Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é comemorado no IFTM Campus Uberaba com ações artísticas e culturais
Crédito: Marvile Palis Costa Oliveira
Nesta semana, no dia 28 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais e outras identidades não conformes com o binarismo de gênero), um importante data que tem como objetivo promover igualdade de direitos, conscientização e visibilidade para a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero.
Com a necessidade de discussão sobre o assunto, o Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do IFTM Campus Uberaba, promoveu no intervalo do almoço, sob perspectiva artística, uma feira temática com pintura corporal, música, exposição de cartazes e microfone aberto para a participação dos interessados.
Alguns alunos deixaram seus depoimentos, para Iasmin do 1º ano do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, o evento trouxe espaço e acolhimento para os presentes. “Nos mostra o quão somos unidos e que é um lugar de acolhimento, somos pessoas fortes e não temos vergonha de quem somos”, disse Ana Luiza, 1º ano do Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.
“Viver em um ambiente escolar que me acolhe e me aceita do jeito que sou, me traz uma paz interior e uma felicidade genuína. Nunca escondi quem sou de verdade e mostrar isso e ser aceito é uma sensação única e gratificante, disse Akemi, do 2º ano do Técnico em Meio Ambiente.
"O Campus é um ambiente bastante diversificado, vemos bastante jovens e até alguns servidores que são da comunidade LGBTQIAPN+, o evento foi de extrema importância para vermos o quanto a instituição nos acolhe, o quanto estão preparados pra lidar com a gente, e como somos abraçados por todos que fazem parte do IFTM Campus Uberaba", Luis Henrique Penha Silva, estudante do 1º período da Licenciatura em Ciências Biológicas.
Para a professora e membro do NEDSEG, Daniela Beatriz Lima Silva Viana, “é muito bonito e gratificante ver os estudantes tendo um lugar seguro e acolhedor para se expressar, expressar seu orgulho, dentro de uma instituição de ensino”.
“O objetivo do evento foi conscientizar sobre a importância do combate à homofobia e à transfobia, a data representa um marco na construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente da orientação sexual e identidade de gênero”, disse a professora Marvile Palis Costa Oliveira, também integrante do NEDSEG.
A data remonta a um evento conhecido como "Revolta de Stonewall", que ocorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969. Naquela época, bares frequentados por pessoas LGBTQIAPN+ eram frequentemente alvos de batidas policiais, e a comunidade enfrentava perseguição e discriminação e, nesse dia, resolveram resistir.
Com o passar dos anos, a data de 28 de junho se tornou um símbolo de luta, resistência e celebração. Nesse dia, são realizadas paradas, manifestações, eventos culturais e atividades que buscam sensibilizar a sociedade para a importância da diversidade e inclusão.
O NEDSEG é uma estratégia demandada pela comunidade acadêmica a fim de ser apresentado como mais um dispositivo a contribuir na formação de estudantes, ao se integrar de modo transversal aos currículos e, sobretudo, à realidade cotidiana de estudantes e de servidores.
Para além do cumprimento de legislações específicas em educação que preveem a inserção de temas de combate à violência de gênero e de sexualidade, o Núcleo efetiva a integração na medida em que prima pelo sentido fundante do ato de integrar, qual seja, conectar e incluir as diferenças no espaço comum da instituição.
O NEDSEG primando pela diretriz pedagógica, tem a responsabilidade de assumir a igualdade menos como diretriz normativa de padronização e mais como dispositivo estruturante de formação. Isso quer dizer que falar das diversidades, do gênero e das sexualidades, é indispensavelmente compreender as ações de inclusão em busca da igualdade no interior da comunidade, afirmando e reconhecendo as diferenças como presenças que constitui a própria Instituição.
Portanto, a missão institucional do NEDSEG atualiza o IFTM como entendedor da educação como processo dinâmico, cuja relação entre ensino-aprendizagem, pesquisa-aprendizagem, e, extensão-aprendizagem, é estabelecida no reconhecimento inclusivo das pessoas como elas são, como se tornam e como se constroem.