Eventos Institucionais

IFTM realiza o seu I Fórum de Inclusão e Diversidade

Evento reunirá as novas edições do Seminário de Educação Inclusiva, do Seminário Indígena e Afro-Brasileiro e do Seminário de Tradução e Interpretação em Libras/Português e trará a primeira edição do Seminário de Sexualidade e Gênero
Publicado em 26/09/2022 10:00 Atualizado em 11/10/2022 09:35
Imagem retangular com fundo branco escrito ao centro I FID Fórum de Inclusão e Diversidade do IFTM, reflexões e perspectivas sobre inclusão e diversidade no IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza, entre os dias 27 e 29 de setembro, seu I Fórum de Inclusão e Diversidade (FID), em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas.

O I Fórum de Inclusão e Diversidade da instituição traz como temática as “reflexões e perspectivas sobre inclusão no IFTM”  e tem como objetivo promover reflexão e formação sobre temas relacionados à educação especial, diversidade sexual e de gênero e à educação para as relações étnico-raciais, articulando as ações que foram  realizadas nos I e II Seminários de Educação Inclusiva (SEI), I e II Seminários Indígena e Afro-Brasileiro (Seminafro), I Seminário de Tradução e Interpretação em Libras/Português (SETILSP) e, incluindo, o I Seminário de Sexualidade e Gênero (SESGEN).

A programação do FID conta com mostras, apresentações culturais, palestras, mesas-redondas, rodas de conversas com a participação de servidores e discentes do IFTM, além de convidados externos.

A abertura do evento está marcada para às 8h30 do dia 27 de setembro e será realizada presencialmente no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, com a participação da Reitora Deborah Santesso Bonnas e demais autoridades. E será seguida de apresentações culturais, da palestra “Interseccionalidade na educação inclusiva – a sobreposição de violências relacionadas ao preconceito e discriminação” e das rodas de conversa “Ser estudante no contexto da diversidade”, “O panorama das ações inclusivas em Uberaba: desafios e perspectivas na promoção da inclusão de pessoas negras, indígenas com deficiência e/ou necessidades específicas e LGBTQIAPN+”. A programação da manhã será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFTM no YouTube.

Ainda no dia 27 o campus receberá as mostras “Zine das Meninas”, “Poemas Navio Negreiro”, “Jogos sobre diversidade de gênero”, “Frida Kahlo: pinceladas femininas e feministas” e “Elaborando soluções de engenharia para o desenvolvimento de pessoas”. A programação da tarde começa com uma apresentação cultural seguida da roda de conversa “Intolerância às religiões de matriz africana” e da palestra de encerramento do dia “Os direitos da pessoa com deficiência: desafios para a garantia da inclusão escolar”.

Dia 28 de setembro inicia a parte completamente virtual do evento, com transmissão ao vivo de toda a programação pelo canal oficial do IFTM no YouTube. Com início às 9h, o evento recomeça com a mesa-redonda “Praticando a educação de surdos: estratégias de ensino para estudantes surdos”, seguida pelas rodas de conversa “A violência contra os povos indígenas” e “Interculturalidade crítica: o que é e por que vivenciar?”. A programação ainda conta com a palestra “Metodologias de ensino para estudantes autistas” e termina com a roda de conversa “Machismo, homofobia e capacitismo: as consequências do preconceito e discriminação no ambiente escolar e nas atividades profissionais”.

No último dia, 29 de setembro, o evento segue de maneira remota com transmissão ao vivo e traz em sua programação, ao longo do dia, as rodas de conversa “Práticas inclusivas de aprendizagem”, “Letramento da pessoa surda”, “Dez anos da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) – conquistas, desafios e perspectivas para o futuro” e “Linguagem neutra e linguagem inclusiva”.

Na plenária final será feito o levantamento de proposições para a educação inclusiva do IFTM e a redação de documento para encaminhamento à gestão. Esse momento não será transmitido, sendo realizado apenas pela plataforma Google Meet, com limitação de público. A plenária encerra o dia e o Fórum de Inclusão e Diversidade do IFTM.

As inscrições para o evento estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas na página do I Fórum de Inclusão e Diversidade do IFTM.