Premiações, conquistas e reconhecimentos

IFTM obtém notas 4 e 5 no Enade 2022

A instituição teve quatro cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do ano passado. São eles: Bacharelado em Administração, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Gestão Comercial. Os resultados foram divulgados no último dia 30
Publicado em 17/11/2023 10:00 Atualizado em 24/11/2023 08:50
Imagem retangular e fundo cinza claro com a logomarco do Enade ao centro, em azul marinho

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 foram divulgados no último dia 30 pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em sua página. Foram avaliados inúmeros cursos de todo o Brasil nas áreas de bacharelado e tecnologia.

Em relação ao grau de bacharel, passaram pela avaliação, os cursos de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; e Turismo.

Em se tratando do grau de tecnólogo, foram contemplados os cursos de Design de Interiores; Design Gráfico; Design de Moda; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão Pública; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; e Processos Gerenciais.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) teve 4 cursos superiores apreciados no Enade 2022. São eles: Bacharelado em Administração, ofertado pelo IFTM Campus Uberaba; Tecnologia em LogísticaTecnologia em Marketing, ambos ofertados pelo IFTM Campus Uberlândia Centro; e Tecnologia em Gestão Comercial, ligado ao IFTM Campus Patrocínio.

O curso de Bacharelado em Administração do IFTM obteve nota 5 no Enade, que é a nota máxima do exame, representando um excelente desempenho da instituição na oferta e promoção da respectiva formação. Os outros 3 cursos de graduação avaliados obtiveram nota 4, também demonstrando uma atuação muito satisfatória do Instituto.

A diretora-geral de Ensino do IFTM, Gyzely Suely Lima, explica que os resultados do Enade trazem uma perspectiva de uma avaliação externa, de âmbito nacional. “Quando os estudantes do IFTM são elencados para participarem desse tipo de avaliação, os resultados podem transparecer ou refletir como tem sido a atuação da instituição no âmbito nacional, como que os nossos estudantes têm aprendido a partir dos critérios de avaliação externa”.

A diretora ainda destaca que a participação dos discentes do IFTM no exame é, portanto, de grande importância para o Instituto, e que é preciso trabalhar de forma colaborativa entre reitoria e campi para que bons resultados sejam obtidos. “O IFTM entende a seriedade desse tipo de avaliação externa de modo que ao longo do ano foram realizadas diversas reuniões com a proposta de se pensar e entender melhor o que é o Enade, envolver os coordenadores de curso dos campi selecionados para terem cursos apreciados e ainda de certa forma, mobilizar todos os professores para que os estudantes sejam melhor preparados, orientados e também convencidos de que o engajamento de cada um deles na realização do Enade traz um resultado muito importante para a instituição. Aproveito para agradecer a contribuição de todos os envolvidos neste processo. A conquista é nossa”, finaliza Lima.

Sobre o Enade

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Esses três componentes avaliativos permitem aferir a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional desses estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

*Com informações de https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index