IFTM promove curso de formação para membros de seus núcleos de ações inclusivas
Crédito: Patrícia Campos Pereira
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) promove, ao longo dos meses de agosto e setembro, curso de formação para membros de seus núcleos de ações inclusivas: Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG). A capacitação estende-se também a demais interessados da comunidade acadêmica da instituição e também à comunidade externa.
O curso é uma ação prevista pela Coordenação de Ações Inclusivas e de Diversidade (CAID) do IFTM em seu plano de trabalho e no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) institucional com o objetivo de possibilitar a formação continuada do público-alvo. Nesta primeira edição, são promovidas atividades voltadas a temas como Acessibilidade, Metodologias e Avaliação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades e Superdotação, ao letramento racial e letramento sobre sexualidade no sentido de contextualizar e orientar os participantes sobre os principais aspectos relacionados às temáticas de trabalho dos Núcleos, de forma a viabilizar, fortalecer e divulgar a relevância dos trabalhos realizados por eles em todas as unidades do IFTM.
“Como resultados, a CAID espera possibilitar um ambiente de discussão e aprendizado sobre os temas propostos, favorecendo a contribuição das equipes dos núcleos de ações inclusivas do Instituto no sucesso escolar dos estudantes com necessidades específicas, negros, indígenas e LGBTQIAPN+, promovendo a inclusão em nosso espaço escolar e fora dele”, destaca Patricia Campos Perreira, coordenadora de Ações Inclusivas e de Diversidade do IFTM.
Alguns módulos do curso já aconteceram e foram ministrados por professores do IFTM e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O docente Vitor Hugo de Oliveira, da UFTM, trabalhou com os módulo voltados ao NEDSEG, que foram: Sexualidades, gênero e práticas; Aspectos biopsicossociais da sexualidade humana; Crítica ao modelo binário e identitário de sexualidade e gênero; e Teorias Contemporâneas. Além disso, trouxe discussões sobre o profissional de educação frente às diversidades sexuais e de gênero.
O professor Dickson Duarte Pires, do IFTM Campus Uberlândia Centro, ministrou os módulos sobre letramento racial, abordando os desafios administrativos e pedagógicos no cumprimento da Lei nº 11.645; Políticas de Cotas e Ações Afirmativas; Linguagem e Expressões cotidianas; Etnias e Interseccionalidades; além de abordagens estruturais da Educação Antirracista.
Judith Mara de Souza Almeida, professora do IFTM Campus Patrocínio, falou com foco nos integrantes do NAPNE sobre Avaliação Inclusiva, Flexibilização Curricular e Atendimento a estudantes com Altas Habilidades e Superdotação.
O último módulo deste curso de formação do IFTM está previsto para o dia 27 de setembro no IFTM Campus Uberlândia Centro e abordará o assunto Avaliação Inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A capacitação promovida pela CAID do IFTM contou com a participação de inúmeros estudantes e servidores dos diversos campi da instituição. Além da exposição teórica, os professores propuseram atividades práticas de forma a envolver os participantes em análises de casos e exposição de ideias e impressões a partir dos temas trabalhados.
O professor Dickson agradeceu pela oportunidade de ministrar uma parte do curso. “Gostaria de dizer da felicidade dos nossos encontros e o quanto as reflexões ainda estão reverberando em mim”, finalizou. A coordenadora Patrícia afirmou ter ficado satisfeita com esta primeira edição do curso de formação e relatou então que espera ainda maior participação da comunidade nas próximas. “Estou no IFTM há 13 anos e para mim é nítido o despertar de muitos(as) servidores(as) para as pautas inclusivas. O intuito da CAID é exatamente esse: trazer cada vez mais essas questões para discussão e reflexão de servidores(as) e gestores(as) do IFTM, para que possamos pensar e implementar políticas que efetivamente promovam a inclusão social, o respeito à diversidade e o acolhimento de todas as pessoas em suas diferenças na instituição e na sociedade”.
Mais informações e a programação completa na página do curso.