Estudantes recebem medalhas por participação em Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Crédito: Divulgação
A Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais e também aos alunos das escolas particulares, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Anualmente, cerca de 18 milhões de alunos se inscrevem na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros são representados nas provas.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A premiação contou com a presença do Prof. Dr. Marcelo Ponciano da Silva, Diretor-Geral do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico; da Superintendente de Ensino de Uberaba, Profa. Vânia Celia Ferreira, e do Coordenador Geral da OBMEP, Prof. Dr. Antônio Carlos Nogueira.
Na 15º edição realizada em 2019, foram 15 estudantes com medalha de bronze; 1 com medalha de prata e 1 com medalha de ouro.
Já na 16º edição realizada em 2021, foram 10 estudantes com medalha de bronze; 1 com medalha de prata e 1 com medalha de ouro.
Em 2022, na 17º edição foram 13 estudantes com medalha de bronze e 5 com medalha de prata.
Joao Pedro de Oliveira Leal que na época era estudante da Escola Municipal Uberaba e atualmente é matriculado no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, recebeu 2 medalhas de ouro nas edições 15º e 16º e 1 medalha de bronze na 17º. Vinicius de Godoi Nogueira da Escola Municipal Alvina Alves de Rezende da cidade de Tapira recebeu medalha de bronze nas edições 16º e 17º .
Foram destaques do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico com medalha de bronze Ester Carneiro Ponciano; João Victor Sene Araújo e Yuri da Silva Matias.
Durante a cerimônia de premiação o Diretor Marcelo destacou a importância de todos os profissionais da educação pública cujos os esforços em prol da educação de qualidade surtem efeito positivo nos estudantes, haja vista o incentivo na participação em Olimpíadas, assunto esse reforçado pelo Prof. Dr. Antônio.