Eventos institucionais

Estão abertas as inscrições para o I Workshop sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) promovido pelo IFTM

Com o tema “A elaboração de cardápios”, o evento será realizado entre os dias 11 e 19 de março pela plataforma Google Meet
Publicado em 19/02/2024 11:00 Atualizado em 21/02/2024 10:19
Imagem retangular colorida com o desenho de alimentos: laranja, ao centro, e melancia, no canto direito

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro, por meio de sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext), promoverá, nos dias 11, 13, 15 e 19 de março de 2024, o I Workshop sobre o PNAE: a elaboração de cardápios, que será realizado em encontros online com 3 horas de duração, totalizando uma carga horária de 12 horas.

O evento, que é destinado aos responsáveis técnicos pela execução do PNAE (nutricionistas) nos IFs e demais envolvidos ou que possuam interesse na execução do PNAE, buscará promover a capacitação de profissionais envolvidos na execução desse Programa com ênfase na elaboração de cardápio adequado às diretrizes e em atendimento às exigências das normas norteadoras do Programa.

As inscrições se encerram no dia 06 de março. “Serão disponibilizadas apenas 20 vagas para que possamos ter um atendimento das dúvidas de forma mais individual”, ressalta Adriano Elias, coordenador do evento, que também falou sobre planos para realização de outras edições.

O workshop é composto por 4 módulos: Conhecendo o PNAE (3h); Aplicação da Resolução FNDE nº 06 de 08 de maio de 2020 (3h); Exemplos práticos e desafios na execução do PNAE (2h) e Oficina de elaboração de cardápios (4h).

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Trinta por cento do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro diante da oferta da educação básica, por meio de cursos técnicos de nível médio recebe os recursos supracitados para o oferecimento da alimentação escolar aos seus beneficiários. Todos os campi do IFTM recebem esse recurso.

As inscrições para o workshop já estão abertas na página de eventos do IFTM.