Conif

Fóruns do Conif criam diretrizes com orientações para a promoção da cultura de paz na Rede Federal

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica publicou, no dia 24 de maio, o documento "Diretrizes para a promoção de uma cultura de paz e segurança no ambiente educacional". Com diretrizes nos âmbitos educativo, formativo e de segurança institucional, o texto é uma primeira introdução apresentando indicações de caminhos a serem seguidos pelas instituições para a construção de espaços mais plurais e seguros
Publicado em 25/05/2023 10:30 Atualizado em 26/05/2023 12:27
Imagem retangular de fundo azul com desenho de uma mão, em branco e ao centro da imagem, fazendo um V. Logo abaixo escrito, também em branco, "Educar em Prol da Vida"

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, nesta quarta-feira (24/5), o documento "Diretrizes para a promoção de uma cultura de paz e segurança, no ambiente educacional". Com diretrizes nos âmbitos educativo, formativo e de segurança institucional, o texto é uma primeira introdução apresentando indicações de caminhos a serem seguidos pelas instituições para a construção de espaços mais plurais e seguros.

A publicação foi produzida pelo Comitê Gestor dos Fóruns do Conif, responsável por subsidiar e assessorar o pleno do Conselho em temas de interesse da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. "Sabemos que construir uma cultura de paz e segurança não é uma tarefa fácil, mas é uma responsabilidade que compartilhamos como membros dessa Rede", destaca a coordenadora do Fórum de Desenvolvimento Institucional do Conif, Juliana Andrade.

"Ao trabalharmos juntos e adotarmos as diretrizes propostas poderemos criar uma mudança cultural positiva e duradoura, em nossas instituições, contribuindo para que estudantes e profissionais atuem como agentes transformadores no ambiente educacional e em suas comunidades", completa Juliana.

O aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio, violência e agressividade, dentro das instituições de ensino de todo o país, acendeu um alerta nas comunidades acadêmicas. Diante desse cenário, os gestores da Rede Federal têm se mobilizado para buscar soluções de enfrentamento do problema por meio da promoção de ações educativas e do fornecimento de subsídios aos campi na busca por medidas de prevenção da violência no ambiente escolar.

Ações sistêmicas

No dia 28 de abril, as instituições da Rede Federal se uniram para sensibilizar a comunidade acadêmica em prol de um ambiente escolar de paz, por meio de um abraço simbólico nos campi espalhados pelo país. A data foi escolhida por ser o Dia Mundial da Educação, e a proposta é que os servidores, terceirizados e estudantes possam dialogar e refletir sobre a construção de espaços mais plurais, de aceitação, respeito e conhecimento.

Fonte: https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/foruns-do-conif-criam-diretrizes-com-orientacoes-para-a-promocao-da-cultura-de-paz-na-rede-federal