Exposição

IFTM Campus Uberaba realiza exposição de artes visuais, “O multiverso sensível dos corações adolescentes”

O evento é resultado de um projeto de extensão que envolveu aproximadamente trinta estudantes do ensino médio da instituição. A abertura será no dia 24 de novembro, às 19h30, no Praça Uberaba Shopping
Publicado em 17/11/2023 08:34 Atualizado em 20/11/2023 20:29
#PraTodosVerem Ilustração colorida de uma borda de uma lagoa com dois peixes em movimento de círculo. No topo do lado direito está escrito "O multiverso sensível dos corações adolescentes, Angelos Celebes"
Crédito: Divulgação

Na próxima semana, no dia 24 de novembro, a partir das 19h30, acontece no Praça Uberaba Shopping, a “Exposição Contemporânea de Artes Visuais: O Multiverso Sensível de Corações Adolescentes”, uma coletânea composta por pinturas, desenhos, esculturas, colagens, vídeos, impressões em 3D e outras linguagens artísticas, realizadas através de criações autorais dos estudantes do Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba e do Coletivo de Artes Visuais Angelos Celebes.

Segundo o professor de artes, Aldo Luís Pedrosa da Silva, o Coletivo Celebes é o resultado de um projeto de extensão que conta com participação de aproximadamente 30 estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus Uberaba. “Os alunos foram orientados a criarem obras que dialogassem com suas questões pessoais capazes de transmitir ao público um relato visual sobre os sentimentos e as inquietações dos adolescentes da geração atual”, explicou o professor.

Um dos estudantes artistas, Felipe Fagner Cardoso, 2° B, do curso Técnico em Agropecuária, relatou: “então, como posso ficar calado perante a essa magnitude que é esse projeto?? Lembro que ano passado foi uma ideia que parecia distante, porém com muita insistência, saiu. Foi incrível participar desse projeto, de fazer parte de algo tão grandioso e importante assim. Poder mostrar minha arte para outras pessoas, poder expressá-la de maneira única minha. O projeto foi algo esplêndido! O 1° e mais incrível projeto. Foi uma honra enorme”.

Ana Flávia Martins, também do 2º B, nos contou: “eu acho o projeto incrível, com pessoas com diversas ideias e vários tipos de artes. E sobre a exposição, achei fantástico, posso mostrar o meu estilo de arte para muitas pessoas, além de eu amar produzir, fazer quadros”.

Já para Ana Carolina Jorge, do 1º F de curso Técnico em Alimentos, “acho que essa exposição será um sucesso, estamos todos muito animados, fizemos as obras com muito amor e colocamos tudo de nós nelas”.

A vernissage acontece na sexta-feira, dia 24 de novembro, das 19h30 às 20h30 e, com a fala dos estudantes envolvidos, além de apresentações musicais, danças e declamação de poemas pelos alunos do Campus Uberaba.

Serão expostas, aproximadamente, 100 obras visuais, além de 4 módulos com esculturas, obras tridimensionais e uma TV antiga que exibirá videoartes e performances dos estudantes.

A exposição segue até o dia 15 de dezembro, no horário de funcionamento do Praça Uberaba Shopping, em frente ao supermercado Bahamas.