IFTM leva troféu de campeão na 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Uma das vocações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é a formação de profissionais para o campo, no trato com a terra e com os animais. A instituição reafirma seu destaque na área da Agropecuária com a conquista de premiações ao longo de anos. A mais recente delas ocorreu no dia 5 de março na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), na qual estudantes da instituição conquistaram o troféu de campeão da competição e ainda diversas outras premiações: medalhas de ouro e bronze na categoria Técnico Integrado ao Ensino Médio e o 4º lugar na categoria de desempenho individual.
A equipe Us Mineirin 2022, composta pelos estudantes Cícero Emanuel Marcelino Fernandes, Gustavo Lacerda da Silveira e Jonatas Rezende Artagnan, do IFTM Campus Uberlândia, sob a orientação do professor Heliomar Baleeiro de Melo Júnior, atingiu a maior pontuação durante a execução das cinco provas práticas da competição: Levantamento Planialtimétrico; Calda Bordalesa; Inseminação Artificial; Regulagem de Semeadora e Adubos e Fertilizantes. Assim, consagrou-se como uma das grandes vencedoras da 10ª OBAP, recebendo a medalha de ouro e o troféu de campeã.
Na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, a equipe Us Mineirin 2022 também levou ouro e troféu. Destacou-se também nesta modalidade a equipe Superpoderosas, do IFTM Campus Uberaba, que conquistou medalha de bronze. A última é composta pelas estudantes Francielly Almeida Chagas, Isabele das Graças Oliveira Alvarenga e Maria Eduarda Aparecida Caetano de Oliveira, sob a coordenação dos professores Eduardo Bucsan Emrich e Andrezza Kéllen Alves Pamplona.
Para o professor Heliomar Baleeiro de Melo Júnior, que conquistou pela terceira vez consecutiva um troféu da Olimpíada, participar e vencer uma competição nacional, tradicional e da importância da OBAP é motivo de muito orgulho, alegria, ânimo e esperança ao IFTM e à toda comunidade acadêmica. "Mais do que a premiação, minha alegria é ver o brilho e o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, desde quando começamos a definir a estratégia de estudos ainda na fase virtual da competição", relata o professor.
A docente Andrezza Pamplona reforça a importância de os alunos participarem desse tipo de evento, pois possibilita adquirir conhecimentos complementares àqueles vistos em sala de aula, possibilitando crescimento em diversos esferas da vida. “Apesar das dificuldades e dos desafios enfrentados em uma competição como a OBAP, a participação dos discentes em eventos desta natureza os auxilia a construírem aprendizados (seja acadêmico, pessoal ou profissional) e a atualizarem os conhecimentos, os quais contribuem para uma formação mais consistente e para o desenvolvimento de competências e habilidades para atuarem de maneira mais segura no mercado de trabalho”, explica Pamplona.
Além disso, a professora destaca que o evento mostra aos estudantes se eles realmente escolheram o curso certo, uma vez que promove o contato com a realidade da profissão. “É aconselhável que os alunos participem desse tipo de atividade para que possam absorver o máximo de informações e entender o seu curso e suas extensões no mercado de trabalho”, finaliza a docente.
A aluna Maria Eduarda conta que descobriu a OBAP assim que entrou no IFTM, em uma aula do professor Eduardo Bucsan, entusiasta e orientador do evento. “Me senti estimulada a participar para testar meus conhecimentos perante o restante dos alunos de agrárias de outras regiões e para aprender ainda mais com cada participante”, disse a estudante.
Perguntada sobre os maiores desafios enfrentados durante sua participação na olimpíada, Maria Eduarda aponta que foram o cansaço e a ansiedade. “O maior desafio, no meu ponto de vista, foi relaxar e focar com mais vigor nos aprendizados adquiridos do que nas eventuais falhas. Em alguns momentos, a ansiedade dominava e fazia com que nos sentíssemos inseguras”, revela a discente, que afirma ainda que, mesmo diante das dificuldades, ficou fascinada com o evento e com a oportunidade de poder vivenciar tal experiência. “Gostei e me senti muito realizada ao final da 10ª OBAP. Senti uma gratidão imensa por estar inserida em uma instituição que proporciona eventos fantásticos e promotores da ciência na vida dos jovens. Para mim, sem sombra de dúvidas, foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida”, conclui Maria Eduarda.
Para a estudante Isabelle das Graças, a OBAP foi apresentada por uma amiga, que a estimulou a participar. “Descobri a 10ª edição da OBAP por meio de uma amiga, que me convenceu a participar. Na fase online eu não estava animada, mas me esforcei e acabei conseguindo medalha. Quando soube que teria a fase presencial, fiquei mais motivada e entusiasmada”, conta a aluna, que complementa que o aprendizado humano é constante e nunca o suficiente, pois sempre há coisas novas a se aprender, e que isso pode servir de motivação para todos nós. “Espero poder participar de outras edições e aprender cada vez mais com elas”, finaliza Isabelle.
Um outro destaque do IFTM na competição foi o desempenho individual do estudante Cícero Emanuel Marcelino Fernandes, da equipe Us Minerin 2022. O aluno obteve a 4ª maior nota na prova teórica, ganhando medalha e troféu. “Ganhar em grupo, representando a instituição que a gente gosta e estuda, é uma felicidade que não dá para mensurar. Na OBAP, a gente estudou, divertiu, foi muito intenso", avalia Fernandes.
A 10ª edição da OBAP teve início em julho de 2021, quando cerca de 900 estudantes das redes federal, estadual e municipal, de mais de 300 unidades de ensino e 23 estados brasileiros, se inscreveram na competição. Destes, 108 estudantes foram para o Espírito Santo, no Instituto Federal (IFES), Campus de Alegre, nos dias 4 e 5 de março de 2022, participar da fase final e presencial, divididos em 36 equipes.
No dia 5 de março aconteceu também a cerimônia de encerramento e premiação, que contou com autoridades e gestores, além dos competidores representantes de 16 estados brasileiros.
A OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.
A OBAP é realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.
Benefícios da OBAP
A premiação obtida na OBAP pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior, por meio das vagas olímpicas; torna os medalhistas aptos a serem contemplados com recursos do Auxílio Brasil; e garante o direito dos vencedores da modalidade integrado participarem da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, a IESO.
Com informações de https://portal.conif.org.br/gerais/ifes-recebe-a-10-edicao-da-olimpiada-brasileira-de-agropecuaria-obap
Saiba mais na página da olimpíada.
Notícias relacionadas
- Estudante do IFTM Campus Ituiutaba conquista medalha na 19ª OBMEP e é convidado para Programa de Iniciação Científica
- Estudantes do IFTM Campus Uberaba participam da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia
- Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba participarão do Festival Nacional de Matemática, que acontece no Rio de Janeiro, de 5 a 7 de setembro
- Estudantes do IFTM Campus Ituiutaba se destacam na OBAP 2024
- Estudante do IFTM Campus Ituiutaba conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências 2023
- Medalhas de ouro e prata são conquistadas por alunos do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica