EXTENSÃO

O Campus Ituiutaba do IFTM encerrou com êxito a primeira edição do projeto de extensão "Capacita IF – Curso Moodle para Professores da Rede Municipal"

Iniciado em 4 de agosto e coordenado pelo Professor Geise Divino da Silva, o programa encerrou em 24 de novembro de 2023. A aula de encerramento apresentou os projetos finais dos docentes cursistas, abordando temas relevantes.
Publicado em 05/12/2023 08:40 Atualizado em 06/12/2023 08:32
Professores do munícipio recebendo os certificados de participação no curso de extensão, oferecido pelos servidores do IFTM Campus Ituiutaba.
Crédito: Autoria do Professor Geise

No dia 24 de novembro de 2023, o IFTM Campus Ituiutaba encerrou o projeto de extensão "Capacita IF – Curso Moodle para os professores da Secretaria Municipal de Educação de Ituiutaba ". Iniciado em 4 de agosto e coordenado pelo Professor Geise Divino da Silva, o programa foi uma iniciativa promovida por meio do Edital 08/2022 da ProExt.

O encerramento do curso foi marcado pela apresentação dos projetos finais pelos docentes cursistas, desenvolvidos na plataforma Moodle. A aula de encerramento aconteceu no campus, e a recepção aos professores contou com a presença do diretor geral, professor Rodrigo Grassi Martins, que os conduziu ao laboratório Maker. Durante a visita, foram apresentados os kits de robótica, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação, representada pela professora Joelma Almeida.

Os projetos finais abordaram temas relevantes nas respectivas áreas de atuação dos docentes concluintes:

• História do século XX: Apresentado por Filipe Ferreira Limonta
  • O meio ambiente e o protagonismo do estudante: Apresentado por Rosa Betânia e Vanda Alves
  • Cinema e meio ambiente: Apresentado por Beatriz, Gilsa, e Shirley
  • Gamificação e ludicidade na sala do AEE: Apresentado por Patrícia Aparecida Alves
  • Tecnologias digitais na educação infantil: Apresentado por Paula Graciela Assis

Durante o encerramento, o professor Geise e o coordenador da TIC, Márcio Maciel, anunciaram a instalação da plataforma Moodle nos computadores da prefeitura, buscando fortalecer a colaboração entre o campus e a rede municipal de ensino. O objetivo é que os professores capacitados se tornem multiplicadores do conhecimento, integrando a ferramenta Moodle às aulas presenciais.

A Secretária de Educação Municipal de Ituiutaba, professora Joelma Almeida, elogiou o projeto, destacando a importância da capacitação para professores de diversas idades, contribuindo significativamente para a inclusão na plataforma digital.

O encerramento contou ainda com a presença do professor Ailton Luiz Dias Siqueira, coordenador do curso de Ciências da Computação, e demais servidores, que entregaram os certificados aos concluintes, celebrando o sucesso do projeto que fortalece a educação na região.