Egressa brilhando

Egressa do IFTM Udicentro cria escola de programação online para crianças e conquista prêmio para desenvolver projetos

Ex-aluna do curso de Licenciatura em Computação, Laiane Ribeiro desenvolve plataforma online gratuita para ensinar programação a crianças
Publicado em 03/07/2024 14:00 Atualizado em 03/07/2024 14:28
Laiane Ribeiro, egressa do IFTM Udicentro e fundadora da escola DevKids
Crédito: Arquivo Pessoal

Muitas das ideias e projetos desenvolvidos no Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), ao longo de um curso acabam ganhando corpo e força mesmo depois da entrega do diploma. Um bom exemplo é a egressa do curso de Licenciatura em Computação, Laiane Ribeiro. Formada em março do ano passado, Laiane transformou as ideias gestadas ao longo do curso em negócio e criou o projeto Devkids Programação, uma escola online gratuita de ensino de programação para crianças. Em abril, ela foi uma das 300 vencedoras do prêmio nacional “TikTok Empreende”, iniciativa da rede social com apoio do Sebrae, a partir do qual ela ganhou R$5 mil para avançar com o projeto.

A Devkids Programação é uma escola online que tem como missão guiar pais e filhos pelos conceitos básicos da programação de forma divertida e interativa. A escola oferece atividades práticas para que as crianças possam desenvolver habilidades valiosas enquanto se divertem. Na escola, os participantes têm acesso a um curso completo gratuito de programação usando o Scratch, uma linguagem de programação simples que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. A partir da DevKids, os alunos podem até criar seus primeiros games, como um jogo de labirinto ou de disputa entre aviões.

A escola já conta com mais de 640 alunos, três cursos gratuitos de programação para crianças e mais de 70 avaliações na Udemy, uma plataforma de cursos. A DevKids também possui um canal no YouTube com mais de mil inscritos, uma página no Instagram com mais de 3,5 mil seguidores e um perfil no TikTok com mais de 20 mil visualizações. Segundo Laiane, a ideia surgiu a partir de sua vivência como estudante do curso de Licenciatura.

“A ideia da Devkids Programação começou no IFTM, em 2020, quando participei do Programa de Residência Pedagógica na Escola Estadual Segismundo Pereira. Muitos alunos não participaram das aulas por não ter um computador, celular ou internet e eu realmente fiquei chocada com esta realidade. Desde então, comecei a mergulhar e entender mais sobre o universo de programação para as crianças, como funcionava, quais eram os desafios e como eu poderia contribuir para levar a programação para o máximo de crianças possível”, afirma.

O interesse por programação para crianças esteve presente em toda trajetória de Laiane no IFTM. Quando ainda cursava Licenciatura, ela foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa de Iniciação Científica (Pibic) e participou de um projeto de extensão chamado IFTM Program Kids, em parceria com o também egresso Paulo Nunes, coordenado à época pela professora Jaqueline Maissiat. A partir do projeto foram ministradas aulas práticas presenciais no laboratório de informática da escola parceira com conteúdo voltado para a programação de um aplicativo para dispositivo móvel, através da plataforma MIT APP Inventor. Além disso, Laiane publicou vários artigos, participou de seminários, desenvolveu trabalhos e até seu Trabalho de Conclusão de Curso remeteram ao tema programação para crianças.

“Como egressa consegui trabalho em uma empresa de tecnologia, mas não era especificamente dando aulas ou lecionando. A Devkids me deu a oportunidade de trabalhar exatamente na área de atuação da minha formação e sou muito grata ao IFTM e a todos os professores e servidores que estiveram comigo nesta trajetória. Sem o IFTM eu não teria esta ideia de empreendedorismo e não teria o sucesso e o orgulho do meu trabalho que tenho hoje”, afirma Laiane.

Futuro da Devkids

Se a sementinha da ideia nasceu no IFTM, as possibilidades de futuro florescem para muito além dele. A egressa do curso de Licenciatura tem planos de ampliação de sua iniciativa e quer alcançar muitas outras crianças com a Devkids. Além dos cursos gratuitos disponíveis abordando temas como algoritmos, lógica de programação e programação com o scratch, ela já prepara um curso sobre robótica educacional, utilizando o arduino e outros componentes. Para o futuro, Laiane ainda quer apresentar novas ferramentas e temas, como modelagem 3D, criação de jogos com Roblox e Unity, além de temas mais básicos como uso de internet, criação de sites, aplicativos e softwares, uso de inteligência artificial entre muitos outros.

“O mercado e a gama de assuntos é muito grande. Com o tempo e desejo do público, vou priorizando e trazendo os conteúdos mais atuais. Mais futuramente ainda a ideia é a Devkids ser uma holding e não ensinar apenas programação, mas também inglês, investimento e outros temas relevantes e importantes para as crianças não contemplados na escola pública convencional”, vislumbra. "Ensinar programação a crianças é como dar-lhes a chave para desbloquear um futuro cheio de inovação e criatividade", completa.

Saiba mais sobre a DevKids

Site: https://www.devkidsprogramacao.com/