Extensão

IFTM publica edital inédito de seleção de projetos de extensão que sejam liderados por mulheres e que discutam e trabalhem a questão de gênero

O edital “Mulheres na Extensão: protagonismo e ciência na sociedade” está com inscrições abertas agora até o dia 7 de abril. Em um primeiro momento, serão selecionadas as coordenadoras dos projetos, que devem ser servidoras em efetivo exercício na instituição. Posteriormente, acontece a seleção dos estudantes bolsistas, de responsabilidade da área de Extensão nos campi
Publicado em 28/03/2023 11:00 Atualizado em 31/03/2023 13:13
Imagem colorida de fundo vermelho escuro com 4 fotos coloridas de rostos de servidoras e estudantes do IFTM ao centro

Favorecer e estimular a abertura de mais espaços para mulheres em áreas e setores diversos nas instituições é uma forma de se lutar contra a superação das desigualdades de gênero, trazendo à tona não somente debates da temática como também, e principalmente, o protagonismo feminino neles.

Nesse sentido, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) lançou, de forma inédita, o edital “Mulheres na Extensão: protagonismo e ciência na sociedade”, que selecionará projetos de extensão liderados por pesquisadoras os quais discutam e trabalhem pautas que fundamentam o debate acerca da questão de gênero, como por exemplo, a história de luta e conquistas do movimento feminista; violência simbólica e o feminicídio de mulheres; a relevância e participação das mulheres na ciência, no mercado e na sociedade; políticas públicas e saúde feminina; dentre inúmeras outras.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 7 de abril. “Em um primeiro momento, serão selecionadas as coordenadoras dos projetos, exclusivamente mulheres, que devem ser servidoras em efetivo exercício na instituição. Posteriormente, acontece a seleção dos estudantes bolsistas, de responsabilidade da área de Extensão nos campi do IFTM”, explica Carlos Alberto Alves de Oliveira, pró-reitor de Extensão e Cultura da instituição, que reforça ainda que, quanto aos estudantes, podem participar tanto mulheres quanto homens.

A previsão inicial é que sejam apoiadas 12 propostas que, juntas, somem um montante final limitado a R$ 46.080,00 (quarenta e seis mil e oitenta reais), que é o valor disponível para esta seleção. Assim, cada projeto submetido não deve ultrapassar o valor de R$ 3.840,00 (três mil oitocentos e quarenta reais).

A seleção dos projetos será feita por comitê técnico de avaliação formado por servidores da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT) nos termos do edital.

Para a reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, primeira mulher a assumir tal cargo na instituição, iniciativas como essa são fundamentais para o enfrentamento das desigualdades de gênero e da discriminação contra a mulher, situações ainda muito vividas por elas nos mais diversos ambientes, inclusive nos meios acadêmicos. “Enfrentei e enfrento inúmeras situações desafiadoras no meu ambiente de trabalho pelo simples fato de ser mulher. Portanto, abrir cada vez mais espaços no Ensino, na Pesquisa e na Extensão para as mulheres é condição imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, digna e decente para todos nós”, ressalta a reitora.

O edital “Mulheres na Extensão: protagonismo e ciência na sociedade” está disponível na página de Editais do IFTM.