Palestra sobre prevenção do uso indevido de drogas no IFTM Campus Ituiutaba

IFTM Campus Ituiutaba recebe com sucesso a palestra sobre prevenção às Drogas, ministrada pelo Soldado da PMMG Igor Muniz, do PROERD, destacando a importância da conscientização entre os estudantes
Publicado em 13/11/2023 11:30 Atualizado em 13/11/2023 11:41
Foto alunos do IFTM Campus Ituiutaba assistindo a palestra

No dia 09 de novembro, os discentes do ensino médio integrado do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba tiveram a oportunidade de participar de uma palestra educativa fundamental: "Prevenção do Uso Indevido de Drogas: Compartilhe Essa Ideia". O evento foi conduzido pelo Soldado da PMMG Igor Muniz, membro ativo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O PROERD é uma iniciativa que visa estabelecer um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O programa tem como objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viverem de maneira saudável, rejeitando o uso de drogas lícitas e ilícitas, e evitando situações de violência.

Durante a palestra, o Soldado Igor Muniz compartilhou conhecimentos valiosos sobre os riscos associados ao uso indevido de substâncias lícitas e ilícitas e abordou estratégias práticas para resistir à pressão social. O enfoque do PROERD vai além da sala de aula, estendendo-se à comunidade, fortalecendo laços entre a polícia, a escola e as famílias.

A participação dos estudantes do ensino médio integrado foi bastante válida, considerando principalmente a popularização do cigarro eletrônico entre os jovens e adolescentes. Essa iniciativa, promovida pela Coordenação de Apoio ao Estudante do IFTM Campus Ituiutaba, reforça o compromisso da instituição com a formação integral de seus estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos essenciais para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.

Agradecemos ao Soldado Igor Muniz por compartilhar seu conhecimento e experiência, e ao PROERD por contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais consciente e saudável.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), criado em 1992, no Rio de Janeiro, originado nos Estados Unidos. Destinado a estudantes do ensino fundamental, o programa é ministrado por policiais militares voluntários capacitados pedagogicamente. Com foco na prevenção ao uso de drogas, as aulas abordam estratégias para os estudantes se afastarem de más companhias, evitarem a violência, resistirem a pressões e buscarem apoio dos pais quando necessário. Nas escolas, o PROERD tem impacto duradouro com estudantes, que mantém seu envolvimento mesmo após a conclusão do curso. O programa é uma resposta eficaz ao desafio crescente do uso indevido de drogas entre os jovens, contribuindo para que tomem decisões conscientes. Escolas interessadas em participar podem entrar em contato com a Polícia Militar de sua cidade.

Fonte: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/site/proerd