Chamada pública

Inscrições abertas para interessados em participar da Comissão Organizadora do V Forcult Sudeste

Evento objetiva ampliar discussões sobre gestão e produção cultural. Inscrições até 30 de março
Publicado em 18/03/2022 11:30 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Logomarca Forcult Sudeste
Crédito: Divulgação

A Coordenação Regional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste (Forcult Sudeste) informa que estão abertas, entre os dias 15 e 30 de março, as inscrições para interessados em compor a Comissão Organizadora do V Forcult Sudeste. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário.

Podem participar da referida comissão estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos em educação, pesquisadores e agentes culturais comprovadamente vinculados às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da Região Sudeste, conforme instruções dispostas em chamada pública.

O resultado preliminar será informado no dia 2 de abril e o definitivo, no dia 5 de abril, para o email dos candidatos conforme informado no ato da inscrição.

O V Forcult Sudeste será realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2022, e este ano e pela primeira vez, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) será a instituição-sede do evento.

Sobre o Forcult

Criado em 2017, durante o 13º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Forcult se estabeleceu como uma rede de articulação potente entre as Instituições de Ensino a partir da realização de encontros anuais a fim de ampliar as discussões acerca da gestão e produção cultural realizadas por essas irganizações. Nos anos posteriores, vários encontros regionais e estaduais foram realizados. Na Região Sudeste, as edições anteriores do evento foram:

2018 - Universidade Federal do ABC (UFABC);

2019 – IF Fluminense, quando integrou a programação do II Congresso Regional de Cultura;

2020 - Universidade Federal de Uberlândia (UFU);

2021 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição anfitriã. Também fizeram parte da comissão organizadora desta edição: IFES, IFF, IFSP, IFTM, UFMG, UFSCar, UFU e USP.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFTM, Ruy de Aguiar de Araújo Júnior, são eventos como esse que fortalecem a implementação das políticas culturais nas Instituições de Ensino. "Trata-se de valorizar a riqueza das diferentes culturas e apostar que a diversidade é a base de uma sociedade crítica e sem a qual nossas ações se perdem ética e moralmente”, explica o professor.

A vice-presidente da Coordenação Regional do V Forcult Sudeste, Roberta Daiane Ribeiro, ressalta que em 2021 o evento foi realizado pela UFRJ, uma das maiores universidades do país, e que em 2022, o IFTM aceitou o desafio. "Nossa região é muito rica culturalmente e temos muito não só a aprender, mas também a apresentar neste evento”, destacou Ribeiro.

Mais informações podem ser solicitadas pelo email forcultsudeste@gmail.com.