CAPES

Presidente da CAPES defende qualidade na EaD do País

A educação superior deve ser acessível para todo o País e, para isso, é necessária uma educação a distância com qualidade. Foi o que defendeu Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, na abertura do Colóquio – Repensando a Concessão de Bolsas no Sistema UAB nesta terça-feira, 20 de fevereiro, na sede da Fundação em Brasília
Publicado em 21/02/2024 10:20 Atualizado em 21/02/2024 11:24
Colóquio debate ajustes na concessão de bolsas pela UAB
Crédito: Thaís Mesquita - CGCOM/CAPES

A educação superior deve ser acessível para todo o País e, para isso, é necessária uma educação a distância (EaD) com qualidade. Foi o que defendeu Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, na abertura do Colóquio – Repensando a Concessão de Bolsas no Sistema UAB nesta terça-feira, 20 de fevereiro.

O evento reúne, até hoje, 21, na sede da Fundação, em Brasília, representantes do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB-Ipes), do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB (ForUAB-Polos) e da própria CAPES para debater possíveis ajustes nas regras de concessão de bolsas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O aperfeiçoamento foi ressaltado pela presidente. “Os cursos da UAB precisam garantir a qualidade, que é a marca de nossas instituições públicas. E esse sistema assegura que a educação superior chegue até aqueles que estão afastados dos grandes centros”, disse Denise. “A UAB é o maior sistema público de educação a distância do País. Atualmente, são mais de 122 mil matriculados em todo o território nacional”, adicionou Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES.

O Sistema UAB é a principal ação indutora do EaD no governo federal. Nele, estudantes dos rincões do País têm acesso a cursos de instituições de ensino superior na modalidade a distância, com atendimento presencial nos mais de 890 polos distribuídos pelo Brasil.

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais isolados do País, a partir da parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso, as ofertas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da Educação Básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/presidente-da-capes-defende-qualidade-na-ead-do-pais