Olho nos games

Projeto de extensão do Campus Uberlândia Centro leva desenvolvimento de games para estudantes de escolas públicas

MiniForge é um projeto do curso de Programação de Jogos Digitais e oferta uma visão introdutória sobre esse mercado
Publicado em 03/07/2024 14:30 Atualizado em 03/07/2024 14:31
Atividade do MiniForge desenvolvida na Escola Estadual Honório Guimarães, em Uberlândia

Os jogos de videogame fazem parte do cotidiano de muitos jovens brasileiros, mas para além das disputas travadas por meio dos consoles existe um vasto mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil. A partir deste mês de junho, o projeto de extensão MiniForge, ligado ao curso técnico integrado em Programação de Jogos Digitais, do IFTM Campus Uberlândia Centro, passou a ofertar um curso introdutório gratuito em desenvolvimento de games com foco em estudantes de escolas públicas de Uberlândia. Bolsistas e voluntários do projeto estão ofertando um minicurso na Escola Estadual Honório Guimarães e ainda este mês começa a ser ofertado o mesmo curso no Campus para a comunidade externa.

O projeto visa oferecer um ensino prático e abrangente sobre o universo dos games, ofertando uma visão geral sobre o processo de desenvolvimento de um jogo. No curso, os estudantes do IFTM abordam pontos como game design, programação e até o processo de monetização e venda de um jogo. Segundo o professor Bruno Arantes, coordenador do projeto, o MiniForge busca despertar o interesse da comunidade externa para a área e reforça o protagonismo dos estudantes do Campus no fortalecimento e divulgação do curso de Programação de Jogos Digitais (PJD).

“Claro que é um curso de introdução, no qual o objetivo maior é mostrar para a comunidade externa o que é esse mundo dos games, mas o principal objetivo é o envolvimento dos estudantes e a preocupação que eles têm em fazer o curso crescer. E com isso, eles crescem juntos. Eu só vejo pontos positivos e bons frutos desse projeto”, afirma.

Ao longo do curso, os bolsistas e voluntários apresentam ferramentas utilizadas na construção de jogos, como Engine Construct 2, um editor de jogos 2D baseado em HTML5, e a Pixilart, ferramenta de criação de artes que tem como base os pixels. “A gente aborda no curso como criar o jogo de fato. A partir da ideia, você cria um elemento visual e depois introduz esses elementos no jogo. No curso, a gente mostra como é que se programa esses elementos para eles reagirem de acordo com uma ação do jogador. Enfim, como esses elementos interagem dentro do esquema do jogo”, exemplifica Gabriel Rodrigues da Silva, do 2º ano de PJD.

Experiência como professores

Se para os estudantes do curso o MiniForge é uma introdução ao mundo dos games, para os bolsistas e voluntários do projeto é uma oportunidade de se colocarem no lugar de professores. Estudantes do curso de Programação de Jogos Digitais, eles precisam preparar aulas e material didático para transmitir o conteúdo para os alunos do curso e com isso acabam desenvolvendo toda uma nova gama de habilidades.

“Está sendo uma experiência nova para toda a equipe, pois muitos deles não tinham uma experiência de ter dado aula antes. A nossa equipe está produzindo material didático do curso, planos de aula, slides, além de toda a parte de avaliação e controle de frequência dos alunos. Está sendo uma experiência bem construtiva, pois ajuda a desenvolver habilidades em várias áreas do conhecimento”, afirma Gabriel.

Além de Bruno e Gabriel, a equipe do Byte Forge conta com outros professores e estudantes, são eles: Arthur Augusto Bastos Bucioli    (professor), Crícia Zilda Felício Paixão (professora), João Vitor Fernandes Tosta (Discente Bolsista), Tales Oliveira Arantes (Discente Bolsista), Gabriel Rodrigues da Silva (Discente Voluntário), Drielle Mendes Peixoto (Discente Voluntário), Anny Karolliny da Silva Veloso (Discente Voluntário), Nycollas Edson Magalhães Costa do Nascimento (Discente Voluntário), Julia Gabrielly de Oliveira Santos (Discente Voluntário), Hugo Silva Guimarães (Discente Voluntário) e Ryan Lastier Moraes (Discente Voluntário).

ByteForge

O MiniForge é um projeto que faz parte de outro maior, o Byte Forge. Enquanto o Mini Forge, tem o propósito de levar conhecimento sobre desenvolvimento de jogos para a comunidade externa, o ByteForge busca trabalhar a cultura gamer dentro do Campus. A partir dele serão desenvolvidas competições e minicursos para estudantes do Uberlândia Centro. O Byte Forge é um exemplo de como a iniciativa e a colaboração entre alunos e professores podem gerar resultados positivos, impulsionando a formação de profissionais qualificados e inovadores no mercado de games, além de divulgar um importante curso da unidade.