EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares

Três anos de inovação e parcerias de sucesso na Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares

Ao completar seu terceiro ano de atuação, a Unidade se destaca como um polo de inovação e colaboração empresarial. Ao longo desse período, foram celebrados 11 projetos inovadores em parceria com 13 empresas, resultando em investimentos significativos que ultrapassam os R$5,4 milhões.
Publicado em 24/11/2023 11:00 Atualizado em 27/11/2023 08:57
Foto colorida da placa da Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares instalada em gramado no IFTM Campus Uberaba, local onde funciona a Unidade
Crédito: Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares

Ao completar seu terceiro ano de atuação, a Unidade EMBRAPII IFTM se destaca como um polo de inovação e colaboração empresarial. Ao longo desse período, foram celebrados 11 projetos inovadores em parceria com 13 empresas, resultando em investimentos significativos que ultrapassam os R$5,4 milhões.

A Unidade EMBRAPII IFTM não apenas celebra conquistas significativas, mas continua com chamadas às indústrias em busca de soluções inovadoras no setor agroalimentar, com previsão de investimentos superiores à R$10 milhões para o ciclo 2024-2026.

Segundo Fernanda Jardim, diretora-geral da Unidade, a EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares consolidou-se como um catalisador de sinergias entre academia e setor produtivo, resultando em um ambiente propício para a transformação de ideias em produtos e processos inovadores. As colaborações estabelecidas impulsionaram o avanço tecnológico e fortaleceram os laços entre a pesquisa científica e as demandas das empresas.

“Os resultados conquistados ao longo desses três anos são tangíveis e relevantes. Projetos que abarcam diversas áreas, como novos produtos e processos sustentáveis para o agronegócio e indústria de alimentos, evidenciam a versatilidade e a amplitude do trabalho desenvolvido pela Unidade EMBRAPII IFTM, que demonstrou sua capacidade de captação de recursos e direcionou esses investimentos de forma estratégica, gerando retornos significativos para as empresas parceiras e contribuindo para a evolução do panorama tecnológico nacional”, ressaltou a diretora.

Além dos ganhos econômicos, a Unidade EMBRAPII IFTM destaca-se por seu impacto positivo na comunidade local. O intercâmbio de conhecimento e a formação de profissionais capacitados refletem o comprometimento da unidade em contribuir para o desenvolvimento regional.  Um dos exemplos é a capacitação de 90 estudantes no Programa de Formação em Recursos Humanos, que combinou a formação técnica e habilidades socioemocionais, com vistas a uma preparação mais qualificada do estudante para o ingresso profissional.

“Ao celebrar esses três anos de conquistas, a Unidade EMBRAPII IFTM vislumbra um futuro ainda mais promissor. A capacidade de inovação e a capacidade de adaptação demonstradas até agora sinalizam um caminho sólido para o contínuo crescimento e impacto positivo nos anos vindouros”, reforçou Jardim.

Além de celebrar os sucessos alcançados, a Unidade EMBRAPII IFTM convida ativamente as indústrias e comunidade a explorarem as oportunidades de colaboração, destacando-se como um hub de inovação essencial para impulsionar o setor agroalimentar rumo a novos horizontes tecnológicos e econômicos.