Mobilidade Internacional

Estudantes do IFTM têm novas oportunidades de intercâmbio cultural

A instituição está ofertando vagas de mobilidade internacional para Cidade do Cabo, na África do Sul; Singapura; Barcelona, em Madrid; Paris, na França; e Cambridge, na Inglaterra. Interessados podem se inscrever até dia 28 de maio por meio de envio de e-mail com a documentação necessária
Publicado em 08/05/2024 10:20 Atualizado em 10/05/2024 13:07
Imagem retangular com fotos de pontos turísticos de Singapura, Cidade do Cabo, Barcelona, Madrid e Cambridge

Vivenciar outras culturas é mais uma possibilidade para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Por meio de seus programas de Mobilidade Internacional ofertados pelo Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid), o Instituto tem diversas organizações parceiras ao redor do mundo que acolhem estudantes durante duas semanas para se aprimorarem no aprendizado de línguas estrangeiras e terem contato com pessoas e realidades diferentes, gerando experiências de vida singulares.

Até o dia 28 de maio, a instituição está ofertando vagas para novos intercâmbios culturais nas cidades de Singapura, em Singapura; Cidade do Cabo, na África do Sul; Barcelona, em Madrid; Paris, na França; e Cambridge, na Inglaterra. Interessados podem se inscrever até 28 de maio por meio de envio de e-mail com a documentação solicitada nos editais dos respectivos processos seletivos.

Podem se candidatar às oportunidades estudantes regularmente matriculados em quaisquer cursos e campi do IFTM, desde que cumpram os pré-requisitos necessários, que são, dentre eles: frequência escolar; rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0; conhecimento em espanhol, francês ou inglês, a depender do destino escolhido na inscrição para o intercâmbio; etc.

Estão sendo ofertadas um total de 8 vagas, sendo que metade delas se destinam a vagas com bolsas de estudos para custear exames de Covid-19 ou outros de exigência sanitária; autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro; pagamento do curso de idiomas; aquisição de uniforme; taxa de passaporte e aeroportuárias; alojamento; e manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante o período de duração da viagem.

A seleção ocorre por meio de pontuação de acordo com lista de atividades desenvolvidas ou não pelos candidatos, sendo que a pontuação máxima é 250 pontos. Os resultados preliminar e final serão divulgados na página Mobilidade e Intercâmbio do Cenid conforme cronograma geral anexado aos editais.

A previsão de embarque dos selecionados para o exterior é dia 3 de outubro de 2024, com retorno previsto para o Brasil em 19 de outubro.

Editais na íntegra e mais informação na página Mobilidade e Intercâmbio do Cenid do IFTM.