Mobilidade Internacional

Mais uma delegação de estudantes e servidores do IFTM finaliza intercâmbio no Canadá

Os intercambistas ficaram em Toronto, na província de Ontário, de 24 de abril a 20 de maio, onde vivenciaram línguas e a cultura local, além de participarem de aperfeiçoamento profissional
Publicado em 25/05/2023 12:00 Atualizado em 29/05/2023 13:29
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida da delegação de intercambistas do IFTM e de outras instituições segurando certificado de participação em mãos
Foto colorida da delegação de intercambistas do IFTM e de outras instituições segurando certificado de participação em mãos
Crédito: ILSC

Um estudante e oito servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram de vivência linguística e cultural na cidade canadense de Toronto, na província de Ontário, durante o período de 24 de abril a 20 de maio.

Selecionados em edital de Mobilidade Internacional da instituição, lançado pela Coordenação-geral do Centro de Idiomas (CENID) e Relações Internacionais, os intercambistas passaram cerca de 30 dias convivendo com estudantes do mundo inteiro na  escola de línguas ILSC, destacada rede de escolas de línguas com sede em vários países e parceira do IFTM no Canadá.

Na unidade da ILSC em Toronto, a delegação participou de cursos de inglês em turmas multiculturais com professores nativos e também tiveram a oportunidade de realizar aperfeiçoamento profissional por meio de observação de rotinas de profissionais locais, em um processo de internacionalização conhecido por shadowing. Tal observação se deu em faculdades e postos de trabalho locais, como parte do programa de formação continuada preparado pela ILSC em conjunto com o IFTM.

A equipe da instituição no exterior foi composta pelo estudante Rubens Ramos Del Padre, do IFTM Campus Uberlândia, e por oito servidores: Elaine Carvalho de Lima Oliveira, do IFTM Campus Patos de Minas; Leandro Galzerano, do IFTM Campus Uberlândia; Luciana Couto Lemes, Rejane Alves de Almeida, Eduardo José Pacheco e Fernanda Cristina Costa Lopes, da Reitoria; Welisson Marques, do IFTM Campus Uberaba; e Adriana Souza Aguiar, do IFTM Campus Patos de Minas, líder da delegação.

Para Luciana Couto, a oportunidade de aprender a língua inglesa em vivências diárias foi o ponto alto da ação de mobilidade internacional. “Sempre tive vontade de aperfeiçoar a língua inglesa no exterior e ter sido contemplada no programa de intercâmbio do IFTM viabilizou essa ação. Foi muito enriquecedor passar cerca de um mês em um novo país, estudando em uma escola que é referência em solo canadense e vivenciando, dia após dia, nas ruas, língua, arte e cultura locais”, destaca a servidora, que atua no IFTM há 13 anos.

A oportunidade de realizar uma ação de intercâmbio com a organização do IFTM também foi motivo de destaque para o estudante Rubens Ramos Del Padre. “Sempre me interessei por conhecer o Canadá, mas nunca tinha tido essa oportunidade. Assim, poder ter participado dessa ação, por meio do programa de mobilidade internacional do IFTM, permitiu que eu aprimorasse meu nível de inglês, além de vivenciar experiências fantásticas e emocionantes. Por fim, foi também gratificante desenvolver habilidades sociais dia após dia”, observa Rubens.

Adriana Aguiar, líder da delegação no Canadá, ressaltou a construção coletiva que se deu no período de intercâmbio. “Ter a oportunidade de estar no Canadá, como líder da delegação do IFTM, foi incrível, pois pude participar ativamente do momento de construção coletiva de nosso grupo e vivenciar – com nossos servidores e estudante – cultura e línguas canadenses”, acentua a professora.

Programa de Mobilidade Internacional do IFTM no Canadá

Trata-se da terceira delegação de estudantes e servidores do IFTM em Toronto, no Canadá. As duas outras edições ocorreram em 2022 e marcaram o início das atividades de intercâmbio no âmbito da parceria entre IFTM e ILSC-Greystone College.

