IFTM).

O candidato deverá atingir no mínimo 60% de aproveitamento no exame para ser aprovado. Os conceitos obtidos correspondem às seguintes notas:


Conceito Nota
A 9,0 a 10,0
B 7,5 a 8,9
C 6,0 a 7,4
R 0,0 a 5,9

O prazo para interposição de recursos será de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do dia e horário da divulgação do resultado preliminar. Em nenhuma hipótese, serão recebidos recursos após esse período.