Idiomas e Internacionalização

Estudantes e servidores do IFTM participam de intercâmbio de um mês no Canadá

De 19 de abril a 18 de maio de 2024, dois estudantes e dois servidores da instituição, selecionados por meio de edital, vivenciaram língua e cultura em Ontário, província da cidade de Toronto. É o quarto ano que o IFTM envia delegações para o país em uma parceria com a ILSC-Greystone College
Publicado em 28/05/2024 16:00 Atualizado em 28/05/2024 17:51
Foto colorida dos participantes do intercâmbio 2024 para o Canadá. Da esq. para a dir.: Camila Regina Nunes de Melo; Alan Ferreira de Souza; Paulla Regina Cruz e Guilherme de Freitas Borges
Crédito: Arquivo pessoal

Dois estudantes e dois servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram de vivência linguística e cultural na cidade canadense de Toronto, na província de Ontário, durante o período de 19 de abril a 18 de maio. Os participantes foram selecionados em edital de Mobilidade Internacional da instituição, lançado pela coordenação-geral do Centro de Idiomas (Cenid) e Relações Internacionais, que previa um intercâmbio de cerca de 30 dias, possibilitando à delegação do IFTM convivência com estudantes do mundo inteiro na escola de línguas ILSC, rede de escolas de línguas com unidades em vários países e parceira do Instituto no Canadá.

Trata-se do quarto ano da ação, com seis delegações do IFTM já enviadas. Na unidade da ILSC em Toronto, os intercambistas realizaram cursos de inglês em turmas multiculturais com professores nativos. Para além da aprendizagem de línguas, a delegação do IFTM também teve a oportunidade de realizar aperfeiçoamento profissional por meio de observação de rotinas (Job Shadowing) e visitas técnicas à University of Toronto, ao Seneca College, à York University e ao Greystone College. A programação faz parte do programa de formação continuada preparado pela ILSC em conjunto com a coordenação-geral do Cenid do Instituto.

A equipe do IFTM foi composta pelos estudantes Alan Ferreira de Souza, do IFTM Campus Paracatu, e Paulla Regina Cruz, do IFTM Campus Uberlândia, e pela servidora técnico-administrativa Camila Regina Nunes de Melo, do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Os três foram acompanhados pelo professor Guilherme de Freitas Borges, do IFTM Campus Patrocínio, que também atua como diretor de Ensino do IFTM.

O discente Alan considerou valiosa a oportunidade de alavancar seus conhecimentos em língua inglesa. “Foi definitivamente importante aperfeiçoar os meus conhecimentos em língua inglesa. Além disso, destaco que a base que eu tinha adquirido no Cenid do IFTM, anos atrás, foi fundamental para que eu tivesse uma melhor imersão cultural e linguística no Canadá. Acredito que oportunidades como essa devem ser fomentadas na instituição, pois são de grande valia para os estudantes”.

Como líder do grupo no exterior, o professor Guilherme destacou os ganhos institucionais com a ação. “Foi muito gratificante liderar o grupo do IFTM e testemunhar o acesso qualificado à língua e à cultura de um outro país que nossos estudantes e nossa servidora tiveram. Ganham os participantes e ganha a instituição com esse programa de Mobilidade Internacional”.

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva, ressaltou a importância da instituição oferecer esse tipo de oportunidade não somente para estudantes, mas também para servidores. “Solicitei à coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais que mantenha as frequentes ações para estudantes, mas que enfatize, cada vez mais, as iniciativas também para os servidores técnico-administrativos e docentes. Acredito que o processo de internacionalização, para atingir nossos estudantes, precisa perpassar pela vivência profissional dos servidores”.

Sobre o intercâmbio recém-finalizado, o coordenador-geral do Cenid do IFTM, Edilson Pimenta, explicou que as parcerias firmadas entre o IFTM e as instituições internacionais passam por criteriosa análise da pasta de internacionalização. “São priorizadas as parcerias que podem se desdobrar em oportunidades para todos os grupos pertencentes à comunidade do IFTM, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, e a ILSC é uma parceira que consegue oferecer esse tipo de alcance. Uma outra vantagem da ação é a intermediação realizada pela Toronto First Steps, agência canadense dirigida pela competente colega Danielle Ferreira, que intermedia as tratativas para que a parceria entre IFTM e ILSC-Greystone College se consolide a cada ano”, finalizou Pimenta.

Incentivo do IFTM

Mediante os editais publicados, os intercambistas contaram com diferentes fontes de apoio institucional. Os estudantes que participaram da ação estiveram amparados pela Instrução Normativa nº. 81 do IFTM, que fala sobre autorização para fazer parte de ação de Mobilidade Internacional de curta duração no exterior sem qualquer prejuízo acadêmico. Isso significa que, por terem estado em representação institucional no Canadá, no retorno ao Brasil, os discentes não têm qualquer tipo de perda institucional.

Para a servidora, foram ofertados orientação e acompanhamento pré-embarque, além de assessoria durante a viagem, quando necessário. Além disso, a participante contou com afastamento do trabalho com ônus limitado, ou seja, enquanto ela aperfeiçoava habilidades linguísticas, profissionais, culturais e comportamentais, o IFTM manteve seus vencimentos, de acordo com a Lei nº. 9991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal.

O próximo edital com destino ao Canadá está previsto para ser lançado em junho de 2024, com a viagem marcada para 2025.