JIF IFTM 2024

IFTM lança edital de concurso para escolha da mascote dos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Institucional - JIF IFTM 2024

As propostas de design podem ser inscritas e submetidas de 21 de março a 21 de abril, por formulário de inscrição on-line disponível na plataforma Google Formulários
Publicado em 18/03/2024 16:15 Atualizado em 18/03/2024 16:16
Imagem retangular de fundo branco onde vemos uma mão fazendo esboços de desenhos a lápis
Crédito: Divulgação

Com o objetivo de incentivar a produção artística e a diversidade cultural, o Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), torna público o edital para submissão de propostas para a seleção de 1 (um) design para a mascote dos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Institucional - JIF IFTM 2024 - Uberaba (MG).

Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados em quaisquer períodos de cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação ou idiomas nas modalidades presencial ou a distância de todos os campi e polos do IFTM, sendo permitida a submissão de apenas 1 (uma) proposta por participante.

A proposta deverá ser enviada por meio do formulário próprio (link no edital), em 1 (um) arquivo nos formatos PDF, JPG ou PNG, intitulado com o nome da mascote (ex.: boneco.pdf). No formulário também deverão ser preenchidos dois dados: o nome da mascote e o texto explicativo com a defesa da proposta.

O design da mascote poderá ser apresentado no arquivo em uma ou mais ilustrações, desde que sejam variações da mesma proposta, com o mesmo estilo gráfico (ex.: uma ilustração digital da mascote de frente e outra de perfil). O(a) autor(a) poderá apresentar a proposta no estilo gráfico e técnica que desejar, incluindo ilustração à mão (digitalizada), ilustração digital, modelagem 3D, colagem, etc.

As propostas submetidas serão avaliadas por uma Comissão Avaliadora, constituída por docentes e técnicos-administrativos do IFTM, com formação nas áreas de artes e/ou Comunicação Social ou com atuação profissional afim. A proposta selecionada será avaliada de acordo com os seguintes critérios: representação de 1 (um) ou mais aspectos relacionados à cidade-sede desta edição, Uberaba (MG), tais como: históricos, geográficos, culturais, arquitetônicos etc; originalidade e criatividade; qualidade do design; aplicabilidade (possibilidade de utilização em cores e em preto e branco, em várias dimensões, sobre fundos diferentes etc.) e atendimento às especificações técnicas previstas no edital.

As ilustrações submetidas à participação poderão ser utilizadas a critério do IFTM em formatos digitais ou impressos, em quaisquer canais de comunicação onde a instituição está presente, para fins de divulgação e/ou preservação da memória institucional. Desse modo, ao participar desse edital, o(a) autor(a) cede ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro os direitos patrimoniais sobre o conteúdo produzido para esta seleção e autoriza seu uso pelo IFTM.

A proposta vencedora será premiada um kit de produtos montado pela Comissão Organizadora e não poderá ser trocado por dinheiro. A entrega do prêmio ocorrerá durante a cerimônia de aberturados Jogos dos Institutos Federais - Etapa Institucional - JIF IFTM 2024, na cidade de Uberaba (MG), no dia 17 de junho de 2024, a partir das 19h.

Para saber todas as informações do concurso, leia o Edital na página de editais do IFTM.