Premiação

Alunos do IFTM, Patos de Minas, ganham concurso de redação com a produção de carta aberta sobre o tema “Patrimônio Cultural de Patos de Minas: Cultura Afropatense"

Confira a notícia na íntegra
Publicado em 30/11/2023 08:00 Atualizado em 30/11/2023 09:05
Premiação dos estudantes ganhadores do concurso de redação
Premiação dos estudantes ganhadores do concurso de redação "Patrimônio Cultural de Patos de Minas: Cultura Afropatense"
Crédito: Comunicação

No dia 23/11/23, ocorreu a cerimônia de premiação dos estudantes ganhadores do concurso de redação "Patrimônio Cultural de Patos de Minas: Cultura Afropatense". O concurso, promovido pela prefeitura, foi dividido em três categorias: poesia (ensino básico); reportagem (ensino fundamental); e carta aberta (ensino médio), sendo três estudantes premiados em cada segmento, junto aos respectivos professores.

O IFTM, campus Patos de Minas, participou com a produção de Carta aberta e “monopolizou” a premiação dessa categoria, levando para casa as três primeiras colocações. Os textos selecionados foram muito elogiados pelo secretário de cultura, segundo o qual as produções textuais podem ser consideradas “verdadeiros tratados” sobre a cultura afrodescendente. As estudantes Julienny Santos Linhares, TEI2 (que não perdeu nenhum ponto na nota final de seu texto), e Laura Luísa da Silva (TAI2), orientadas pela professora Andréa Cristina de Paula, conquistaram, respectivamente, o primeiro e terceiro lugares. Lucas Moreira (TLI1), orientado pela professora Gláucia Helena Braz, alcançou a segunda colocação. Vale ressaltar que a premiação foi em dinheiro: 1000,00 (1ª lugar); 500,00 (2º lugar) e 300,00 (3º lugar).

Nesse sentido, mais que uma competição de escrita, o concurso de redação representou para o IFTM uma valiosa oportunidade de dar maior visibilidade à cultura do negro. Logo, os jovens estudantes, por meio de discussões e pesquisas sobre o tema, além de aprender mais sobre o gênero carta aberta, puderam expressar sua visão crítica acerca da identidade e de valores da população afro-brasileira.

O IFTM Campus Patos de Minas parabeniza a Casa da Cultura de Patos de Minas pela iniciativa da realização do concurso, o qual abriu espaço para a valorização da diversidade cultural, de modo a promover e incentivar o respeito à cultura afrodescendente.

Nos anexos, as cartas produzidas pelos estudantes.