CONIF

IFB transmite seminário de Educação no Campo e Ensino Agrícola

A comunidade acadêmica da Rede Federal poderá acompanhar a programação do Seminário Forcampo 2023 por meio do canal do Instituto Federal de Brasília no YouTube. O evento, organizado pelo Fórum de Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forcampo/Conif), está programado para ocorrer de 13 a 15 de junho de 2023
Publicado em 05/06/2023 12:00 Atualizado em 05/06/2023 12:36
Imagem retangular de fundo branco com bordas em vários tons de verde e escrito, em verde, ao centro, Seminário Forcampo 2023

A comunidade acadêmica da Rede Federal poderá acompanhar a programação do Seminário Forcampo 2023 por meio do canal do Instituto Federal de Brasília (IFB) no YouTube. O evento, organizado pelo Fórum de Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forcampo/Conif), está programado para ocorrer de 13 a 15 de junho de 2023.

Durante as transmissões, o público terá acesso aos debates sobre a construção de uma Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo na Rede Federal, abrangendo as dimensões do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Segundo a organização, "todo o trabalho será conduzido considerando as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi, alinhando-as às perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo".

A transmissão do primeiro dia do evento terá início às 16h com a mesa de abertura, que contará com a participação da presidente do Conif, Leopoldina Veras, e do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques. Em seguida, ocorrerá a mesa redonda "Educação do Campo e/ou Ensino Agrícola: caminhos históricos marcados por contradições, convergências e construção de novas identidades".

No dia 14 de junho, o público poderá assistir às apresentações de relatos de experiências exitosas com o tema "Estrutura física do campus agrícola como possibilidade de permanência e êxito". Na parte da tarde, será transmitida a mesa redonda "Trabalho e pesquisa como princípio educativo: práticas pedagógicas e curricularização da extensão nos campi agrícolas".

A última palestra a ser transmitida durante o Seminário Forcampo terá como tema "Gestão em Rede: desafios e possibilidades" e ocorrerá no dia 15, às 14h. Durante os três dias de evento, será elaborada uma carta com propostas e posicionamento do Forcampo e do Conif em relação ao ensino agrícola e à educação do campo. O texto será lido no encerramento do evento.

O II Seminário Forcampo é organizado em parceria com o IFB e conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Forcampo – o fórum atua como órgão de assessoramento da Câmara Temática do Conif e é responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas relacionadas à Educação do Campo e ao Ensino Agrícola. Entre outras ações, o grupo debate questões relacionadas à estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e as melhorias didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

Fonte: https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/ifb-transmite-seminario-de-educacao-no-campo-e-ensino-agricola