Eventos Externos

IFTM participa de encontro semestral de gestores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O evento contou com a participação de Edilson Pimenta, coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais da instituição, e ocorreu em Blumenau/SC, de 23 a 25 de maio, com a proposta de formação e planejamento para a área de Internacionalização
Publicado em 02/06/2023 09:30 Atualizado em 05/06/2023 14:10
Foto colorida do professor Edilson Pimenta, em pé, em frente a uma TV, fazendo uma fala
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

De 23 a 25 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) esteve presente no encontro semestral do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizado na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Blumenau.

A reunião contou com a participação de 41 gestores da área de Internacionalização da Rede Federal. Na ocasião, o IFTM foi representado pelo coordenador-geral do Centro de Idiomas (Cenid) e Relações Internacionais da instituição, Edilson Pimenta.

O encontro foi pautado em 3 frentes de atuação: formação, compartilhamento e planejamento. No primeiro dia, os gestores participaram de palestras sobre o Programa PEC-G, do qual o IFTM é signatário; Programa de Mobilidade Internacional de curta e longa duração e ciclos de formação gratuita on-line para estudantes que desejam fazer graduação e pós-gradução no exterior. Comandaram as apresentações a diretora de Relações Internacionais do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mônica Montenegro; a gerente-geral da AFS Intercultura Brasil, Ana Paula Castro; e a gestora de Comunidades da Fundação Estudar, Beatriz Nascimento.

No segundo dia de atividades, vários gestores da Rede compartilharam experiências exitosas com os colegas presentes acerca de questões como dupla diplomação; melhora de indicadores institucionais; centros de línguas; acordos de cooperação internacional; sistematização dos escritórios de Relações Internacionais; além da exposição de duas ações recentes importantes da Rede Federal: a Conferência Anual da Faubai e a missão no Canadá, realizadas, respectivamente, em Belo Horizonte e em Montreal em abril de 2023.

O último dia da reunião teve como foco o planejamento estratégico de ações. Foi realizado um minicurso sobre a relação existente entre o Desenvolvimento Institucional e a Internacionalização pela convidada Juliana Souza de Andrade, pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e coordenadora do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif. Foram apresentados mecanismos de alinhamento estratégico entre as duas pastas das instituições e também foram traçadas metas de ações para a Rede Federal no âmbito da Internacionalização para o ano de 2023.

Esteve presente ainda no encontro semestral do Forinter, Marcelo Bregagnolli, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, que apresentou um panorama de ações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) voltadas para a Internacionalização e mostrou-se aberto a questionamentos, ponderações e solicitações de todos os gestores presentes.

Edilson Pimenta considera que o evento foi de grande importância para toda a Rede Federal, pois deixou ainda mais clara a necessidade de ampliação de momentos de formação contínua na área da Internacionalização. “O encontro permitiu que pudéssemos compartilhar experiências exitosas das nossas instituições e ainda abriu um canal direto de comunicação com a Setec”, destacou Pimenta, que adiantou que está prevista para setembro deste ano, em Brasília, uma segunda reunião dos gestores de Internacionalização, de forma a acompanhar o que vem sendo feito pelas instituições.