PALESTRA

Computação Forense foi tema de palestra realizada no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebeu profissionais da Polícia Civil de Minas Gerais em encontro ocorrido na última segunda-feira, dia 22 de maio
Publicado em 24/05/2023 16:25 Atualizado em 29/05/2023 13:57
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular com várias fotografias e à frente delas um investigador
Imagem retangular com várias fotografias e à frente delas um investigador
Crédito: Divulgação

No dia 22 de maio de 2023, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico recebeu a visita do Delegado Tiago Cruz Ferreira e do Investigador Guilherme Laterza Silva. Eles foram recebidos pelos professores Marco Antônio Maciel Pereira e Jefferson Beethoven Martins para apresentarem como é o cotidiano do combate ao crime utilizando ferramentas computacionais.

O desenvolvimento dos meios de comunicação e o aprimoramento das tecnologias tem levado os usuários a obter uma gama de opções que vão desde o entretenimento, o trabalho e a usabilidade pessoal. Conectados à rede mundial, além dessas opções, os usuários podem também estar vulneráveis à ação de criminosos, pois grandes quadrilhas utilizam aplicativos para a sua comunicação e armazenamento de dados.

E quando se trata de coleta, preservação e análise de dados eletrônicos que envolvam computação, entra em ação a Computação Forense. Por meio dela é possível utilizar técnicas e habilidades especializadas para recuperação desses dados que foram perdidos ou intencionalmente apagados.

O profissional de TI atua, junto aos delegados e investigadores, para gerar provas que levem os criminosos à prisão. E é por isso que a computação forense tem ganhado destaque.

Segundo os profissionais da Polícia Civil de Minas Gerais, é impossível falar em investigação/inteligência sem que um profissional de TI esteja presente. Essa palestra amplia a visão sobre as possibilidades de atuação profissional dos alunos de ADS.

Compartilhe:

Notícias relacionadas