Estudante destaque no programa Seeds For the Future participa de visita à Huawei em São Paulo

O programa proporcionou neste ano diversas atividades de treinamento, intercâmbio cultural e desenvolvimento de projetos
Publicado em 05/11/2021 09:20 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Representantes do IFTM no Seeds For The Future
Crédito: Cedida pelo professor Saulo da Mata

Em evento promovido pela Huawei Brasil nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, a estudante Pryscilla Romão de Medeiros, do curso de Ciência da Computação, e o docente Saulo Henrique da Mata, ambos do IFTM Campus Ituiutaba, participaram da conclusão do Programa Seeds For The Future 2021. O encontro contou com a participação de 83 estudantes de 41 instituições de ensino de todo o Brasil.

O Seeds For The Future é promovido de forma global desde 2008, com início no Brasil em 2015, e tem como objetivo desenvolver talentos na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de fomentar um ambiente de troca de experiências entre estudantes de diferentes culturas.

Na primeira etapa, a edição deste ano teve duração de oito dias, com diversas atividades de treinamento, intercâmbio cultural e desenvolvimento de projetos no contexto do programa Tech4Good, com foco em questões ambientais e sociais.

Representante do IFTM no programa, Pryscilla Medeiros integrou a equipe digital4people, que sagrou-se vencedora do Tech4Good, cujo desafio era propor uma solução para atender uma demanda social.

"Nós tivemos sete dias para elaborar a proposta. Minha equipe propôs uma solução para o problema da demora no enchimento de cisternas, que ocasiona a falta de um recurso básico para a população. Com sensores nas cisternas, poderíamos monitorar o nível da água, indicando para os responsáveis pela gerência do serviço de abastecimento das cisternas quais unidades precisam de atendimento, antes mesmo da falta da água. Em paralelo, outro sistema seria responsável pelo cadastro de cisternas e pipeiros. A solução proposta aprimora o sistema atual utilizado pelo governo, o GPIPA", relatou Pryscilla, acrescentando:

"O programa me ensinou como realmente funciona a correria do desenvolvimento de um projeto, desde a escolha de qual área este pretende beneficiar, até a idealização da primeira versão do produto final. O evento, para mim, foi uma experiência de aprendizado tanto na área TIC, como na jornada de trabalho, além do intercâmbio cultural que me possibilitou ter contato com outra realidade tecnológica diferente da que temos no Brasil."

Os estudantes destaque desta edição do programa foram premiados com uma visita às instalações da empresa nas cidades de Sorocaba e São Paulo, e entendendo a importância da parceria com as instituições de ensino, firmada por meio da Huawei ICT Academy, o convite foi estendido aos coordenadores das Academias as quais os estudantes estão vinculados.

"O ecossistema de parcerias da Huawei com as instituições de ensino é de fundamental importância para estreitar os laços de docentes e discentes com as dinâmicas do mercado de tecnologia", declara o professor Saulo da Mata, atual coordenador da Academia Huawei no IFTM.

"Seja por meio dos cursos ofertados no ambiente virtual da academia, ou por iniciativas como o Seeds For The Future, os estudantes conseguem tecer sua rede de contatos, conhecer as demandas do mercado e estabelecer portfólios. As instituições conseguem oxigenar sua dinâmica pedagógica e a empresa entra em contato com estudantes com grande potencial. É uma relação ganha-ganha", completa o professor.

A comitiva conheceu as instalações do WareHouse da Huawei na cidade de Sorocaba-SP, centro de distribuição que utiliza uma rede 5G privada para a automação de diversos processos, desde a localização de itens por meio de tecnologias de Identificação por Rádio Frequência (RFID) até a movimentação de cargas por meio de robôs autônomos, os AGVs.

Os estudantes conheceram ainda o CEO da empresa no Brasil, Sun Baocheng, em uma sessão de perguntas e respostas, que também contemplou os diretores dos setores de recursos humanos, marketing e serviços. Outros locais visitados foram o OpenLab, que apresenta diversos serviços disponibilizados pela companhia, e o Centro de Inovação, com tecnologias de ponta que estão sendo desenvolvidas para aplicação nos próximos anos, inclusive o tão esperado 5G.

Durante o encontro, os participantes tiveram contato direto com os diretores da Huawei Brasil, os quais explanaram sobre as principais áreas de atuação da multinacional, destacando as oportunidades e expectativas de investimentos para os próximos anos.

Academia Huawei IFTM

No IFTM, a Huawei está presente por meio da Academia Huawei IFTM. A partir desta parceria, os estudantes do instituto podem ter acesso às iniciativas promovidas pela empresa no Brasil, como o ICT Competition e o Seeds For The Future. Além disso, a plataforma da Academia disponibiliza diversos cursos na área de TICs de forma gratuita para servidores, estudantes e comunidade externa ao IFTM.

Para conhecer mais detalhes sobre essa e outras parcerias do IFTM com as grandes empresas de tecnologia, acesse a página das Academias de Tecnologia do IFTM.