Inovação

IFTM seleciona bolsistas para atuarem em ambientes promotores de inovação da instituição

Por meio de chamada pública voltada à comunidade interna e externa, o Instituto oferta 2 vagas com bolsas de estudo patrocinadas pela Fapemig para estudantes de mestrado em áreas afins às que serão desenvolvidas em projeto de desenvolvimento científico, inovador e tecnológico. Inscrições de 23 de maio a 14 de junho por envio de documentação por e-mail
Publicado em 23/05/2024 15:00 Atualizado em 23/05/2024 16:08
Imagem retangular de fundo branco com desenho da cabeça, de perfil, de um ser humano e diversos outros desenhos saindo dela, como notebbok, celular, engrenagem, entre outros, simbolizando ideias

A inovação é hoje um dos pilares de desenvolvimento e foco da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, da qual fazem parte os Institutos Federais. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) foram criados espaços físicos para estímulo, incentivo e orientação à produção científica e tecnológica inovadora. Hoje a instituição conta com vários ambientes físicos promotores de inovação: um Núcleo de Inovação, localizado na reitoria; um polo de Inovação, que tem inclusive parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII), localizado no IFTM Campus Uberaba; e diversos Laboratórios Maker, espaços instalados nos campi do Instituto voltados à prototipagem e inovação, onde pessoas podem dar vida a ideias e projetos.

Por meio de chamada pública voltada tanto à comunidade interna quanto externa, o IFTM está ofertando duas vagas para bolsistas atuarem em tais ambientes, de forma a auxiliarem na difusão da cultura de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica na instituição e também na execução do plano de metas de inovação do IFTM e do plano de atividades que contempla todas as competências da função.

Além disso, os bolsistas participarão ativamente das atividades que contemplem o plano de trabalho aprovado no processo em Chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) nº 07/2023, que selecionou núcleos de inovação tecnológica e ambientes, programas ou mecanismos promotores de empreendimentos inovadores com o objetivo geral de integrar tais espaços, de forma a aumentar a competitividade da economia mineira, estimular o empreendedorismo inovador no estado, contribuir para a inserção de novos produtos, processos e serviços de base tecnológica no mercado, especialmente em setores estratégicos para o Estado, entre outros.

Podem participar da seleção estudantes de cursos de mestrado em área compatível com as atividades previstas para serem desenvolvidas no projeto, além de outros pré-requisitos conforme definido na chamada pública.

As inscrições acontecem de 23 de maio a 14 de junho mediante envio, por e-mail, da documentação descrita no edital.

As bolsas são no valor de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) mensais e serão pagas por um período de até 24 meses a partir da data de assinatura do contrato.

O processo seletivo é composto por equivalência do Requisito de formação do candidato com a vaga ofertada, em caráter eliminatório, e entrevista, que tem caráter classificatório.

O resultado final da seleção será publicado no dia 1º de julho na página Editais do IFTM.