Editora IFTM

Editora IFTM está com prazo aberto para submissão de livros para publicação gratuita

Interessados devem enviar o material até dia 29 de novembro. Em caso de aprovação, o livro é publicado em formato digital com acesso pelo site da instituição
Publicado em 17/06/2024 10:00 Atualizado em 24/06/2024 12:02
Foto colorida de uma jovem negra segurando um tablet em suas mãos

Com o objetivo de contribuir com a produção e a disseminação do conhecimento nas mais diversas áreas e também com a democratização do acesso e apoio institucional para publicações de livros, a Editora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com prazo aberto para submissão de obras para publicação de forma gratuita.

Interessados devem submeter o material e também a documentação necessária até dia 29 de novembro por meio do Virtual IF (módulo DOCS), sendo que a submissão precisa ser feita pelo autor (a) ou organizador (a) do livro.

Em caso de aprovação na seleção, a obra é publicada em formato digital com acesso pela página da Editora IFTM, no site do Instituto.

Carla Regina Amorim, coordenadora da Editora IFTM, explica que se pretende publicar um livro por bimestre, respeitando-se a ordem de inscrição e avaliação para classificação das obras. “O autor deve pertencer ao quadro de servidores efetivos do IFTM e os coautores podem ser da comunidade externa, sendo que a autoria pode ser individual ou coletiva”, destaca Amorim.

Pré-requisitos para submissão

As obras deverão, obrigatoriamente, estar inseridas em uma das linhas editoriais publicadas pela Editora IFTM, que são:

Técnico-Científica: obras de divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos que não tenham caráter precipuamente didático;

Apoio Didático-Pedagógico: obras voltadas para o suporte às diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes de educação formal e informal, sobretudo às ações de ensino, pesquisa e extensão;

Artístico-Literária: obras centradas no universo das artes em suas diversas linguagens e demais manifestações socioculturais.

Além disso, dentro de cada linha editorial, o formato do livro deve atender ao disposto no Regimento Interno da Editora IFTM, no artigo 26. O Manual de Redação e Estilo do IFTM também deve ser observado.

Ainda, a obra inscrita para o processo seletivo deve ter escrita original e inédita, ser redigida em língua portuguesa e ter no mínimo 50 e no máximo 150 páginas, se for apresentada em formato A5, e no mínimo 50 e no máximo 100 páginas, se for apresentada em formato A4.

A revisão textual e a normalização do texto já devem ter sido realizadas antes da submissão do material, sendo que o responsável pela revisão deve atestar por escrito que a revisão foi feita para o livro.

Imagens e figuras constantes na obra devem ser de autoria própria ou com direitos de uso cedidos para o autor ou autores ou ainda de domínio público.

Não serão aceitas propostas de reedição de livros e dissertações e teses na forma como foram apresentadas às bancas de defesas. Neste caso, para publicação, elas devem estar adequadas para o formato de obra e de acordo com as recomendações do edital e do Manual de Redação e Estilo do IFTM.

Obras que contenham capítulos ou partes já publicadas em revistas, periódicos e coletâneas ou que contiverem plágios ou autoplágios também não serão aceitas.

Etapas da seleção

A seleção é composta pelas seguintes etapas: análise dos documentos enviados pelo Virtual IF; análise preliminar feita pelo Conselho Editorial; verificação eletrônica de plágio pela Editora IFTM; análise preliminar das obras submetidas ao edital; e análise do mérito.

Resultados

O resultado de cada etapa será publicado na página da Editora IFTM de acordo com o cronograma apresentado no item 5 do edital da seleção. Após a publicação dos resultados e assinatura dos termos de cessão de direitos autorais, as obras recebidas pela Editora IFTM passam à etapa seguinte - editoração e diagramação, momento em que as obras entram em fila para publicação.

Edital na íntegra e mais informações na página da Editora IFTM.

A Editora IFTM também realizará bate-papos on-line para esclarecimento de dúvdas nos dias 1º de julho, das 10h às 11h, e 9 de julho, das 14h às 15h, pelo Google Meet.