Mulheres na Ciência

Edital de R$ 100 milhões incentiva o ingresso de mulheres na ciência

Inscrições vão até 29 de abril. Iniciativa é uma parceria do CNPq, Ministério das Mulheres e MCTI.
Publicado em 13/03/2024 12:00 Atualizado em 13/03/2024 17:50

Crédito: Foto: Marcelo Gondim

Um edital no valor de R$ 100 milhões vai apoiar projetos que estimulem o ingresso, a formação e a permanência de meninas e mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e na Computação. A iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do  Ministério das Mulheres foi anunciada pela ministra Luciana Santos, nesta quarta-feira (6), durante evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

A chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação já está aberta e tem como público-alvo estudantes do sexo feminino matriculadas no oitavo e no nono ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas e em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e na Computação. As propostas poderão ser apresentadas até 29 de abril deste ano.

“Vai ter mais mulheres na ciência sim. O nosso compromisso e vontade política é que as mulheres sejam de fato protagonistas da sua história”, afirmou a ministra Luciana Santos. Segundo ela, o edital é mais uma política do MCTI de enfrentamento à superação da desigualdade de gênero, a exemplo dos programas Futuras Cientistas e Mulheres Inovadoras. “Não podemos nos conformar que 60% das carreiras de iniciação científica são das mulheres, mas no topo da carreira só 35% alcançam as bolsas de produtividade”, lembrou.

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, um dos desafios do país é fazer com que as mulheres ocupem espaço em setores como a ciência. “Esse edital é a garantia de que nós, de fato, vamos estar em um lugar que nunca nos permitiram, nem na matemática, nem na física, nem na Lua. O nosso lugar é na política, mas também na ciência e nos espaços de poder”, reforçou.

Já o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, destacou a importância da oportunidade para as mulheres. “Não deixem que incutam nunca em vocês, meninas e jovens, o medo do conhecimento. O Brasil precisa da contribuição de vocês para o nosso progresso”, afirmou.

Equidade

Os projetos apoiados pela chamada pública deverão ser executados por meio de redes formadas por, pelo menos, três pesquisadores, preferencialmente mulheres, vinculados a diferentes tipos de instituições. Cada projeto poderá solicitar, no máximo, R$ 1 milhão. As linhas incluem projetos em rede nacional, em rede regional e individual.

Os recursos vão atender projetos de todas as unidades da federação. Para reduzir as desigualdades regionais, a chamada prevê a destinação da parcela mínima de 30% (trinta por cento) dos recursos para projetos cuja instituição de execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

O edital também prevê, como política de equidade de gênero e étnico-racial, que pelo menos 40% das bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) deverão ser destinadas a meninas negras e/ou indígenas. Os projetos selecionados receberão recursos para custeio, além de bolsas para estudantes do ensino médio, de graduação e para professores participantes por um período de 36 meses.

Protagonismo Feminino

A cerimônia de lançamento do edital contou com a participação da secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Márcia Barbosa, da pesquisadora Jaqueline Goes; da dupla Big Bang!, Beatriz e Isabella; de Larissa Paiva, a Laritrix, além de uma aluna do programa Futuras Cientistas, Luiza Aymée.

O lançamento do edital fez parte do evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher – Protagonismo Feminino, promovido pelo MCTI entre os dias 6 e 8 de março. A programação inclui uma série de palestras, rodas de conversa, shows e atividades de lazer em celebração à data.

Fonte: PROPI/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação