Idiomas e Relações Internacionais

IFTM participa do encontro semestral de gestores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O evento aconteceu de 11 a 15 de março na reitoria do Instituto Federal do Acre
Publicado em 19/03/2024 10:00 Atualizado em 09/05/2024 15:52
Foto colorida do coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Edilson Pimenta, em pé realizando palestra
Crédito: Comunicação do Instituto Federal do Acre

Entre os dias 11 e 15 de março, estiveram reunidos pela primeira vez, em 2024, os gestores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Nesta edição, sediada pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), em sua reitoria, na capital Rio Branco, mais de 30 agentes de internacionalização de diferentes instituições participarem. O encontro do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) ocorre tradicionalmente duas vezes por ano, sendo uma na capital do país, Brasília, e uma em outra região do país, para que os dirigentes possam ter acesso às diferentes realidades da Rede.

O Forinter é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). É composto por gestores dos escritórios de relações internacionais das instituições que integram o Conselho. O grupo tem como objetivo propor e articular as ações internacionais das instituições.

Na programação da semana de trabalho, o Fórum discutiu propostas de parcerias com instituições de outros países, de novos programas de internacionalização e compartilhou experiências exitosas das instituições da Rede Federal.

Os gestores presentes ainda assistiram a uma apresentação sobre os dez anos do Centro de Idiomas do IFTM (Cenid), completados em 2023, o que serviu de incentivo para as instituições que estão em fase de implementação ou reestruturação de seus Centros de Idiomas, como IFG, IFBaiano, IFMA, IFSC entre outros. A apresentação foi realizada pelo Prof. Edilson Pimenta, coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, representante da instituição no encontro, que destaca que o evento foi de alta relevância para a Rede, tendo em vista que ampliou as tratativas com instituições internacionais e enfatizou a necessidade de ampliarmos momentos de formação contínua na área de internacionalização.

Além disso, Pimenta destaca como muito proveitosos os momentos de construção coletiva de pautas, como a do estabelecimento de Centros de Idiomas no país. O Cenid-IFTM é um informante catalizador na Rede Federal por ser considerado por outras instituições brasileiras um case de sucesso no ensino-aprendizagem de línguas, destaca o prof. Edilson.

Um dos momentos mais relevantes do encontro foi quando a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da reunião do Forinter, no dia 13. Sua participação representou não apenas a instituição que sediava o evento, mas também a Câmara de Relações Internacionais do Conif, que ela coordenou no ano de 2023 e da qual ainda é membro. A Reitora destacou a necessidade de haver um maior estreitamento entre a Câmara e o Forinter. A Câmara tem como objetivo promover a internacionalização e o desenvolvimento sustentável das instituições da Rede Federal, por meio do fortalecimento da cooperação técnica e acadêmica Sul-Sul, atuação em redes nacionais e internacionais, incentivo à mobilidade acadêmica e profissional, valorização do ensino de idiomas e formação de servidores e gestores com integralidade e multiculturalidade.

Rosana também falou sobre a participação brasileira no Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) que aconteceu em abril de 2023, no Canadá e a possibilidade de o Conif realizar uma missão para o México neste ano. Também foi debatida a possibilidade e a proficuidade de haver representantes brasileiros no Congresso mundial da WFCP, que ocorrerá em 2024 na Jamaica.

O encontro no Acre contou ainda com os gestores da Diretoria de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira e João Paulo Rotelli, que falaram sobre os planos, projetos e ações para 2024 e da Assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Iara Barroca, que apresentou as ações mais recém-empreendidas pela Secretaria e solicitou uma aproximação maior do Fórum com a Setec.

Além de proposições, foi realizado um balanço das ações realizadas até aqui, o que permitiu um realinhamento de expectativas para as ações de 2024.