Sobre


Apresentação

O NEDSEG é de natureza permanente, propositiva, consultiva e de assessoramento vinculado à Assessoria de Ações Inclusivas - AAI da Pró-Reitoria de Ensino - PROEN do IFTM.

A criação do NEDSEG justifica-se a partir do aspecto legal e jurídico, bem como da necessidade política e inclusiva da construção de um núcleo acadêmico que promova estudos, pesquisas e ações científicas e políticas voltadas para as questões de gênero, sexualidade e diversidade no IFTM.

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro é sustentado pelo princípio educativo da integração, que por sua vez multiplica a missão educacional diante das singularidades, ou melhor, das diferenças que constituem os campi. Nesse sentido, o NEDSEG é uma estratégia demandada pela comunidade acadêmica a fim de ser apresentado como mais um dispositivo a contribuir na formação de estudantes, ao se integrar de modo transversal aos currículos e, sobretudo, à realidade cotidiana de estudantes e de servidores.

Para além do cumprimento de legislações específicas em educação que prevêem a inserção de temas de combate à violência de gênero e de sexualidade, o Núcleo efetiva a integração na medida em que prima pelo sentido fundante do ato de integrar, qual seja, conectar e incluir as diferenças no espaço comum da instituição. Não é possível que o percurso formativo de estudantes seja distanciado da alteridade como condição humana, em outras palavras, não há processo educacional legítimo que ignore a necessidade de afirmar a existência das diferenças na sociedade enquanto dimensão humana.

O Nedseg primando pela diretriz pedagógica, tem a responsabilidade de assumir a igualdade menos como diretriz normativa de padronização e mais como dispositivo estruturante de formação. Isso quer dizer que falar das diversidades, do gênero e das sexualidades, é indispensavelmente compreender as ações de inclusão em busca da igualdade no interior da comunidade, afirmando e reconhecendo as diferenças como presenças que constitui a própria Instituição. Portanto, a missão institucional do Nedseg atualiza o IFTM como entendedor da educação como processo dinâmico, cuja relação entre ensino-aprendizagem, pesquisa-aprendizagem, e, extensão-aprendizagem, é estabelecida no reconhecimento inclusivo das pessoas como elas são, como se tornam e como se constroem.

Princípios Norteadores

  • Promover, estimular e apoiar ações formativas para estudantes e servidores sobre a temática gênero e diversidade;
  • Promover a equidade de gênero e sexualidade e combater todo tipo de discriminação contra as mulheres e a comunidade LGBTI+ no IFTM;
  • Sensibilizar a comunidade acadêmica para o debate sobre gênero e diversidade por meio da realização de rodas de conversa, palestras, cinedebates e grupos de leitura sobre o tema;
  • Acolher e orientar as vítimas de assédio e discriminação no campus;
  • Fomentar espaços e momentos de diálogos e trocas experiências e vivências enquanto dispositivo de formação em prol das relações éticas na realidade plural da comunidade;
  • Promover o diálogo com os outros núcleos: NEABI e NAPNE, a fim de ações conjuntas e de interseccionalidades;
  • Estimular a inclusão de temáticas de diversidade, gênero e sexualidade nos planejamentos de ensino das unidades curriculares por parte de docentes para o cumprimento das legislações pertinentes;
  • Estimular a participação de docentes em editais internos e externos de fomento ao ensino, pesquisa e extensão com temas relacionados ao Nedseg.

Finalidades

  • Promover a articulação entre os estudos de gênero e o campo da educação a partir da capacitação da comunidade acadêmica a fim de superar a desigualdade, a violência e a discriminação no âmbito do IFTM;
  • Desenvolver, assessorar e fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão que promovam uma educação da diversidade e alteridade, rompendo com a perspectiva sexista e misógina no ambiente escolar;
  • Assessorar o desenvolvimento de estratégias que garantam a permanência escolar dos estudantes que são constrangidos e discriminados por sua orientação sexual e de gênero em diferentes contextos sociais;
  • Incentivar a participação das mulheres e Lésbicas, Gays, Transexuais ou Travestis, Queer, Intersexo, Assesual e demais orientações sexuais e identidade de gênero (LGBTQIA+) no campo das ciências, demais formas de conhecimento e das carreiras acadêmicas;
  • Articular ações em conjunto com os movimentos sociais e culturais para a promoção das pautas relacionadas a gênero e/ou pertinentes à comunidade LGBTQIA+;
  • Incentivar e apoiar a promoção de políticas públicas no âmbito do IFTM que visem a equidade de gênero.