Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

IFTM marca presença na 1ª edição do Programa LAPASSION em Rede

O primeiro conjunto de projetos multidisciplinares do LAPASSION foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Campus Itumbiara em três etapas: entre os dias 19 e 30 de setembro; de 1º a 18 de novembro; e, por fim, entre os dias 21 e 25 de novembro, com destaque para a realização do Demoday
Publicado em 29/11/2022 15:30 Atualizado em 05/12/2022 12:24
Foto colorida com membros do IFTM na cidade de Itumbiara/GO. Da esquerda para a direita: Deborah Santesso Bonnas, Juraci Alves Carneiro Júnior e Edilson Pimenta
Crédito: Edilson Pimenta

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) marcou presença na 1ª edição do Programa Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, sigla em inglês) em Rede. O representante da instituição na cidade de Itumbiara, local onde ocorreram as atividades do programa, foi o estudante Juraci Alves Carneiro Junior, do curso de Licenciatura em Computação do IFTM Campus Uberlândia Centro.

O primeiro conjunto de projetos multidisciplinares do LAPASSION foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Campus Itumbiara em três etapas: entre os dias 19 e 30 de setembro, Juraci participou da mobilidade acadêmica na cidade goiana na primeira parte do projeto; de 1º a 18 de novembro, o discente desenvolveu atividades virtuais junto com sua equipe; e, por fim, entre os dias 21 e 25 de novembro, presencialmente em Itumbiara, aconteceu a terceira e última parte, com destaque para o Demoday, realizado em 25 de novembro, dia em que todas as equipes multidisciplinares participantes apresentaram os projetos e as soluções desenvolvidas a estudantes, professores, gestores, empresários e autoridades políticas.

Nesta etapa, foram apresentadas ao todo 12 soluções, de 12 equipes formadas por estudantes de 32 instituições brasileiras pertencentes à Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica e de dois Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando um total de 47 campi, 55 estudantes e 14 tutores.

Juraci relata que se surpreendeu com a qualidade e com o ganho de experiência no LAPASSION em Rede. “Foi motivo de muita honra para mim representar o IFTM em um projeto de tanta qualidade, que envolve toda a Rede Federal e instituições de Portugal. Como já estou no oitavo período do curso de Computação, pude aplicar muito do que aprendi no IFTM e, também, aprender com colegas de outras instituições e áreas de conhecimento, que passaram a ser amigos que levarei para toda a vida. Com essa oportunidade, agora posso compartilhar com meus colegas de turma, conhecimentos adquiridos ao longo do projeto”.

“A estrutura do projeto, que buscou desenvolver o protagonismo do aluno em todas as etapas do projeto, fez com que além de habilidades técnicas, eu também desenvolvesse minhas habilidades comportamentais (Soft Skills), como desenvolvimento de liderança, trabalho em equipe e empatia, o que me tornou uma pessoa mais apta a enfrentar as crescentes demandas do mercado de trabalho”, acrescenta o aluno.

A reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, destaca que o LAPASSION em Rede demonstra a potência da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao “reproduzir e ampliar o projeto original europeu, que foi um sucesso mundial, e permitir que estudantes brasileiros e portugueses proponham soluções viáveis para problemas verdadeiramente enfrentados pela sociedade, e é essa cooperação de todos os envolvidos, para além dos muros de nossas instituições de ensino, que faz do projeto um laboratório ideal para nossos aprendizes”, explica Deborah.

Deborah complementa ainda que, “como reitora, apoiar e acompanhar o estudante do IFTM Juraci, que tão bem representou a nossa instituição nesta primeira edição, foi motivo de muito orgulho”.

Para custear despesas com deslocamento, estada e alimentação, Juraci contou com apoio financeiro ofertado pelo IFTM no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais). A execução do LAPASSION no IFTM coube à Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid), sob a liderança de Edilson Pimenta.

Saiba mais sobre o encerramento da edição 2022 do LAPASSION em Rede.

Sobre o LAPASSION em Rede

O Programa LAPASSION EM REDE é uma ação plurianual (2022-2025) que envolve toda a Rede Federal e Institutos Politécnicos de Portugal e consiste em ações multidisciplinares relativas ao "Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina" (LAPASSION, na sigla em inglês), por meio da metodologia BRAMPSSOL (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), proveniente de atividades anteriores conduzidas por Institutos Federais, orientadas para a inovação e iniciativas de fortalecimento e capacitação para Instituições de Ensino Superior (IES), objeto de parceria entre diversas instituições nacionais e internacionais. O tópico geral dos projetos multidisciplinares foi desenvolvido tendo como base o seguinte desafio: Otimização de Recursos para um Desenvolvimento Sustentável — Agenda 2050.