Processo Seletivo 2023/02

Prorrogadas inscrições para processo seletivo de vagas em cursos de Mestrado Profissional em Uberaba

Candidatos agora podem se inscrever até dia 9 de junho, no caso de interesse em concorrer como aluno regular. Já para quem optar por se inscrever como aluno especial, o prazo é até dia 16 de junho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site do IFTM
Publicado em 05/06/2023 13:30 Atualizado em 12/06/2023 15:57
Imagem colorida de uma mulher e de um homem, ao centro, representando estudantes de pós-graduação do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) prorrogou as inscrições para processo seletivo de vagas em cursos de Mestrado Profissional ofertados na cidade de Uberaba.

Candidatos agora podem se inscrever até dia 9 de junho, no caso de interesse em concorrer como aluno regular. O valor da taxa de inscrição é de R$80,00 (oitenta reais). Já para quem optar por participar do processo seletivo como aluno especial, o prazo é até dia 16 de junho e não há taxa a pagar. Em ambos os casos, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, na página de ingresso do IFTM.

Vagas disponíveis

As oportunidades previstas são para alunos regulares e alunos especiais para ingresso no 2º semestre deste ano nos cursos de Ciência e Tecnologia de AlimentosEducação Tecnológica e Produção Vegetal.

Para o Mestrado Profissional em Alimentos são ofertadas 15 vagas e para o Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, até 24 vagas. Tais vagas se destinam a estudantes regulares, que são aqueles que cursarão todo o programa. Já para os alunos especiais, aqueles que cursam apenas algumas disciplinas dentro do mestrado, são ofertadas um total de 45 vagas, distribuídas entre diversas matérias das 3 áreas acima citadas.

A instituição trabalha com ações afirmativas (Resolução nº 14/2018), assim, do total de vagas, 20% destinam-se a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas, independente de renda familiar e escola de origem, e 5% para pessoas com deficiência (PcD), também independente de renda familiar e escola de origem.

Público Alvo

Independente do programa de Mestrado Profissional escolhido, todos os candidatos devem ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O Mestrado Profissional em Alimentos é dirigido aos profissionais direta ou indiretamente ligados à área de alimentos. O Mestrado Profissional em Educação Tecnológica é dirigido aos profissionais direta ou indiretamente ligados à área de educação e/ou tecnologia (s). As disciplinas ofertadas no Mestrado Profissional em Produção Vegetal são dirigidas aos profissionais direta ou indiretamente ligados à área de Ciências Agrárias.

Formas de seleção

O processo seletivo do Mestrado Profissional em Alimentos é composto por 3 etapas: a 1ª consiste em análise do pré-projeto; a 2ª, em Análise da Ficha de Avaliação do Candidato; e a última, em entrevista.

Já a seleção do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, além das etapas acima, possui prova escrita, que é a 1ª fase.

As informações acima aplicam-se a candidatos que desejam concorrer como alunos regulares.

Para aqueles que desejam participar do processo seletivo como alunos ouvintes, as formas de seleção são outras. Para o Mestrado Profissional em Alimentos, ocorre análise da Ficha de Avaliação do Currículo; para o Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, análise do Memorial; e para o Mestrado Profissional em Produção Vegetal, análise da Ficha de Avaliação do Currículo.

Resultados e Matrículas

O resultado preliminar do processo seletivo para alunos regulares será publicado no dia 4 de agosto, e o definitivo, no dia 9, ambos na página de ingresso do IFTM. As matrículas acontecem de 9 a 16 de agosto.

No caso dos alunos especiais, o resultado preliminar será publicado no dia 23 de junho e o definitivo, em 26 de junho, também na referida página. As matrículas ocorrem a partir de 28 de junho.

Mais informações na página de ingresso do IFTM.