Processo seletivo

IFTM Campus Uberlândia Centro oferta 60 vagas para curso técnico em Redes de Computadores e 30 vagas para curso de Logística

Inscrições gratuitas para ingresso no 2º semestre acontecem entre os dias 25 de maio e 30 de junho pela internet
Publicado em 27/05/2024 18:30 Atualizado em 24/06/2024 13:28
Curso de Redes tem vagas no período vespertino e noturno. Já Logística oferta vagas apenas no noturno

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para ingresso nos cursos técnicos de nível médio e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para ingresso no 2º semestre de 2024. Em todos os campi do IFTM estão disponíveis 175 vagas para o técnico e 265 vagas para graduação, sendo que no Campus Uberlândia Centro são ofertadas 60 vagas para o curso técnico concomitante em Redes de Computadores (30 no vespertino e 30 no noturno) e outras 30 vagas para o curso de Tecnologia em Logística, ofertado no período noturno.

Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio da página de Ingresso da instituição (www.iftm.edu.br/ingresso). Não há taxa de inscrição para os processos seletivos do IFTM. Os editais foram publicados no dia 22 de maio e as inscrições ocorrem de 25 de maio a 30 de junho.

Para se candidatar aos cursos técnicos, de forma geral, é necessário ter concluído, no mínimo, o 1º ano do ensino médio. No caso do curso Técnico em Redes de Computadores do Campus Uberlândia Centro, o pré-requisito é apenas estar matriculado no ensino médio, ou seja, estudantes do 1º ano também podem se inscrever. Aqueles que já se formaram no Ensino Médio também podem se inscrever.

É importante ressaltar que o curso de Redes de Computadores é um curso da modalidade concomitância externa. Diferente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos quais o estudante cursa o ensino médio e o técnico na mesma instituição, na modalidade de concomitância externa o estudante faz apenas o curso técnico no IFTM.

Seleção dos candidatos

Para os cursos técnicos, a seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio eletrônico público, a ser realizado no dia 05 de julho e transmitido ao vivo pelo canal oficial do IFTM no YouTube. Os candidatos não poderão comparecer ao local do sorteio. Já para os cursos de graduação, a seleção será feita por meio da análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - edições de 2014 a 2023 - ou da média global das notas do histórico escolar da graduação, a depender da opção do candidato no ato da inscrição. As inscrições nos dois editais são gratuitas.

Reserva de vagas

O IFTM dispõe também de políticas de reserva de vagas e de ações afirmativas. Assim, do total de vagas ofertadas em cada edital de processo seletivo, 60% são destinadas a candidatos optantes por tal sistema e 5% a pessoas com deficiência. Candidatos que não se enquadram em nenhum dos grupos de concorrência definidos nos editais participam da seleção como ampla concorrência, que fica com 35% das vagas.

Todos os candidatos aprovados nas vagas reservadas e nas ações afirmativas devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.

Mais informações na página de Ingresso do IFTM (www.iftm.edu.br/ingresso) e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.

Dúvidas

Os candidatos interessados nos cursos do Campus Uberlândia Centro podem tirar suas dúvidas sobre os processos seletivos por meio do e-mail ingresso@iftm.edu.br ou entrando em contato com o Campus Uberlândia Centro. É importante ressaltar que os candidatos interessados devem ler com atenção a íntegra do seu edital de preferência.