Esta terceira edição, entretanto, teve um tom diferente devido ao fato de a reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, e o coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais da instituição, Edilson Pimenta, terem testemunhado pessoalmente a participação da delegação brasileira. “Em mais uma ação importante de internacionalização, o IFTM se fez presente em solo canadense. Desta vez, como eu já tinha uma outra agenda na mesma cidade de Toronto no mês passado, quando representei o IFTM no Congresso Mundial da WFCP e na reunião com a Câmara Comércio Brasil-Canadá, fiz questão de ir pessoalmente à ILSC, escola canadense que é nossa parceira, onde estavam estudando nossos servidores e discente, e acompanhar in loco a qualidade do ensino da rede ILSC e a satisfação da nossa delegação ao vivenciar língua e cultura diariamente, em um país que entrega cordialidade, receptividade e diversidade cultural”, explica Bonnas.

A multiculturalidade sentida pelos membros da equipe do IFTM se estendeu também ao contexto escolar da ILSC. É o que relata o professor Edilson Pimenta. “Visitarmos a ILSC em Toronto, no último mês, foi realmente muito relevante. Foi a nossa oportunidade de confirmar o que a líder da delegação, professora Adriana, e demais membros da delegação, já nos passavam diariamente: a nossa parceira canadense oferece estrutura física e pedagógica de ponta, além de reproduzir em seu ambiente interno a multiculturalidade, que também é sentida nas ruas canadenses”, disse Pimenta.

O coordenador explica que antes de firmar parceria com instituições internacionais, é avaliado se a atuação da organização potencialmente parceira condiz com a proposta e com a missão do IFTM e também se ela opera na noção de bilateralidade, o que é importante para o Instituto. Nesse sentido, foi fundamental a atuação da Toronto First Steps, agência canadense dirigida por Danielle Ferreira, que intermediou as tratativas para que a parceria entre IFTM e ILSC-Greystone College se efetivasse.

“Não gostaríamos que nossos intercambistas desfrutassem de um curso internacional de baixa qualidade. Com o respaldo da agência que intermediou as ações entre ILSC e o IFTM, a Toronto First Steps, concluímos a ação com a segurança de termos realizado mais um processo de internacionalização de peso. Oito servidores e um estudante retornaram a suas atividades com mais conhecimento e vivências, abertura ao novo, mais tolerância às diferenças e mais bagagem cultural para compartilhar com os colegas”, finaliza Edilson.

Incentivo do IFTM

Mediante os editais publicados, os intercambistas contaram com diferentes fontes de apoio institucional. Para os servidores, foram ofertadas ações de orientação e acompanhamento pré-embarque, além de assessoria durante a viagem, quando necessário. Contaram ainda com afastamento do trabalho com ônus limitado, ou seja, enquanto eles aperfeiçoavam habilidades linguísticas, profissionais, culturais e comportamentais, o IFTM, amparado pela Lei nº 9991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal, manteve seus salários.

Já o estudante que participou do intercâmbio esteve amparado pela Instrução Normativa nº 81 do IFTM, que versa sobre autorização para fazer parte de ação de Mobilidade Internacional de Curta Duração no exterior sem qualquer prejuízo acadêmico. Isso significa que, por ter estado em representação institucional no Canadá, no retorno, ele terá direito às atividades avaliativas aplicadas durante a estada no exterior, o que é compreendido como mais um ponto positivo da ação de Mobilidade Internacional.

É válido destacar também que outros estudantes foram selecionados na ação. Contudo, nem todos os vistos foram emitidos a tempo, por conta de alto fluxo de documentação nos Consulados americano e canadense em contexto de pós-pandemia. Esses selecionados, que já participaram de toda a preparação pré-embarque ofertada pelo IFTM, serão convidados a compor a próxima delegação de intercambistas da instituição, cuja seleção deve ser iniciada ainda em 2023.

Compartilhe:

Notícias relacionadas