Reconhecimentos e premiações

IFTM conquista o 3º lugar em maratona de dados sobre desigualdade de gênero no serviço público

Servidoras e estudantes integrantes dos Núcleos de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero da instituição participaram do evento no período de 6 a 10 de março em Brasília como parte das comemorações do mês das mulheres da Escola Nacional de Administração Pública
Publicado em 15/03/2023 08:00 Atualizado em 23/03/2023 10:53
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida das integrantes dos Núcleos de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero do IFTM com troféu nas mãos. Da esquerda para a direita: Ana Carolina Gomes Araújo, Luna Marquez Ferolla, Ivi Romaldino de Mates, Patrícia Campos Pereira e Thaislane Ferreira Alves
Foto colorida das integrantes dos Núcleos de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero do IFTM com troféu nas mãos. Da esquerda para a direita: Ana Carolina Gomes Araújo, Luna Marquez Ferolla, Ivi Romaldino de Mates, Patrícia Campos Pereira e Thaislane Ferreira Alves
Crédito: Comunicação ENAP

Durante a semana de 6 a 10 de março, servidoras e estudantes integrantes do Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram do Datathon, maratona de dados sobre desigualdade de gênero no serviço público promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em comemoração ao mês das mulheres.

A equipe do IFTM, denominada PluriElas, trabalhou no projeto DiversIFica, analisando dados do InfoGov, Siape, Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e Portal da Transparência, TSE e PNAD referentes aos (às) servidores (as) dos Institutos Federais (IFs) com o objetivo de levantar dados e informações sobre o ingresso de mulheres nessas instituições e a ocupação de cargos de liderança por elas. 

“O DiversIFica foi pensado como uma solução integrada ao Sigepe (conectado ao Módulo Processos de Seleção) para captação de dados via interface de gestão de pessoas e de candidaturas nos processos seletivos/concursos, considerando que após a maratona de análise de dados, a equipe diagnosticou que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica apresenta o cenário de 43% de mulheres ingressantes nos IFs e 56% de homens, sendo que essa proporção se mantém quando da ocupação de cargos de liderança”, explica a professora Luna Marquez Ferolla, uma das participantes do projeto.

Após as análises detalhadas a partir das interseccionalidades de gênero, raça, sexualidade, faixa etária e tempo de serviço, a causa raiz das desigualdades de gênero no serviço público foi identificada no ingresso no serviço público federal. “Nesse sentido, diante da ausência de informações oficiais do perfil das pessoas que se inscrevem nos concursos, o DiversIFica faria o mapeamento das variáveis que têm dificultado o ingresso de mulheres no serviço público”, detalhou Ferolla.

A equipe PluriElas foi premiada com o troféu de 3º lugar no Datathon. Fazem parte dela as servidoras Ana Carolina Gomes Araújo, do IFTM Campus Ituiutaba; Luna Marquez Ferolla, do IFTM Campus Uberaba; Sabrina de Cássia Mariano de Souza, do IFTM Campus Uberlândia Centro; Patrícia Campos Pereira, da Pró-reitoria de Ensino (Proen); e as estudantes Ivi Romaldino de Mates e Thaislane Ferreira Alves, ambas do IFTM Campus Uberaba.  

Para as representantes da equipe, a premiação representa o trabalho efetivo que tem sido desenvolvido pelos NEDSEGs nos campi e reitoria do IFTM com a participação da comunidade, visto que a análise de dados foi orientada pela experiência e atuação com os temas de gênero e sexualidade, objetos de trabalho do Núcleo. 

Ana Carolina complementa que pensar ações diretas pelo fim da desigualdade de gênero é indispensável para desfazer o teto de vidro no serviço público e, no caso do estudo, nos Institutos Federais, “sendo que esse teto diz respeito às dificuldades e barreiras invisíveis que não são apresentadas nos dados oficiais e que refletem na ascensão hierárquica das mulheres nas instituições, ou seja, na representação igualitária de gênero, raça e sexualidade na ocupação dos cargos de liderança”, destacou a professora.

Ainda durante a maratona, as participantes do IFTM se encontraram com ministras do governo federal, embaixadora da França, representante da ONU Mulheres e com a presidenta da Enap, que tiveram um momento de fala no evento para tratar sobre as políticas de gênero e de enfrentamento à violência contra a mulher.

A premiação do Datathon inclui também a publicação das análises apresentadas pelas equipes vencedoras para que as soluções apresentadas alcancem os órgãos do governo federal na implementação de ações que visem o fim das desigualdades de gênero no serviço público. 

A apresentação da equipe do IFTM está disponível no canal da Enap no YouTube - do minuto 20 ao 35 da transmissão.

Sobre o Datathon

O Datathon é uma competição de inovação aberta que utiliza a metodologia de maratona de dados para dar oportunidade para servidores (as) públicos (as), estudantes, acadêmicos (as) e outras pessoas interessadas em buscar identificar o que os dados disponíveis no Infogov e outras plataformas contam sobre as desigualdades de gênero no serviço público com o objetivo de buscar soluções inovadoras para questões de desigualdade de gênero em tal setor. 

Compartilhe:

Notícias relacionadas