Editora IFTM

IFTM promove capacitação em produção e publicação científicas

O Projeto Editora Capacita realiza sua primeira atividade no dia 4 de setembro às 19h. As ações são destinadas a servidores e estudantes da instituição e também à comunidade externa interessada
Publicado em 01/09/2023 12:00 Atualizado em 05/09/2023 11:20
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular de fundo cinza claro com pequenas bolinhas na mesma cor e com escritos ao centro, em azul escuro e azul claro: Editora Capacita
Imagem retangular de fundo cinza claro com pequenas bolinhas na mesma cor e com escritos ao centro, em azul escuro e azul claro: Editora Capacita
Crédito: Divulgação

Uma das funções das instituições de ensino é promover o conhecimento científico, por meio da pesquisa científica, e seu compartilhamento com outros pesquisadores e cientistas e também com a sociedade, possibilitando assim acesso a dados, informações e novas descobertas que podem promover avanços e desenvolvimento sociais em diversos setores da vida.

Entretanto, tanto a produção quanto a publicação científicas é uma área com muitas especificidades e normas, que exigem dos profissionais constante estudo e atualização de forma a gerar cada vez mais domínio acerca do mundo das ciências e das tecnologias.

Com esse objetivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio de sua editora, lança o projeto Editora Capacita como forma de oportunizar ações formativas permanentes que possibilitem a melhoria dos serviços e impactem na qualidade das publicações oriundas de servidores e estudantes da instituição.

A coordenadora do projeto e também da editora do IFTM, Carla Regina Amorim, explica que tais ações estão alinhadas com os objetivos estratégicos institucionais estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFTM no que tange acerca do aprimoramento da qualidade do ensino; do fortalecimento de ações de ensino, pesquisa e extensão; e da criação de condições de qualificação/capacitação e de preparação de servidores para o exercício das atividades de seus cargos da melhor forma possível.

Amorim ainda reforça que com o projeto Editora Capacita espera-se promover um ambiente de aprendizado sobre normas e procedimentos, “com ampliação do conhecimento sobre produção científica predatória e redação científica; aumento da submissão de manuscritos aos periódicos Boletim Técnico e INOVA Ciência e Tecnologia, que são produtos da Editora IFTM; melhoria na qualidade de relatórios técnicos apresentados como resultado de projetos de ensino, pesquisa e extensão; e melhoria também da capacidade de redação de resumos para  eventos institucionais como o Seminário de Iniciação Científica (SIN), o Simpósio da Pós-graduação (SIMPÓS), entre outros.

As ações de capacitação acontecem em três módulos, totalizando 13 horas. Os módulos são independentes uns dos outros e ocorrem virtualmente em encontros síncronos pela plataforma Google Meet ou similar, com duração de 1 a 4 horas cada um, com disponibilização de material didático. São ofertadas 60 vagas para cada módulo, que serão preenchidas conforme ordem de inscrição na página do evento. Cada um dos módulos conta com certificação específica.

Amorim relata que diversos assuntos serão tratados nos módulos, como publicações predatórias em língua inglesa; plágio; redação científica; comunicação científica; dentre outros. "A primeira atividade acontece na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro, das 19h às 20h, com a palestra intitulada A comunicação científica predatória: o que é isso? com o professor doutor Guilherme Fromm, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do canal oficial do IFTM no YouTube. Estão todos convidados!", destaca a coordenadora.

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas na página do projeto Editora Capacita 2023.

Compartilhe:

Notícias relacionadas