Polo de Inovação IFTM assina acordo para desenvolvimento de conservante natural para ração de cães
O Polo de Inovação IFTM e a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares assinam acordo de parceria com a empresa Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos LTDA, para desenvolvimento de conservante natural para ração de cães.
A Terpenia é uma empresa privada que se dedica à pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de bioinsumos a partir de extratos vegetais com base em tecnologias provadas em reconhecidas instituições de pesquisa brasileiras.
De acordo com a pesquisadora Érica Crosara Ladir de Lucca, responsável pelo projeto, o uso de conservantes sintéticos em rações de animais pet vem sendo uma preocupação para os tutores, tendo em vista que os conservantes mais utilizados na indústria de rações para pet são compostos sintéticos, denominados fenólicos primários. A pesquisadora salienta que há uma grande discussão a este respeito, já que existem pesquisas e indicações de órgãos reguladores de que o uso destes ingredientes sejam prejudiciais à saúde animal.
Lucca observa que o mercado de alimentação natural para pets vem crescendo muito nos últimos anos, e desenvolver novos produtos que possam substituir estes conservantes sintéticos é de grande importância para a indústria.
Com isso, o projeto visa ao desenvolvimento um produto conservador natural para ração de cães. Além disso, o projeto irá verificar os efeitos do fornecimento da dieta com ração com este aditivo sobre padrões fisiológicos e de envelhecimento de cães.
Segundo a Diretora Geral do Polo de Inovação IFTM, professor Fernanda Jardim, o mercado de alimentação natural para pets e outros animais está em forte expansão. O Polo valoriza parcerias com empresas inovadoras para desenvolvimento de produtos e formulações que atendam a critérios como saudabilidade, nutrição e respeito ao meio ambiente.
Com 2 anos de atuação, a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, vinculada ao Polo de Inovação do IFTM possui 9 projetos de inovação contratados em parceria com 11 empresas industriais, com cerca de R$ 4,5 milhões de recursos.
Serão investidos o montante de R$552.300,24 neste projeto, sendo que 33,33% do valor será financiado pela EMBRAPII, 11,62% pela Terpenia, 24,69% pelo SEBRAE (por meio de parceria com a EMBRAPII) e 30,35% pelo Polo de Inovação IFTM.
Para saber mais sobre como viabilizar projetos em parceria com o Polo de Inovação do IFTM, acessar o site www.iftm.edu.br/embrapii e entrar em contato pelo e-mail poloembrapii@iftm.edu.br.