Pós-graduação

IFTM aprova o primeiro curso de Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do Brasil

O curso também é o primeiro doutorado oferecido pela instituição. As inscrições para o processo seletivo começam a partir de 1º de agosto e a seleção dos estudantes acontece em agosto e setembro
Publicado em 20/07/2023 20:16 Atualizado em 02/08/2023 10:16
Imagem colorida de fundo azul com a mão de uma mulher tocando a tela de um celular que encontra-se de pé em uma mesa. Ao lado, ainda na mesa, um livro aberto, um mouse e um laptop

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) aprovou, no último dia 10, o seu primeiro curso de doutorado, o Doutorado Profissional em Educação Tecnológica. Na temática Educação e na modalidade profissional, o curso é o primeiro a ser ofertado no estado de Minas Gerais. Ainda, na área de pesquisa completa, ou seja, Educação Tecnológica, o curso é também o primeiro a ser ofertado no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação Nível Stricto Sensu em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba será o responsável pela oferta do referido curso, uma vez que já possui o mestrado profissional na área, que este ano inclusive completa 10 anos. O coordenador do PPGET do IFTM, professor Welisson Marques, ressalta a conquista para a comunidade local, regional e nacional. “Alcançarmos o doutorado é sem dúvidas uma conquista histórica. É o coroamento do engajamento de todo o Instituto, que trabalha arduamente pela excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, desde a sua criação, com especial destaque aos servidores do IFTM Campus Uberaba e Reitoria, que não mediram esforços para chegarmos até aqui”.

Marques explicou que a aprovação do Doutorado Profissional em Educação Tecnológica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é resultado do aprimoramento da própria estrutura do PPGET, com a criação de laboratórios de educação e comunicação específicos de pesquisa, melhoria na produção técnica e científica do corpo docente e discente, realização de eventos científicos, promoção de acordos e participação em intercâmbios nacionais e internacionais, além do crescimento da demanda social pelo curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica.

“Desde o início do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, firmamos várias parcerias e acordos de cooperação internacional, como por exemplo, um convênio de cooperação em andamento com a Unimagdalena e com a Reducolombia, Rede de Pós-graduação em Educação das universidades colombianas que envolve 12 universidades públicas do interior da Colômbia, também acordo de cooperação com a Faculdade de Educação Patton da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Esse conjunto de fatores, em suma, elevaram o PPGET, a partir da última avaliação quadrienal da Capes, a um Programa nota 4, favorecendo assim a aprovação do doutorado no IFTM”, relatou o professor.

Público-alvo, pré-requisitos e inscrições

O curso é dirigido a profissionais direta ou indiretamente ligados à área de educação e/ou tecnologia(s). Todos os candidatos devem ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC e também de diploma de mestrado em cursos reconhecidos pelo MEC/CAPES. As inscrições para o processo seletivo começam a partir de 1º de agosto e a seleção dos candidatos acontece nos meses de agosto e setembro.

Área de concentração

O Doutorado Profissional em Educação Tecnológica será organizado em torno da área de concentração: Educação Tecnológica, Inovação e Trabalho. Com uma abordagem interdisciplinar buscará discutir conteúdos teóricos, epistemológicos e o uso de novas tecnologias na educação tecnológica, visando desenvolver capacidades criadoras e técnico-profissionais e promover a competência científica de profissionais e pesquisadores.

A inserção de novas tecnologias no ensino oportuniza o debate sobre educação de qualidade a partir de elementos como: a construção do conhecimento na sociedade da informação, as novas concepções do processo de aprendizagem colaborativa, a revisão e a atualização do papel e funções do professor, além da formação permanente deste profissional no contexto dos avanços tecnológicos. Busca, ainda, desenvolver um espaço para a realização de estudos e pesquisas sobre os impactos sociais das atuais inovações tecnológicas, organizacionais e gerenciais introduzidas nos processos de trabalho e também sobre a forma como os cursos de formação do trabalhador respondem às necessidades das mudanças que ocorrem no mundo do trabalho.

Linhas de Pesquisa

A área de concentração Educação Tecnológica, Inovação e Trabalho do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica está desdobrada nas linhas de pesquisa a seguir relacionadas: Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais e Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional.

Mais informações podem ser consultadas na página do Programa de Pós-Graduação Nível Stricto Sensu em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba.