Processos Seletivos 2023/2

Programas de pós-graduação Lato e Stricto Sensu do IFTM Campus Uberaba estão com inscrições abertas para seleção de alunos regular e especial

São 197 divididas entre a Especialização em Gestão Ambiental e os Mestrados em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Profissional e Produção Vegetal
Publicado em 26/05/2023 14:01 Atualizado em 02/06/2023 19:13
Compartilhe:
Compartilhe:
#ParaCegoVer #ParaTodosVerem #DescreviParaVocê: Imagem de dois jovens, ambos com a pele morena e sorrindo, a mulher está na frente, tem cabelo castanho escuro e está vestindo uma jaqueta de couro preta, com uma camiseta branca. O homem, que está atrás da mulher, usa barba e óculos de armação preta, além de vestir uma camiseta rosa, com bolso e detalhe cinza.
#ParaCegoVer #ParaTodosVerem #DescreviParaVocê: Imagem de dois jovens, ambos com a pele morena e sorrindo, a mulher está na frente, tem cabelo castanho escuro e está vestindo uma jaqueta de couro preta, com uma camiseta branca. O homem, que está atrás da mulher, usa barba e óculos de armação preta, além de vestir uma camiseta rosa, com bolso e detalhe cinza.
Crédito: Divulgação

Para os interessados em atualizar e aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, o IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para processos seletivos nas modalidades Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado profissional), somando 197 vagas, divididas entre os cursos de Especialização em Gestão Ambiental (25 vagas) e os Mestrados de Ciência e Tecnologia de Alimentos (15 para aluno regular e 45 para aluno especial), Educação Tecnológica (24 para aluno regular e  16 para especial) e o de Produção Vegetal, que disponibiliza 72.

Para participar dos Processos Seletivos, os candidatos devem atender aos pré-requisitos de cada Programa de Pós-graduação e, realizar sua inscrição apenas pela internet, na Página Ingresso, levando em consideração, a documentação necessária e os prazos estabelecidos nos editais.

Segundo o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Uberaba, o professor Bruno Pereira Garcês, “Os cursos de pós-graduação Lato Sensu do IFTM Campus Uberaba contam com um corpo docente altamente qualificado, com experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de Meio Ambiente e Geoprocessamento, e irão orientar os estudantes para que apliquem todos os conhecimentos diretamente no mundo do trabalho”.

“Os cursos de pós-graduação Stricto Sensu, a nível de mestrado profissional, tem como objetivo principal a formação de profissionais, que já atuam nas áreas de educação, produção vegetal e ciência e tecnologia de alimentos. Os estudantes terão oportunidades de realizar pesquisas e desenvolver produtos técnicos e tecnológicos aplicados para a sua atuação profissional, possibilitando avanços na carreira, novas oportunidades e a melhoria dos processos nas escolas, no campo, indústrias e outras possíveis áreas de atuação”, explicou Garcês.

Inscrições – Para os Programas de Mestrado em Ciência e Tecnologia em Alimentos e Educação Tecnológicas, os candidatos podem ser inscrever até o dia 31/05, como alunos especiais, válido para o de Produção Vegetal e, até o dia 01/06, para alunos regulares.

Para o curso de Especialização em Gestão Ambiental, as inscrições estão abertas até o dia 16 junho.

Os valores das inscrições, também variam de acordo com a modalidade escolhida, R$ 60 (especialização), R$ 80 (mestrado profissional para aluno regular), para aluno especial não há cobrança de taxa de inscrição.

Reserva de vagas para Negros, quilombolas e indígenas (NQI) e pessoas com deficiência (PcD) – Podem concorrer às vagas para negros, quilombolas e indígenas os candidatos que se reconhecerem como tal, independente de renda familiar e escola de origem.  O candidato negro deverá considerar suas características fenotípicas, tais como: pele escura, textura dos cabelos, já o candidato quilombola ou indígena deverá pertencer a um determinado quilombo ou comunidade indígena, respectivamente.

Para as vagas designadas para as Pessoas com Deficiência (PcD), somente poderão concorrer os candidatos que se enquadrem no Art. 2º da Lei 13.146/2015 (Estatuto de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e nas categorias discriminadas no Art. 4º do Decreto 3.298/1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto 5.296/2004, no § 1º do Art. 1º da Lei 12.764/2012 (Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), regulamentada pelo Decreto 8.368/14, e as contempladas pelo enunciado da Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), observados os dispositivos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Decreto 6.949/2009, independente de renda familiar e escola de origem.

Público-alvo – Especialização em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental é destinada aos profissionais graduados em Graduação em: administração, agronomia, direito, ciências biológicas, biologia, química, geografia, geologia, geoprocessamento, gestão ambiental, engenharias, economia, arquitetura e urbanismo, saneamento ambiental, ciências sociais, dentre outras Graduações afins a essas áreas.

O Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos é dirigido aos profissionais, direta ou indiretamente, ligados à área de alimentos. Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC.

O Mestrado Profissional Educação Tecnológica é dirigido aos profissionais, direta ou indiretamente ligados à área de educação e/ou tecnologia(s). Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC.

Mestrado Profissional em Produção Vegetal as disciplinas são dirigidas aos profissionais, direta ou indiretamente, ligados à área de Ciências Agrárias. Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC.

Acesso aos Editais

Edital Unificado nº 009/2023 – Seleção de aluno regular para os Mestrados em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Educação Tecnológica

Edital Unificado nº 010/2023 – Seleção de aluno especial para os Mestrados em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Tecnológica e Produção Vegetal

Edital nº 011/2023 – Seleção de aluno regular para Especialização Lato Sensu em Gestão Ambiental

 

 

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas