Sobre


O NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas é um núcleo permanente que tem por finalidade garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar do estudante com necessidades educacionais específicas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. O NAPNE está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino – PROEN e aos setores responsáveis pelo atendimento ao estudante nos campi: CAE – Coordenação de Apoio ao Estudante.

Os NAPNEs foram implantados nas instituições federais de educação profissional e tecnológica por intermédio do Programa TEC-NEP - Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do governo federal, criado a partir do ano 2000.

Entende-se por estudantes com necessidades específicas pessoas que apresentem, permanente ou temporariamente, condição que gere dificuldade significativa nas capacidades físicas, intelectuais, de aprendizagem e de sociabilidade.

O conceito de Necessidades Educacionais Específicas - NEE só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem, incluindo as chamadas superdotadas, bem como crianças de rua ou em situação de risco, as que trabalham, as pertencentes a populações remotas ou nômades, as pertencentes a minorias étnicas ou culturais, as desfavorecidas ou marginais e ainda aquelas que apresentam problemas de conduta ou de ordem emocional.

Princípios Norteadores

  • Universalização do acesso à educação;
  • Articulação entre os campi e entidades voltadas para as pessoas com necessidades específicas;
  • Contribuição para a construção de um novo paradigma educacional compreendendo a pessoa com necessidades educacionais específicas como sujeito social;
  • Auxílio no desenvolvimento da prática pedagógica, buscando novas bases conceituais / metodológicas para a educação inclusiva; e,
  • Apoio à formação continuada de profissionais na área de educação inclusiva em todos os níveis da prática educacional.

Finalidades

  • Desenvolver ações efetivas e eficazes de implantação ou implementação de programas e políticas de inclusão, conforme as demandas existentes nos campi do IFTM e região de abrangência; e,
  • Promover no IFTM a cultura da educação para a inclusão por meio de ações comportamentais e arquitetônicas, conjugando a igualdade e a diferença como valores indissociáveis que possibilitam uma maior equidade formal entre a comunidade escolar