Processo Seletivo 2023/1

Útimo dia de inscrição para participação em processo seletivo do IFTM para 760 vagas remanescentes em cursos de idiomas

As vagas contemplam cursos de inglês, espanhol, francês e LIBRAS distribuídas entre os nove campi da instituição e dois polos. Podem se inscrever no processo seletivo candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independe da escolaridade e de ser ou não estudante do IFTM, que tenham determinado conhecimento da língua escolhida. As inscrições acontecem até 3 de fevereiro e custam R$50,00
Publicado em 27/01/2023 09:00 Atualizado em 06/02/2023 14:30
Imagem retangular de uma mulher negra e de um homem branco, ambos ao centro, representando dois estudantes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está novamente com oportunidades abertas para quem deseja avançar nos estudos de línguas estrangeiras. Por meio do Centro de Idiomas (CENID), a instituição lançou edital de vagas remanescentes para cursos de inglês, espanhol, francês e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com início ainda neste semestre.

São ao todo 760 vagas ofertadas pelos nove campi do Instituto e dois polos. Confira a distribuição das vagas por unidade e os cursos oferecidos:

Campus Avançado Campina Verde - 36 vagas (inglês básico e inglês intermediário);

Campus Ituiutaba - 55 vagas (inglês básico, inglês intermediário e espanhol básico);

Campus Paracatu - 99 vagas (inglês básico, inglês intermediário, espanhol básico e espanhol intermediário);

Campus Patos de Minas - 73 vagas (inglês básico, inglês intermediário, espanhol básico e espanhol intermediário);

Campus Patrocínio - 70 vagas (inglês básico, inglês intermediário, espanhol básico, espanhol intermediário e LIBRAS intermediário);

Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - 68 vagas (inglês básico, inglês intermediário, espanhol básico, espanhol intermediário e LIBRAS intermediário);

Campus Uberaba - 70 vagas (inglês básico, inglês intermediário, espanhol básico, espanhol intermediário, francês básico, francês intermediário e LIBRAS intermediário);

Campus Uberlândia - 68 vagas (inglês básico, inglês intermediário e espanhol intermediário);

Campus Uberlândia Centro - 85 vagas (inglês básico, inglês intermediário, espanhol básico, espanhol intermediário, francês básico e francês intermediário);

Polo João Pinheiro - 48 vagas (inglês básico e inglês intermediário);

Polo Ibiá - 32 vagas (inglês básico e inglês intermediário).

Inscrições

As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 3 de fevereiro e devem ser feitas pela página de ingresso do IFTM a um custo de R$50,00, que deve ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) exclusivamente no Banco do Brasil. É permitido se inscrever para apenas um único curso.

Podem participar do processo seletivo candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independe da escolaridade e de ser ou não estudante do IFTM, que tenha determinado conhecimento na língua escolhida para estudar.

Lembrando que o Instituto dispõe de Programa de Isenção da Taxa de Inscrição, destinado ao candidato que está cursando ou cursou o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou candidatos que são inscritos no CadÚnico, programa do Governo Federal.

O coordenador geral do CENID do IFTM, Edilson Pimenta, reforça que o edital em questão é para vagas remanescentes, ou seja, vagas que foram surgindo ao longo do tempo em virtude de desistência de estudantes por diversos motivos. “Assim, as vagas são para turmas que já estão em andamento, por isso é preciso que o candidato tenha certo conhecimento da língua escolhida. Para verificarmos seus conhecimentos, os candidatos passarão por prova on-line e entrevista on-line e assim conseguiremos encaixá-los na turma correspondente ao seu domínio do idioma”, explica Pimenta.

Reserva de vagas

O IFTM dispõe ainda de reserva de vagas, sendo 60% delas destinadas para candidatos oriundos de escola pública (federal, estadual ou municipal) com renda familiar bruta per capita (por pessoa) igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, 5% para pessoas com deficiência e 35% para os demais candidatos (ampla concorrência). No momento da inscrição, é preciso apontar devidamente em qual categoria concorrer, visto que, conforme edital, documentos comprobatórios da situação serão exigidos.

Processo Seletivo

A seleção é composta de duas etapas on-line: prova e entrevista. A primeira etapa é a prova, com 50 questões de múltipla escolha, que será realizada no dia 13 de fevereiro, das 19h às 20h30, e tem caráter eliminatório. A segunda etapa, entrevista, acontece entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, e tem caráter eliminatório e classificatório.

Para o curso de LIBRAS, o processo seletivo ocorre em etapa única de entrevista on-line.

Mais informações de como acontece cada uma das etapas estão disponíveis no edital, sendo responsabilidade dos candidatos acessarem os links e documentos no dia e hora determinados.

Resultados, recursos e matrículas

O resultado preliminar será publicado em 10 de março e o resultado definitivo, no dia 14 de março, ambos na página de ingresso do IFTM.

O prazo para interposição de recurso contra eles é de 2 (dois) dias após a publicação.

Informações sobre matrículas serão divulgadas juntamente com o resultado final, sendo que a primeira chamada dos candidatos aprovados está prevista para o período de 14 a 17 de março.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos resultados e convocações, uma vez que essas informações não serão fornecidas por telefone, fax ou telegrama.

O edital completo e novos comunicados estão disponíveis na página de ingresso do IFTM.