Idiomas e Internacionalização

Estudantes do IFTM fazem curso de imersão cultural e linguística na Inglaterra

Publicado em 28/05/2024 11:00 Atualizado em 28/05/2024 13:14
Foto colorida dos estudantes Graciele Fernandes Morais e Mateus Reis Cardoso Fonseca segurando nas mãos o certificado de conclusão do curso de inglês feito na na escola de línguas EF em Cambridge
Crédito: Arquivo pessoal

Dias de muito inglês e de muita cultura na Europa! Assim foram as últimas duas semanas para os estudantes que compuseram a delegação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) na cidade de Cambridge, no Reino Unido. Os participantes do intercâmbio, Graciele Fernandes Morais, do IFTM Campus Paracatu, e Mateus Reis Cardoso Fonseca, do IFTM Campus Patos de Minas, foram selecionados pelo edital Eurotunnel, lançado em março deste ano sob a organização da Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid) do Instituto.

Foram 14 dias de convivência com estudantes do mundo inteiro na escola de línguas EF em Cambridge. Na EF, parceira do IFTM na Europa, os estudantes realizaram cursos de línguas em turmas multiculturais com professores nativos. A programação do intercâmbio contou também com incursões na cidade de Londres, que está a 50 minutos de Cambridge.

Depois de selecionados, foi realizada preparação com os discentes, o que foi ponto de destaque por parte de Graciele. “Minha primeira experiência internacional foi verdadeiramente marcante. A excelente preparação que recebi antes da viagem e a acolhida calorosa da família internacional me fizeram sentir extremamente segura e confiante. Essa vivência teve um impacto profundo na minha vida e fará uma grande diferença na minha trajetória profissional”.

A qualidade e o contexto multicultural da Rede EF foi outro ponto de destaque na experiência da delegação do IFTM. É isso que ressaltou o estudante Mateus. “Participar de um curso internacional de tamanha qualidade foi fundamental para eu avançar nos meus conhecimentos em inglês. Eu tive a oportunidade de praticar o que eu já sabia e aprender muito não somente com meus professores, mas também com os colegas de outros países”.

Um outro ponto observado pelos intercambistas foi a beleza das cidades europeias que visitaram. No retorno, não faltaram falas elogiosas sobre o local escolhido pela Coordenação-geral do Cenid para a ação de Mobilidade Internacional de curta duração. De acordo com Edilson Pimenta, coordenador-geral do Cenid, foi impactante ouvir não somente elogios à ação, mas também palavras de admiração dos estudantes pela região visitada. “Todo o grupo se sentiu em uma experiência única de plena vivência internacional. E, sem dúvidas, é essa também nossa missão: construir pontes para o conhecimento por meio do encantamento. Cambridge ocupa local estratégico, por estar ao lado de Londres, e é uma das cidades universitárias mais visitadas no mundo. Londres, por sua vez, é sinônimo de realização para quem estuda a língua inglesa. Assim, por meio do encantamento, fazemos um convite à continuidade do estudo da língua inglesa”, completa Pimenta.

Bolsas de estudo

O edital Eurotunnel – Edição 2024 concedeu duas bolsas de estudos, cujos valores variaram de R$29.000,00 (vinte e nove mil reais) a R$27.000,00 (vinte e sete mil reais), a depender da posição ocupada pelo participante no processo seletivo. Graciele, classificada em primeiro lugar na seleção, recebeu bolsa de estudos no maior valor, e Mateus, que ficou em segundo lugar, contou com bolsa de R$27.000,00.

Os valores serviram para cobrir despesas com a viagem, como autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro obrigatório; pagamento de curso de francês e inglês; aquisição de uniforme; taxa de passaporte e aeroportuárias; alojamento; manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante todo o período de estada. Despesas diferentes dessas, inclusive as ocorridas em solo brasileiro ou que ultrapassassem a bolsa recebida pelo (a) estudante ficaram sob sua responsabilidade.