CONSULTA PÚBLICA

Comunidade Acadêmica do IFTM elege novo reitor e diretores(as)-gerais de campi

Eleições para o mandato 2024-2027 ocorreram no dia 28 de agosto de forma eletrônica. Marcelo Ponciano da Silva, atual diretor-geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, é eleito para o cargo de reitor da instituição
Publicado em 31/08/2023 10:00 Atualizado em 12/09/2023 13:28
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular com fundo azul claro e desenhos de notebook e celular, ao centro, com marcações de quadradinhos representando opções
Imagem retangular com fundo azul claro e desenhos de notebook e celular, ao centro, com marcações de quadradinhos representando opções
Crédito: Divulgação

No último dia 28, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) vivenciou mais uma vez o processo de eleições para os cargos de reitor (a) e de diretores (as)-gerais de campi, que acontece de 4 em 4 anos. Marcelo Ponciano da Silva, atual diretor-geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, foi o candidato eleito para o cargo de autoridade máxima da instituição, com 32,45% dos votos da comunidade acadêmica. Ruy de Aguiar Araújo Júnior, professor do IFTM Campus Patos de Minas, foi o segundo colocado, com 26,73%, e Marlúcio Anselmo Alves, ficou em terceiro e último lugar, com 19,63%.

Em relação ao cargo de diretores-gerais de campi, tivemos um total de 17 candidatos, sendo eleitos 9 deles, uma vez que o IFTM possui esse número de unidades, localizadas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. São eles:

Firmiano Alexandre dos Reis Silva – IFTM Campus Avançado Campina Verde

Jacson Hudson Inácio Ferreira – IFTM Campus Ituiutaba

Gustavo Alexandre de Oliveira Silva – IFTM Campus Paracatu

Belchior Antônio da Silva – IFTM Campus Patos de Minas

Ricardo William Pinheiro – IFTM Campus Patrocínio

Bruno Pereira Garcês – IFTM Campus Uberaba

José Ricardo Gonçalves Manzan – IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Sérgio Luiz de Freitas Maia – IFTM Campus Uberlândia

Lara Brenda Campos Teixeira Kuhn – IFTM Campus Uberlândia Centro

Boletins de Urna podem ser acessados na página Eleições IFTM 2023.

Após a publicação dos resultados, os candidatos ao cargo de reitor manifestaram-se aos servidores e estudantes. Ponciano agradeceu a toda a comunidade acadêmica, que contribuiu para a construção de um plano de gestão coletivo e reforçou a importância desse momento para o IFTM. “Faço coro a meus colegas, reafirmando que esse momento de eleição foi de grande aprendizado para todos nós. Um marco para o fortalecimento de nossa democracia institucional. Parabenizo aqui meus valorosos concorrentes, Marlúcio e Ruy, cujas visões e esforços contribuíram significativamente para enriquecer o debate e aprofundar nossa compreensão dos desafios e oportunidades que temos à frente. O espírito democrático e a civilidade durante o processo reforçou a todos que nossas diferenças podem ser o alicerce para um progresso colaborativo na gestão do IFTM”.

Marcelo finalizou sua fala dizendo de seu compromisso enquanto gestor máximo do Instituto. “Estou comprometido em honrar a confiança que depositaram em nossa proposta, em promover uma gestão transparente, inclusiva e voltada para resultados, unindo todas e todos para um IFTM mais forte. Com a contínua colaboração e dedicação de vocês, tenho certeza de que alcançaremos realizações notáveis!”.

Ruy destacou que a grandiosidade e o fortalecimento da democracia estão na diferença dos olhares sobre as coisas. Também agradeceu os votos recebidos e saudou seus concorrentes. “Proporcionamos um momento muito respeitoso, que servirá para o amadurecimento da nossa comunidade e sinto-me muito honrado de ter participado dele. Aos (Às) colegas docentes que acreditaram no Projeto de Gestão, meu muito obrigado. Deixo aqui um agradecimento em especial aos (às) profissionais da carreira de Técnicos-Administrativos, que tiveram em mim uma liderança sensível às suas demandas, me concedendo o maior número de votos do segmento. Por fim, parabenizo o professor Marcelo pela vitória e desejo muita energia para implementar as ações que o IFTM tanto necessita”.

