Polo de Inovação IFTM assina acordo de parceria para desenvolvimento de fertilizantes foliares de alta performance com tecnologia de sistemas nanoparticulados
O Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) acaba de fechar um novo acordo de parceria com a empresa Futura Biomoléculas. O objetivo é o desenvolvimento de fertilizantes foliares de alta performance utilizando a tecnologia de sistemas nanoparticulados.
A tecnologia de sistemas nanoparticulados consiste em criar pequenas partículas de materiais que possam ser utilizadas como aditivos em diversas aplicações, como no caso dos fertilizantes foliares. Isso permite que a absorção das substâncias seja mais eficiente, o que aumenta o desempenho das plantas e reduz o consumo de recursos.
Segundo o professor Hamilton César de Oliveira Charlo, coordenador do projeto, a parceria com a Futura Biomoléculas será fundamental para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a agricultura, contribuindo para o desenvolvimento do setor agrícola, que tem grande importância no desenvolvimento econômico da região e do país.
Além disso, o professor ressaltou a importância do financiamento da Embrapii e do Sebrae, que permitiu a execução do projeto.
A diretora do Polo de Inovação, professora Fernanda Barbosa Borges Jardim, destacou que com esse novo contrato, o Polo de Inovação do IFTM reafirma sua posição como uma referência em tecnologia e inovação na região. Informou que o Polo possui parceria com 13 empresas, sendo 11 contratos contratados, perfazendo mais de R$5,4 milhões. Enfatizou que o Polo oferece infraestrutura de alto nível, suporte técnico especializado e acesso a recursos financeiros para incentivar a inovação e o empreendedorismo.
A expectativa é que o resultado da parceria entre o Polo de Inovação do IFTM e a Futura Biomoléculas traga benefícios para todo o setor agrícola, melhorando a produtividade e a qualidade dos produtos e, ainda, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e um uma possível redução no preço dos alimentos aos consumidores.
Serão investidos R$ 851.664,58 no projeto, sendo que 50% são financiados pela Embrapii, 17,61% pelo Sebrae (por meio de parceria com a Embrapii), 8,26% pela empresa Futura Biomoléculas e 24,13% pelo IFTM.
Para mais informações sobre o Polo de Inovação do IFTM, acesse https://iftm.edu.br/embrapii/ ou pelo e-mail poloembrapii@iftm.edu.br.