IFTM Musical

Campus Uberlândia Centro faz bonito em Festival Estudantil de Música de Uberlândia

Todos os estudantes inscritos ganharam premiações em competição realizada no último sábado
Publicado em 25/04/2023 11:00 Atualizado em 25/04/2023 14:23
Compartilhe:
Compartilhe:
Campus teve quatro canções classificadas e sete estudantes ao todo nas apresentações das músicas
Campus teve quatro canções classificadas e sete estudantes ao todo nas apresentações das músicas
Crédito: Núcleo IF em Rede (Giovanna Bernardes e Robson de Rezende)

Sábado foi o momento de deixar os cadernos e livros um pouco de lado e subir ao palco para fazer propagar a música na cidade de Uberlândia. E os estudantes do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), abusaram dos acordes bonitos neste dia, no palco do auditório 3Q da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Todos os participantes do Campus ganharam alguma premiação no Festival com as canções inscritas e conquistaram resultados importantes para o IFTM com suas obras.

A canção “Mundo”; composta pelo estudante Filipe Valadão, do 1º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas e interpretada pela por Anna Laura Carvalho Marques, do 3º Comércio, ficou com o 2º lugar geral no Festival. A canção “Como sei que não vou errar”, de Yasmim Miranda, do 2º ano do curso de Comércio, e apresentada ao lado de Lucas Henrique Pereira Gomes, do 2º Comércio, ficou com o prêmio de melhor letra. A canção “Sinto sua Falta”, de Mariana Souza, do 2º ano do curso de Comércio, foi executada ao lado de Sofia Fernandes Camilo, também do 2º Comércio e ficou com o prêmio de Melhor Melodia. E a canção “Faz Tempo”, do estudante Thiago Daniel Freitas Ribeiro, do 2º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas, ganhou o prêmio de melhor interação com o público.

A diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, comentou sobre a premiação dos estudantes e ressaltou o talento dos alunos do Campus, que estão sempre envolvidos em premiações de diferentes áreas. “Quero parabenizar cada um dos estudantes participantes e premiados, assim como os professores que incentivam a música em nosso Campus. É um privilégio perceber que o talento dos nossos estudantes gera destaque nos mais diversos tipos de premiação, desde competições do conhecimento e esportivas, até culturais e artísticas. Nossa escola conta com muito talento e nosso trabalho como educadores é criar condições para que esse talento ultrapasse sempre os muros do Campus. Fico muito feliz com o resultado e espero ouvir as canções criadas pelos nossos artistas ecoando cada vez mais longe”, parabenizou a diretora.

Os professores Elder Latosinski e Márcio Bonesso, que atuam juntos na UCP de Práticas Musicais, foram incentivadores dos estudantes na participação do evento. Durante a Unidade Curricular Politécnica (UCP), os estudantes têm contato com a música, desenvolvem a habilidade musical e trabalham em composições próprias.

As canções foram avaliadas por um grupo de jurados que atuam na área musical em Uberlândia. As canções foram avaliadas a partir das letras, afinação e interpretação e arranjo, originalidade e conceito, além de comunicação com o público. Houve premiação com troféus e certificado de participação para 1º, 2º e 3º lugar, melhor letra, melhor arranjo musical, melhor intérprete e música de maior comunicação com o público. A premiação foi realizada no local, seguinte à apresentação das músicas, e as sete melhores classificadas vão fazer parte de um álbum do Festival.

Sobre o Festival

O Festival de Música Estudantil de Uberlândia visa valorizar a música autoral, promover a produção musical e incentivar novos talentos no município de Uberlândia e região. O Festival foi viabilizado a partir do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia.

O objetivo do projeto é fomentar o fazer artístico nas escolas, estimular as produções estudantis e educativas de música e incentivar o público infanto-juvenil à prática da produção autoral tendo como base a formação crítica e o protagonismo juvenil.

O Festival funciona como uma interessante janela para expressão de sentimentos e propagação de potencialidades dos estudantes. É também uma vitrine para descoberta de novos talentos.

A iniciativa é voltada para estudantes matriculados no ensino fundamental ou médio da rede pública municipal ou estadual de Uberlândia. As músicas participantes devem ser inéditas e de autoria do estudante, podendo ter co-autoria desde que o outro autor seja também estudante da rede pública como diz o regulamento.

Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.festivalestudantildemusica.com.br ou pelo perfil do instagram www.instagram.com/festivalmusica2023.

Compartilhe:

Notícias relacionadas