Marlúcio agradeceu os 1648 votos recebidos e afirmou que sai do processo eleitoral feliz por ter mostrado a muitos, especialmente aos estudantes que buscam representatividade, de que é possível. O candidato a reitor é negro e atuante na defesa de uma educação antirracista, de uma sociedade antirracista. “Mais uma vez uso este espaço para agradecer, agora a cada um de vocês que, no exercício da democracia e da livre escolha, confiaram o voto a mim. Foram 1648 votos totalizados. Parabenizo e agradeço também a todos que participaram do processo eleitoral, exercendo o direito de votar; às comissões eleitorais central e locais; e ao professor Ruy, pela participação na qualidade de candidato a reitor. Ao professor Marcelo, parabenizo de forma especial pela eleição e desejo uma excelente gestão, afinal serão muitos desafios no quadriênio. Saio muito feliz deste processo eleitoral essencialmente por ter mostrado a muitos, em especial aos nossos alunos que buscam representatividade, de que sim, é possível”, reforçou Alves.

Deborah Santesso Bonnas, atual reitora do IFTM, também apontou a relevância deste processo eleitoral para o avanço da instituição em diversos aspectos. “Ao longo deste processo eleitoral, tivemos várias inovações, que refletem o comprometimento do IFTM na modernização das práticas institucionais. Pela primeira vez, tivemos eleições para diretores dos nossos campi avançados, Campina Verde e Ituiutaba, debates on-line com os candidatos e votação eletrônica através do sistema Helios Voting. Essas inovações trouxeram resultados importantes como o record de votação: foram 11.217 votos, com a participação de 54% dos estudantes, 93% dos técnicos administrativos e 96% dos professores. A agilidade da apuração e contagem dos votos também foi um marco histórico, por acontecer em menos de três horas após o final da votação”.

A reitora ainda agradeceu aos servidores envolvidos na organização das eleições, que se dedicaram desde o primeiro semestre do ano para que tudo ocorresse de forma transparente, ágil e eficiente. Manifestou também reconhecimento a todos os candidatos e desejos de sucesso aos eleitos.

“Expresso meu reconhecimento à Comissão Eleitoral Central e às Comissões Eleitorais Locais por conduzirem o processo com a devida imparcialidade e profissionalismo. Seu trabalho foi fundamental para garantir que todos os aspectos do processo eleitoral fossem conduzidos de maneira consistente e conforme as diretrizes legais. Parabenizo a todos os candidatos que se dedicaram a este pleito, tanto para a posição de reitor quanto para os cargos de diretores-gerais de campi. A coragem, o compromisso e a paixão que demonstraram em defender suas visões para o futuro do IFTM são notáveis e dignos de aplausos. Aos candidatos eleitos, apresento meus votos de sucesso em suas novas funções. Acredito que, sob sua liderança, o IFTM continuará a progredir em sua missão institucional”.

Bonnas finalizou garantindo um processo de transição de gestão tranquilo e eficaz, baseado em planejamento e colaboração. “Para garantir uma mudança tranquila e eficaz, será estabelecido um plano abrangente de transição. Isso permitirá que os novos líderes se familiarizem com as operações atuais, identifiquem prioridades estratégicas e estabeleçam conexões valiosas com as equipes existentes. Uma transição bem planejada e colaborativa é fundamental para manter a continuidade das atividades e para alinhar a visão da nova administração com os objetivos institucionais”.

Posse do reitor e dos diretores (as)-gerais

O Conselho Superior (CONSUP) do IFTM é responsável por encaminhar o nome do (a) candidato (a) eleito (a) para reitor (a) da instituição ao Ministério da Educação (MEC), para os trâmites de nomeação pelo Presidente da República. Já os (as) eleitos (as) para diretores (as)-gerais dos campi serão nomeados (as) pelo (a) reitor (a) eleito (a), após sua posse.

Compartilhe:

Notícias relacionadas