MEC

Versão em Libras de edital do Enem 2023 está disponível

Vídeos com as regras e orientações para o Exame podem ser acessados no canal do Inep no YouTube. Interessados devem se inscrever entre 5 e 16 de junho
Publicado em 06/06/2023 09:30 Atualizado em 07/06/2023 12:30
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida de uma mulher negra, de perfil, usando LIBRAS
Foto colorida de uma mulher negra, de perfil, usando LIBRAS
Crédito: José Cruz/EBC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os vídeos podem ser acessados no canal do Inep no YouTube. Os interessados poderão se inscrever entre 5 e 16 de junho, na Página do Participante. Esse prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. 

O Inep também já havia disponibilizado o edital do Enem 2023 com adaptações para deficientes visuais, uma novidade desta edição. Disponível no portal da Autarquia, o documento pode ser baixado e lido por meio do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações.   

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.         

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/versao-em-libras-de-edital-do-enem-2023-esta-disponivel

Compartilhe:

Notícias relacionadas