Mobilidade Internacional

Últimos dias de inscrição em oportunidade de intercâmbio para estudantes de alto rendimento do IFTM

Edital especial selecionará discente de quaisquer cursos e campi da instituição desde que regularmente matriculado e com frequência escolar que tenha alto desempenho global constante do histórico; dentre outros pré-requisitos listados no edital. Inscrições de 1º a 28 de junho mediante envio da documentação solicitada por e-mail.
Publicado em 24/06/2024 09:30 Atualizado em 24/06/2024 13:01
Imagem retangular colorida com fotos de pontos turísticos de Singapura, Cidade do Cabo, Barcelona, Madrid, França e Cambridge
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com nova oferta de vaga para participação em programa de Mobilidade Internacional coordenado pelo seu Centro de Idiomas (Cenid) para estudantes de quaisquer curso e campi da instituição.

A novidade é que, desta vez, a seleção é voltada para estudante de alto desempenho acadêmico-escolar global, que, uma vez classificado dentro da vaga ofertada, que é uma, poderá optar pelo destino do intercâmbio: África do Sul, Espanha, França, Inglaterra, Nova Zelândia ou Singapura.

Podem participar da seleção deste edital especial discentes regularmente matriculados e com frequência escolar que tenham alto desempenho global constante do histórico; dentre outros pré-requisitos listados no edital.

As inscrições acontecem de 1º a 28 de junho mediante envio da documentação descrita também no edital por e-mail para selecaointernacional@iftm.edu.br.

O estudante classificado em primeiro lugar receberá bolsa de estudos no valor de R$34.000,00 (trinta e quatro mil reais) para ser utilizada na cobertura da seguintes despesas: exames de Covid ou outros de exigência sanitária; autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro; pagamento de curso de idiomas; aquisição de uniforme; taxa de passaporte e aeroportuárias; alojamento; e manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante o período em que estiver no exterior.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado a partir de 29 de julho e o final, no dia 2 de agosto, ambos na página Mobilidade e Intercâmbio do Cenid do IFTM.

Sobre o intercâmbio

O estudante selecionado realiza curso de duas semanas de espanhol (para os que selecionarem a Espanha como destino), francês (para os que selecionarem a França como destino) ou de inglês (para os que selecionarem a África do Sul, Singapura, Inglaterra ou a Nova Zelândia como destino). Além disso, estão previstas atividades culturais no contraturno das aulas.

A previsão de embarque para a cidade escolhida é dia 3 de outubro, com retorno para o Brasil previsto para 19 de outubro.

Edital na íntegra e mais informações na página Mobilidade e Intercâmbio do Cenid do IFTM.